Pergolado de bambu simples: durabilidade, modelos, custo e dicas

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

Um pergolado de bambu simples pode ser a solução para decorar espaços externos da sua casa.

O bambu é um material muito versátil, leve e sustentável. Além disso, um pergolado feito com essa matéria-prima sai muito mais em conta do que um pergolado de madeira.

Sendo assim, fica muito mais fácil decorar áreas externas, como pátios, varandas e quintais.

Até porque a ideia do “faça você mesmo” acaba sendo uma alternativa mais viável, devido à praticidade do bambu para esse tipo de construção.

Foto: @bambuibr

Muita gente está apostando em fazer o pergolado de bambu com as próprias mãos para diminuir os custos. Assim como os bancos feitos de paletes, mesas e floreiras, o toque rústico do bambu fica incrível.

Essa peça simples pode proporcionar um estilo diferente para decorar jardins, espaços de lazer e de descanso, com mesas, bancos e o que mais quiser.

Tipos de pergolado de bambu

Conheça os tipos de pergolado bambu mais utilizados:

Quadrado

Esse tipo de pergolado acaba sendo de um tamanho menor, proporcionando ambientes mais intimistas e acolhedores.

Foto: @iedawiechorek_arquitetura

Nesse caso, ele pode possuir somente quatro colunas verticais de sustentação, mas poderá se tornar mais amplo ao conter mais vigas e colunas.

Retangular

O formato retangular é mais usual, favorecendo diferentes modelos, dos simples aos mais ousados.

Foto: Vai Com Tudo

É mais fácil encontrar pergolados de todos os tamanhos nesse formato (grande, médio ou pequeno), pode variar de acordo com a quantidade de vigas e colunas utilizadas.

Sem colunas

O modelo sem colunas refere-se aos pergolados que, apenas, destacam a cobertura.

Foto: Pinterest Raji Selvakumar

Os bambus são presos na horizontal a partir de vigas, e se servem de um pilar de sustentação a partir de outro espaço, como paredes e faixadas que já estão prontas.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte