Painel da Consciência Negra com molde grande em PDF para imprimir

Você sabe como fazer um painel da Consciência Negra com molde? Confira neste artigo algumas opções de modelos para você imprimir grátis, além de dicas de como criar o seu painel e sugestão de ideias criativas para decorá-lo.

Painel Consciência Negra para imprimir com molde grátis

Fazer um Painel da Consciência Negra é uma maneira simples e fácil de representar a riqueza da cultura afro-brasileira, homenageando líderes da luta por igualdade e símbolos importantes.

mulher negra para imprimir

Veja mais: 25 Modelos de Cartaz consciência negra

rosto mulher negra para imprimir

frase consciencia negra para imprimir

Leia também: 8 Atividades sobre consciência negra

frase grande frase consciencia negra para imprimir

desenho painel frase consciencia negra para imprimir

Confira também: Artesanato africano no Brasil

imagem painel frase consciencia negra para imprimir

modelo painel consciencia negra para imprimir

maos negras painel consciencia negra para imprimir

simbolos painel consciencia negra para imprimir

afrodescendente painel consciencia negra para imprimir

Com este molde grátis, você pode imprimir um modelo de forma muito prática para desenvolver uma atividade educativa e inspiradora para as crianças. Veja a seguir alguns modelos para fazer o download e imprimir. 

Baixe o painel da Consciência Negra em PDF para imprimir e montar a seguir:

Como montar um painel para o dia da Consciência Negra?

O primeiro passo é definir em qual parede você vai montar o painel porque isso vai te dar uma exata noção das medidas e largura dele.

Em seguida, pense quais serão os elementos do seu interior: ele terá uma figura maior em destaque ou diferentes tipos de imagem? Quais são os elementos que vão compor a sua decoração? Haverá frases, se sim, quais? Como você vai dispor as frases inspiradoras ao lado das imagens?

É interessante pensar nesses detalhes antes de começar a montar o seu painel de fato porque aí evita que você pense uma ideia e tenha que trocar na hora pela falta de harmonia dos elementos.

Assim, uma vez definido, separe e recorte todos os elementos que você vai usar e separe os materiais que serão necessários para fazer a sua fixação no mural.

Finalmente, comece a montagem do seu painel, colando primeiro ele na parede, e em seguida, cada um dos elementos. Se o seu mural tiver moldura, é interessante começar por ela primeiro. Veja uma referência de como fazer assistindo a esse vídeo. 

Ideias criativas para painéis da Consciência Negra

A celebração do Dia da Consciência Negra é um convite para reconhecer e valorizar a contribuição que as pessoas negras têm na cultura, história e diversidade da formação social do Brasil e do mundo.  

Criar painéis temáticos é uma forma incrível de expressar mensagens e inspirações sobre a dara de uma maneira visual impactante. Veja a seguir algumas sugestões de ideias criativas de painel da Consciência Negra:

  1. Heróis Negros: destaque figuras históricas e contemporâneas que são ícones da luta e conquistas das pessoas negras, como Zumbi dos Palmares, Luiz Gama, Nelson Mandela, Martin Luther King Jr, Angela Davis e Marielle Franco;
  2. Cultura Afro-Brasileira: retrate elementos da cultura afro no Brasil, como a capoeira, o samba, as religiões de matriz africana e pratos da culinária;
  3. Cores e estampas: usar cores vibrantes e padrões de estampas africanas tradicionais, como o batik, é uma ótima ideia para compor a decoração. Você pode usá-las no contorno do painel, fazendo uma moldura;
  4. Resistência: aborde temas relacionados à resistência e superação, como a luta contra o racismo e a discriminação;
  5. Influências africanas: explore as influências africanas em diversas expressões culturais, como música, arte e dança;
  6. Beleza Negra: celebre toda a diversidade da beleza negra, mostrando diferentes tonalidades de pele, tipos de cabelo e estilos de moda;
  7. Poesia e Literatura: você pode incluir trechos de poesias e citações de escritores negros brasileiros renomados, como Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento;
  8. Educação e conscientização: coloque frases e mensagens inspiradoras que incentivem o respeito e a valorização da diversidade;
  9. Diversidade étnica: inclua imagens que representem toda a diversidade étnica que existe dentro da comunidade negra, com imagens de afro-descendentes e afro-indígenas de diferentes lugares;
  10. Legado Histórico: trace uma linha do tempo visual que destaque alguns marcos históricos relevantes na luta pela igualdade racial no Brasil e no mundo. 

Viu quantas ideias legais você pode fazer a partir do seu Painel da Consciência Negra com molde para imprimir? Decida quais serão suas referências, faça a sua pesquisa e mãos à obra! 

Deixe um comentário