Tricô e Crochê: qual a diferença e qual é mais fácil de aprender?

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

Tricô e crochê são duas técnicas milenares muito parecidas, e isso gera muitas dúvidas nas pessoas. No entanto, alguns aspectos são bem característicos e facilitam a diferenciação.

A escolha entre uma e outra é algo bastante pessoal, de modo que somente a prática pode garantir a preferência.

Através do relacionamento com cada técnica, é possível entender as afinidades pessoais e a melhor forma de fazer as peças com diferentes fios e linhas.

Os fios de lã, algodão, malha, entre outros, são trabalhados de formas distintas entre o crochê e o tricô, mas cada jeito tem seu toque especial.

Foto: Double Crochet

Do iniciante ao avançado, ambas as técnicas oferecem maravilhosas possibilidades de peças criativas, que são elaboradas conforme o grau de experiência.

Então, aprenda um pouco sobre essas técnicas com dicas para iniciantes, como tipos de agulhas, trabalhos que podem ser feitos, pontos mais utilizados e muito mais.

Qual a diferença entre tricô e crochê?

A principal diferença entre tricô e crochê está no tipo e na quantidade de agulhas utilizadas.

Qual a diferença entre tricô e crochê

No crochê, é necessário apenas uma agulha, que é caracterizada por possuir um gancho na ponta. Já no tricô é preciso usar duas agulhas que, ao invés do gancho, possuem uma ponta pontiaguda.

trico e croche diferença

No mais, o tricô e o crochê também se diferenciam pelo jeito de manusear os fios. De modo que o tricô entrelaça os fios utilizando duas agulhas pontiagudas e acaba fazendo pontos específicos e diferentes do crochê.

Em contrapartida, o crochê que utiliza uma agulha com gancho, acaba possibilitando detalhes que são muito mais difíceis de serem reproduzidos em qualquer máquina.

Agulhas de tricô e crochê

As agulhas de tricô e crochê possuem uma característica em comum, a numeração delas varia da mesma forma e de acordo com o tamanho do fio.

tipos de agulhas

A numeração acompanha a espessura do fio utilizado, e quanto mais espesso for o fio, maior será o número da agulha.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte