O painel de macramê deixa o ambiente mais aconchegante, pois a estrutura é preenchida através de nós, que criam texturas belíssimas.
A técnica do macramê é feita a partir de linhas/fios que criam formas e desenhos.
É muito parecido com o crochê e o tricô, mas a principal diferença é que o macramê pode ser feito completamente com as mãos, ou seja, sem auxílio de agulhas.
As ideias para decorar sala e quarto vão fazer você criar diferentes modelos para experimentar de vários jeitos. A ideia aqui é expandir as possibilidades e te mostrar como fazer um maravilhoso painel de macramê.
O que é painel macramê?
Aliado na decoração, o painel de macramê é uma estrutura artesanal feita, tipicamente através do entrelaçamento de fios, com um suporte para ser pendurado, sendo possível utilizar até como suporte para vasos de plantas.
Existem diferentes modelos e formatos de um painel macramê, dentre eles pode-se criar uma ornamentação com os fios a partir de um base de madeira, por exemplo.
A base de madeira é o recurso mais comum para a produção de painéis desse tipo, assim a estrutura fica plana e é pendurada na parede, como um quadro feito com barbante.
É possível fazer peças grandes, médias ou pequenas, a depender do espaço destinado para isso.
Qual tipo de barbante é usado para fazer painel de macramê?
Para o macramê, é possível usar os mesmos fios que são usados no crochê e no tricô.
O mais comum é o barbante de algodão, cuja cor e espessura fica a critério de cada artesão. O fio de algodão é o melhor, porque facilita a lavagem e oferece um acabamento mais natural ao trabalho.
É importante frisar que um mesmo trabalho pode ter cordões de diferentes espessuras e cores.
As peças podem ser monocromáticas (uma cor) ou policromáticas (muitas cores), simples (pequenas) ou exuberantes (grandes).
Como fazer painel de macramê passo a passo
Confira o material utilizado para esse passo a passo:
- Barbante de algodão (12 fios)
- 1 Madeira de 50cm (comprimento) e 2 cm (diâmetro)
- Tesoura e fita métrica
- Agulha de crochê 3,5mm (opcional)
Antes de iniciar, saiba que é possível substituir a madeira nivelada por um galho de árvore. Se optar pelo galho, sua peça terá um aspecto ainda mais natural, se adequando a um estilo mais rústico.
A base em madeira vai ficar como uma espécie de varal, onde se deve colocar as primeiras amarrações dos grupos de fios que vão ser formados.
A ideia é cortar o barbante em várias tiras e montar grupos que vão se intercalar no comprimento da madeira.
Contudo, cada peça tem seu modelo e formato. Existem vários tutorais que podem começar de formas diferentes e o mais interessante é saber como fica melhor para você.
Dicas do tutorial
Nesse tutorial, prender os fios na base da madeira ajuda na confecção geral e os primeiros nós são feitos sem repuxar o fio, para não criar deformidades e facilitar as transições.
No entanto, em alguns momentos é preciso firmar bem o nó. O ideal é fazer a peça observando o passo a passo pelo vídeo, dando pausas para não se perder, pois o processo é um pouco demorado.
Mas o trabalho manual é tão maravilhoso que o tempo pode passar rapidinho e ser como uma terapia para relaxar a mente e estimular a criatividade.
Nos acabamentos, cada um pode inserir novos materiais como desejar, como miçangas e pedras, para fazer uma decoração personalizada a partir do modelo apresentado.
Esse tipo de customização pode valorizar o trabalho mais ainda.
Assista o tutorial completo da Nilma Artesanatos:
Painel de macramê para sala
Fazer um painel de macramê para a sala requer um olhar estético minucioso, pois é um ambiente compartilhado e repleto de elementos diversos.
Crie um painel dentro de um modelo harmônico com o estilo que você deseja, utilizando cores que caiam bem nesse ambiente.
Um corredor ou uma parede inteira pode ser preenchida com um grande e exuberante painel de macramê.
Mas, também se pode usar essa peça para pequenos detalhes, colocando o painel entre cortinas, ou mais escondido entre as plantas expostas.
O interessante é criar combinações entre o painel de macramê e os móveis ou objetos da sala.
Por exemplo, ele pode fazer um conjunto com o sofá, com uma poltrona ou com um tapete.
Lembre-se que peças feitas a partir dos mesmos materiais e técnicas podem servir para criar conjuntos. Afinal, é possível fazer um suporte de plantas de macramê também, dentre outras peças.
Painel de macramê para o quarto
No quarto, o painel de macramê pode ser mais direcionado para o estilo de quem dorme no ambiente. Uma das posições mais comuns para colocá-lo é sobre a cabeceira da cama, independentemente do tamanho da peça.
Se o painel for pequeno, ele pode ficar muito bem no centro ou próximo dos cantos da parede, sendo uma decoração singela para o ambiente.
Os painéis de macramê para quarto também podem servir como cortinas para janelas, com utilidade majoritariamente decorativa, pois não vão conseguir bloquear a luz solar.
Além disso, é comum que se faça vários painéis pequenos para montar uma decoração cheia de peças de macramê na parede do quarto.
Isso é uma forma de valorizar o estilo artesanal, com uma pegada mais hippie ou mais moderna, fazendo peças diferentes, mas que caibam muito bem juntas.
Dicas para limpar painel macramê
Primeiramente, ao fazer o painel se certifique que vai ser possível remover a peça feita em barbante do varal, ou seja, da madeira de base. Se não conseguir tirar a madeira, evite molhá-la durante a limpeza.
A limpeza é feita somente para a estrutura do barbante, mergulhando-a em uma bacia com água e colocando uma colher de sabão neutro.
Agite a peça com as mãos na bacia, para retirar o máximo de sujeira possível. Não esfregue para não desfiar os fios. E deixe de molho por 5 a 10 minutos, depois enxague com bastante água e torça bem para tirar o excesso.
Coloque para secar em um lugar bem ventilado e espere pela secagem completa. Por causa dos diversos nós da peça, a secagem pode demorar bastante.
Quando o painel de macramê estive seco, coloque ele novamente no lugar.
amei
Tudo lindo! Parabéns!