O que é artesanato? Conheça sua importância, tipos e como surgiu

Se você gosta de trabalhos manuais, entenda realmente o que é artesanato e quais os tipos mais vendidos nos Brasil

Cada dia mais uma parcela da população encontra sua vocação na fabricação e venda de artesanato. É por isso que explicaremos aqui o que é artesanato e daremos dicas caso esteja pensando em fazer disso uma fonte de renda.

Em tempos de crise, muitas pessoas estão buscando por alternativas para conseguirem manter suas famílias ou complementar a renda do mês. Há uma crescente onda de interesse pelo artesanato e podemos ver cada vez mais o surgimento de tutoriais, vídeos e programas de televisão que visam ensinar a arte do artesanato.

O profissional que produz as peças de artesanato é chamado de artesão, uma profissão que foi recentemente regulamentada em lei aqui no Brasil, desde 2015. A lei busca incentivar os artesãos do país, visto que são uma importante fonte de renda e de incentivo ao turismo.

Com isso, esse profissional agora está protegido por lei e recebe o direito a diversos benefícios que muitos outros trabalhadores de outras esferas já tinham, como o auxílio-doença e a aposentadoria.

É claro que, para isso, o artesão precisa arcar com seus deveres e pagar os impostos, seguindo as regras previstas em lei.

O que é artesanato? 

O artesanato é uma expressão artística do homem feita manualmente (com o auxílio de ferramentas ou não) que podem ser relacionadas a cultura e história de uma determinada região.

Geralmente os artesãos produzem o artesanato em ambiente familiar ou através de oficinas e usam matéria prima natural, como a terra, areia, barro, pedra e madeira.

Por se utilizar de matéria prima natural, o custo para a fabricação é menor. Mas, em oposição a isso, o tempo utilizado para se produzir é muito maior, já que, ao contrário das grandes fábricas, a produção de artesanato não é feita em série.

Como surgiu o artesanato

O artesanato surgiu junto com o homem e participou da sua evolução através dos anos. Quando o homem aprendeu a manusear os elementos da natureza – como polir pedras, fabricar tintas naturais e esculpir em madeira – o artesanato começou a ganhar forma.

o que é artesanato
(Foto: Prefeitura de Camaçari)

Somos seres pensantes e inteligentes e a nossa criatividade sempre esteve presente. Sentimos vontade de dar forma para os nossos sentimentos e o homem percebeu que conseguiria fazer isso através da arte (um exemplo são as pinturas rupestres).

Depois desse período, o homem aprendeu a arte de tecer fios e foi então que aconteceu a revolução do artesanato e isso virou uma profissão. Criou-se as oficinas, onde os artesãos realizavam seus trabalhos.

Tudo mudou com um ponto crucial na história: a Revolução Industrial. O retrato do homem nesse período é tido como um ser mais mecânico, que trabalhava exaustivamente em fábricas de produção em massa.

Com isso, o artesanato foi perdendo espaço, já que não havia muita valorização em um trabalho que demorava mais para ser feito. O homem agora começava a desbravar seu caminho pelo capitalismo e a principal regra era produzir mais em menos tempo.

Mas nos tempos modernos, o artesão tem ganhado cada vez mais espaço. O ser humano atual voltou a valorizar os trabalhos manuais e a se dedicar bastante ao turismo, fator que aumentou a busca por itens do gênero.

Tipos de artesanato no Brasil

Não é de se espantar que um país tão rico culturalmente tenha as mais diversas formas de artesanato. O brasileiro sempre teve muita criatividade e para a arte isso não é diferente.

o que fazer para ganhar dinheiro
(Foto: Decasapramoda)

No Brasil, as maiores formas de artesanato estão ligadas à cultura de uma determinada região. Isso se deve ao fato de que o turismo é uma das maiores fontes de renda para o artesão, e geralmente, ao viajarmos para um lugar, queremos trazer de lembrança uma coisa que nos faça lembrar que estivemos lá, através de alguma característica do objeto.

Um exemplo disso são os bonecos de barro representando cangaceiros do Nordeste ou as imitações de artefatos indígenas para decoração em Salvador.

Já na região litorânea, é muito comum encontrarmos chapéus de palha, decorações com ostras e brincos, anéis e colares feitos com materiais naturais.

O que é artesanato sustentável?

A sustentabilidade virou um assunto muito comum, principalmente entre os ambientalistas. Nosso planeta não é mais o mesmo, está cada dia mais poluído, com o aquecimento global piorando e a extinção das mais diversas espécies batendo na porta.

É por conta disso que, para os artesãos mais conectados com a natureza, surgiu a ideia do artesanato sustentável. Ele nada mais é do que utilizar materiais recicláveis para fazer arte.

importância do artesanato

Muitas coisas que consideramos lixo podem se transformar nas mais diversas peças: uma garrafa de vidro usada pode ser preenchida com areia colorida para criar imagens, uma garrafa PET pode virar um vasinho para plantas e papel de jornal velho uma linda caixinha para guardar lápis de cor.

Com isso, colaboramos para um mundo mais bonito e mais limpo.

O que fazer para ganhar dinheiro com artesanato

A seguir, uma lista de melhores artesanatos para conseguir uma renda extra:

  • Pano de prato decorado;
  • Imãs de geladeira;
  • Chaveiros de madeira;
  • Brincos, colares e pulseiras feitos artesanalmente;
  • Garrafa com imagem em areia colorida;
  • Cestos de palha;
  • Lembrancinhas de casamento.

Veja mais algumas matérias incríveis sobre como ganhar dinheiro com artesanato:

Como Ganhar Dinheiro com Artesanato no Natal

Como Ganhar Dinheiro com Artesanato na Páscoa

10 Trabalhos Manuais Simples de Fazer para Ganhar Dinheiro

A importância do artesanato para o turismo

O turismo é uma das áreas que mais crescem no país. O governo está investindo em programas que incentivam o turismo, já que ele alavanca a economia e traz diversos benefícios para as regiões conhecidas como turísticas.

O artesanato vem como um dos fatores pelos quais as pessoas escolhem viajar para uma determinada região. Ele é importante para manter a cultura viva e dar identidade para as diversas comunidades espalhadas pelo território brasileiro.

É muito comum irmos em algum lugar e termos vontade de eternizar aquele momento, para que possamos lembrar dele até mesmo anos depois. Isso é possível através do artesanato, como comprando uma peça que nos lembre os costumes e cultura de uma região.

Os artesãos também movem a economia turística e agora que a profissão se tornou regularizada, o país só tem a ganhar com o aumento de vendas de acessórios de artesanato, já que mais famílias conseguirão sobreviver e ter poder de compra.

Como você já sabe o que é artesanato, que tal começar a criar suas próprias peças?


- Publicidade -


O que é artesanato? Conheça sua importância, tipos e como surgiu
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*