O que é artesanato? Conheça sua importância, tipos e como surgiu

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

Cada dia mais uma parcela da população encontra sua vocação na fabricação e venda de artesanato.

É por isso que explicaremos aqui o que é artesanato e daremos dicas caso esteja pensando em fazer disso uma fonte de renda.

Em tempos de crise, muitas pessoas estão buscando por alternativas para conseguirem manter suas famílias ou complementar a renda do mês.

Há uma crescente onda de interesse pelo artesanato e podemos ver cada vez mais o surgimento de tutoriais, vídeos e programas de televisão que visam ensinar a arte do artesanato.

O profissional que produz as peças de artesanato é chamado de artesão, uma profissão que foi recentemente regulamentada em lei aqui no Brasil, desde 2015. A lei busca incentivar os artesãos do país, visto que são uma importante fonte de renda e de incentivo ao turismo.

Com isso, esse profissional agora está protegido por lei e recebe o direito a diversos benefícios que muitos outros trabalhadores de outras esferas já tinham, como o auxílio-doença e a aposentadoria.

É claro que, para isso, o artesão precisa arcar com seus deveres e pagar os impostos, seguindo as regras previstas em lei.

O que é artesanato?

O artesanato é uma expressão artística do homem feita manualmente (com o auxílio de ferramentas ou não) que podem ser relacionadas a cultura e história de uma determinada região.

Geralmente os artesãos produzem o artesanato em ambiente familiar ou através de oficinas e usam matéria prima natural, como a terra, areia, barro, pedra e madeira.

Por se utilizar de matéria prima natural, o custo para a fabricação é menor. Mas, em oposição a isso, o tempo utilizado para se produzir é muito maior, já que, ao contrário das grandes fábricas, a produção de artesanato não é feita em série.

Como surgiu o artesanato

O artesanato surgiu junto com o homem e participou da sua evolução através dos anos. Quando o homem aprendeu a manusear os elementos da natureza – como polir pedras, fabricar tintas naturais e esculpir em madeira – o artesanato começou a ganhar forma.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte