O que é feltro? Veja para que serve, onde usar, tipos mais usados

O que é feltro? Já parou para pesquisar mais a fundo sobre esse tipo de tecido que é tão falado e usado nas produções artesanais?

Caso ainda tenha dúvidas sobre as funcionalidades do feltro e como ele pode ser utilizado no ramo artesanal, leia tudo por aqui e saiba muito mais sobre esse material.

Afinal, é muito importante pesquisar sobre os materiais mais usados nos artesanatos em geral, sobretudo, para aqueles e aquelas que se interessam no assunto.

O feltro, por exemplo, está na lista dos materiais mais requisitados e versáteis quando o assunto é artesanato e produções criativas no segmento do corte e costura.

Então, para não perder nadinha, comece a conferir as informações mais relevantes sobre ele a seguir.

Leia mais: Tutorial para iniciantes de Boneca de feltro:

O que é feltro?

O feltro é um material têxtil, semelhante ao TNT (trinitrotolueno), que costuma ser usado para a produção de diversos artesanatos, por ser considerado maleável, compacto e resistente.

Esse material já foi utilizado para aquecer pessoas, sendo um material de origem animal que servia como matéria-prima para a confecção de coletes e a construção de cabanas.

Contudo, atualmente o feltro é feito através de uma produção com fibras sintéticas, sendo predominantemente usado para o uso artesanal e industrial.

Confira ainda: Como fazer bonecos de feltro passo a passo

Para que serve o feltro?

Atualmente, a funcionalidade do feltro é bastante ampla e diversificada.

Para o ramo artesanal, o feltro é utilizado na confecção de lembrancinhas, objetos decorativos, bonecos(as) e outros itens artísticos, nos quais envolvem costura colorida e criativa.

Com isto, é possível combinar diferentes tipos de feltro (colorido, liso, estampado e/ou com brilho) para a confecção de peças artesanais.

Já para o ramo industrial, ele pode ser usado como material de vedação, sendo usado para construção de locais com alto isolamento de ruídos, por exemplo.

De outro modo, o feltro também pode servir em amortecedores e protetores de umidade, pois alguns tipos de feltro industriais possuem alta resistência à rasgos e absorvem bem a umidade. Tá vendo? Existem inúmeras vantagens e possibilidades do uso do feltro em diferentes áreas, mas no artesanato ele ganha um caráter ainda mais versátil.

Veja ainda: Conheça a Escola de Feltro e vire um expert nessa técnica

Qual é a espessura do feltro?

Os feltros da linha artesanal costumam ter uma espessura média de 1mm, mas os tipos mais resistentes (feitos para a linha industrial) podem variar entre 2,5mm e 40mm.

No artesanato, a depender do tipo de peça criativa, caso haja necessidade de um feltro mais grosso e resistente, pode-se utilizar os tipos mais encorpados, sem problemas.

A variedade de cores e espessuras é bastante grande.

Onde usar o feltro nos artesanatos?

Em diversos artesanatos, o feltro é usado na confecção de múltiplas peças que se utilizam de técnicas de corte e costura.

Afinal, o material do feltro é um tipo de tecido mais poroso e leve.

Sendo assim, é comum usar o feltro para a confecção de produtos que levem enchimento, pois o feltro é mais maleável e acaba ganhando o formato desejado a partir da inserção de volume.

Desse modo, é ideal utilizá-los na confecção de bichinhos, corações, flores, borboletas e outras figuras que são feitas para servirem como lembrancinhas, objetos decorativos, etc.

Tais peças podem ser consideradas ainda como presentes personalizados que ganham um toque especial e original de quem as produziu.

Quais tipos de feltro mais usados?

Além de saber o que é feltro, é preciso conhecer os tipos de feltro que podem ser utilizados, especialmente no artesanato.

Então, saiba mais sobre os tipos mais usados para facilitar na escolha do feltro nas suas confecções criativas.

Feltro liso: é um tipo de feltro que, como o nome já diz, é um tecido liso (monocromático) sem estampa, e que costuma possuir uma espessura mais fina, mas é o tipo mais utilizado.

Além disso, existem inúmeras cores diferentes para escolher.

Feltro mesclado: é um tipo de feltro que costuma ser mais grosso, em comparação ao feltro liso, e é caracterizado por mesclar fibras de cores diferentes (azul, marrom e cinza, por exemplo).

A sua textura é mais áspera e pode-se dizer que a sua aparência é semelhante ao visual de um jeans.

Feltro estampado: é o tipo de feltro que costuma ser mais caro porque apresenta estampas definidas, como listras, bolinhas, flores etc., deixando o tecido com uma identidade visual.

Nesse caso, as peças artesanais podem ficar extremamente lindas.

Feltro com brilho: esse feltro é bastante difícil de achara, mas quando é encontrado acaba sendo usado em carpetes, tiaras e detalhes de peças grandes no artesanato.

Como o próprio nome já diz, é um tecido que possui brilho e, portanto, é um detalhe que chama atenção e oferece um charme à mais no produto.

Pode passar o feltro?

Pode sim, mas é importante ter alguns cuidados, então confira o passo a passo a seguir para não prejudicar o seu feltro nessa hora.

Passo 1: prepare o lugar, onde o feltro será colocado, assegure que o feltro possa ser colocado sobre uma superfície limpa e plana, sendo interessante colocar uma toalha por baixo.

Passo 2: Depois, coloque o feltro sobre a toalha na superfície escolhida e insira um outro tecido (tricoline, por exemplo) por cima, para que o feltro não grude no ferro.

Passo 3: ao inserir o tecido tricoline por cima do feltro, ligue o ferro já quente e passe por cima por alguns minutos.

Observação: o ideal é que o ferro seja a vapor, para que seja utilizado com muito vapor sobre o feltro e os tecidos auxiliares.

Enfim, com isto, espera-se que o seu feltro fique bem passado e bem fofinho, pronto para ser usado nas suas criações.

Qual cola é boa para colar feltro?

Existem dois tipos de cola que são comumente usadas para colar feltro, assim como outros acessórios e tecidos.

São elas: a cola quente e a cola de silicone.

https://www.youtube.com/watch?v=bHumNRyHApI

A cola de silicone, no entanto, é mais recomendada para produções nas quais se deseja evitar a cola aparente no produto.

Em todo caso, agora que você já sabe o que é feltro e o que pode ser feito com ele, não perca tempo e experimente produzir alguns artesanatos com esse material.

1 comentário em “O que é feltro? Veja para que serve, onde usar, tipos mais usados”

  1. Excelente informação.
    Mostra várias e muitas coisas sobre o uso e as variedades de feltros que existem .
    Parabéns

    Responder

Deixe um comentário