Pátina Mexicana Passo a Passo

Efeitos inusitados e diferenciados sempre renovam um objeto já antigo ou gasto, e neste quesito você pode inovar ainda mais e investir na pátina mexicana, um trabalho realizado em qualquer superfície de MDF que resulta em uma pátina com aparência desgastada (como a pátina original), porém bem colorida.

A pátina mexicana garante visual novo para sues objeto em MDF (Foto: Divulgação)
A pátina mexicana garante visual novo para sues objeto em MDF (Foto: Divulgação)

Dicas para Fazer Pátina Mexicana

Para fazer esta pátina mexicana você irá precisar de: 1 bandeja em MDF (ou outro objeto de MDF que você queira trabalhar); tinta spray com as cores de sua preferência; vela; e lixa ou espátula de pedreiro.

Leia também sobre Comedouro para Cachorro Passo a Passo.

Comece aplicando a primeira cor de tinta spray sobre a superfície de MDF. E aplique no MDF cru mesmo, sem ter passado nada por baixo, nem base. Mas aplique em uma parte a primeira cor (aleatoriamente) e vá aplicando as outras cores nas outras partes, formando uma espécie de quebra-cabeça colorido. Espere secar muito bem.

Em seguida, você deve passar uma vela comum pela pintura também fazendo riscos aleatórios, por onde você quer que apareça posteriormente a pintura. Por isso você não deve passar a vela em toda a pintura, somente em alguns locais da peça.

Após passar a vela pelas partes que você quer você deve aplicar a tinta spray preta por cima de toda a peça.

Logo após a tinta preta estar seca, você deve passar a lixa ou a espátula, e onde estava com a vela vai sair toda a tinta preta e aparecer a tinta colorida que está embaixo. Faça isso em toda a peça e está pronta sua pátina mexicana!

Esta ideia de pátina mexicana foi retirada do site Artesanato e Decoração.

Leia também sobre Monstrinhos com Caixa de Papel Passo a Passo.

Vídeo com o Passo a Passo para Fazer Pátina Mexicana

A seguir um vídeo com todo o passo a passo para você conseguir fazer este efeito com a pátina mexicana, caso ainda tenha restado alguma dúvida.

Leia também sobre Porta-Retrato com Gravetos Passo a Passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *