Painel de Macramê: como fazer, ideias para sala e quarto

decoracao com painel de macrame

O painel de macramê deixa o ambiente mais aconchegante, pois a estrutura é preenchida através de nós, que criam texturas belíssimas.

A técnica do macramê é feita a partir de linhas/fios que criam formas e desenhos.

É muito parecido com o crochê e o tricô, mas a principal diferença é que o macramê pode ser feito completamente com as mãos, ou seja, sem auxílio de agulhas.

o que é painel macramê
Foto: @tamarsamplonius

As ideias para decorar sala e quarto vão fazer você criar diferentes modelos para experimentar de vários jeitos. A ideia aqui é expandir as possibilidades e te mostrar como fazer um maravilhoso painel de macramê.

O que é painel macramê? 

Aliado na decoração, o painel de macramê é uma estrutura artesanal feita, tipicamente através do entrelaçamento de fios, com um suporte para ser pendurado, sendo possível utilizar até como suporte para vasos de plantas.

painel de macramê grande azul
Foto: @yelkidesign

Existem diferentes modelos e formatos de um painel macramê, dentre eles pode-se criar uma ornamentação com os fios a partir de um base de madeira, por exemplo.

painel de macramê colorido
Foto: @tiamar_design

A base de madeira é o recurso mais comum para a produção de painéis desse tipo, assim a estrutura fica plana e é pendurada na parede, como um quadro feito com barbante.

painel de macramê simples
Foto: @cla.crame

É possível fazer peças grandes, médias ou pequenas, a depender do espaço destinado para isso.

painel de macramê passo a passo
Foto: @taccola.nero

Qual tipo de barbante é usado para fazer painel de macramê? 

Para o macramê, é possível usar os mesmos fios que são usados no crochê e no tricô.

painel de macramê pequeno
Foto: @tamarsamplonius

O mais comum é o barbante de algodão, cuja cor e espessura fica a critério de cada artesão. O fio de algodão é o melhor, porque facilita a lavagem e oferece um acabamento mais natural ao trabalho.

com barbante
Foto: @kolorowemakramy

É importante frisar que um mesmo trabalho pode ter cordões de diferentes espessuras e cores.

diy
Foto: @sophieleetextiles

As peças podem ser monocromáticas (uma cor) ou policromáticas (muitas cores), simples (pequenas) ou exuberantes (grandes). 

Como fazer painel de macramê passo a passo      

Confira o material utilizado para esse passo a passo:

  • Barbante de algodão (12 fios)
  • 1 Madeira de 50cm (comprimento) e 2 cm (diâmetro)
  • Tesoura e fita métrica
  • Agulha de crochê 3,5mm (opcional)

Antes de iniciar, saiba que é possível substituir a madeira nivelada por um galho de árvore. Se optar pelo galho, sua peça terá um aspecto ainda mais natural, se adequando a um estilo mais rústico.

A base em madeira vai ficar como uma espécie de varal, onde se deve colocar as primeiras amarrações dos grupos de fios que vão ser formados.

A ideia é cortar o barbante em várias tiras e montar grupos que vão se intercalar no comprimento da madeira.

Contudo, cada peça tem seu modelo e formato. Existem vários tutorais que podem começar de formas diferentes e o mais interessante é saber como fica melhor para você.

Dicas do tutorial

Nesse tutorial, prender os fios na base da madeira ajuda na confecção geral e os primeiros nós são feitos sem repuxar o fio, para não criar deformidades e facilitar as transições.

No entanto, em alguns momentos é preciso firmar bem o nó. O ideal é fazer a peça observando o passo a passo pelo vídeo, dando pausas para não se perder, pois o processo é um pouco demorado.

Mas o trabalho manual é tão maravilhoso que o tempo pode passar rapidinho e ser como uma terapia para relaxar a mente e estimular a criatividade.

Nos acabamentos, cada um pode inserir novos materiais como desejar, como miçangas e pedras, para fazer uma decoração personalizada a partir do modelo apresentado.

Esse tipo de customização pode valorizar o trabalho mais ainda.

Assista o tutorial completo da Nilma Artesanatos:


 

Painel de macramê para sala 

Fazer um painel de macramê para a sala requer um olhar estético minucioso, pois é um ambiente compartilhado e repleto de elementos diversos.

Painel de macramê para sala 
Foto: @addicted_to_creating

Crie um painel dentro de um modelo harmônico com o estilo que você deseja, utilizando cores que caiam bem nesse ambiente.

Um corredor ou uma parede inteira pode ser preenchida com um grande e exuberante painel de macramê.

colorido
Foto: @hoboho.pl

Mas, também se pode usar essa peça para pequenos detalhes, colocando o painel entre cortinas, ou mais escondido entre as plantas expostas.

O interessante é criar combinações entre o painel de macramê e os móveis ou objetos da sala.

painel de parede
Foto: @dona.no_

Por exemplo, ele pode fazer um conjunto com o sofá, com uma poltrona ou com um tapete.

painel de macrame folhas
Foto: @gereh_royayi

Lembre-se que peças feitas a partir dos mesmos materiais e técnicas podem servir para criar conjuntos. Afinal, é possível fazer um suporte de plantas de macramê também, dentre outras peças.

facil
Foto: @tamarsamplonius

Painel de macramê para o quarto 

No quarto, o painel de macramê pode ser mais direcionado para o estilo de quem dorme no ambiente. Uma das posições mais comuns para colocá-lo é sobre a cabeceira da cama, independentemente do tamanho da peça.

para quarto
Foto: @macramary__

Se o painel for pequeno, ele pode ficar muito bem no centro ou próximo dos cantos da parede, sendo uma decoração singela para o ambiente.

com galho
Foto: @hoboho.pl

Os painéis de macramê para quarto também podem servir como cortinas para janelas, com utilidade majoritariamente decorativa, pois não vão conseguir bloquear a luz solar.

grande
Foto: @tamarsamplonius

Além disso, é comum que se faça vários painéis pequenos para montar uma decoração cheia de peças de macramê na parede do quarto.

mini painel
Foto: @macrame.ecodecor

Isso é uma forma de valorizar o estilo artesanal, com uma pegada mais hippie ou mais moderna, fazendo peças diferentes, mas que caibam muito bem juntas.

Dicas para limpar painel macramê 

Primeiramente, ao fazer o painel se certifique que vai ser possível remover a peça feita em barbante do varal, ou seja, da madeira de base. Se não conseguir tirar a madeira, evite molhá-la durante a limpeza.

como fazer painel de macrame
Foto: @lanaastudio

A limpeza é feita somente para a estrutura do barbante, mergulhando-a em uma bacia com água e colocando uma colher de sabão neutro.

Agite a peça com as mãos na bacia, para retirar o máximo de sujeira possível. Não esfregue para não desfiar os fios. E deixe de molho por 5 a 10 minutos, depois enxague com bastante água e torça bem para tirar o excesso.

verde
Foto: @tamarsamplonius

Coloque para secar em um lugar bem ventilado e espere pela secagem completa. Por causa dos diversos nós da peça, a secagem pode demorar bastante.

Quando o painel de macramê estive seco, coloque ele novamente no lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *