Pesponto: como fazer, tipos mais usados de linha e agulha

O pesponto é uma tendência que vem crescendo, sobretudo nos desfiles de moda, que apresentam roupas lindíssimas com esse acabamento perfeito.

Dessa forma, a costura em pesponto fica um charme em diferentes peças de roupa, como blusas, casacos, bermudas, calças e até calçados.

Quem nunca viu uma roupa de grife com esse acabamento? Se você já viu, saiba que é possível fazer um igualzinho aí na sua casa, sem a necessidade de um curso de costura.

Esse ponto de costura é feito para provocar a impressão de uma linha contínua, na qual também é possível considerar como uma costura aparente.

o que é pesponto na costura
Foto: The Last Stitch

Até porque muitas vezes o pesponto é usado para decorar, como um bordado simples em pontos iguais, bem juntinhos. Porém, ele tem outras utilidades que podem e devem ser aproveitadas. 

O que é pesponto? 

O pesponto é, basicamente, uma costura que forma uma linha contínua de pontos iguais e com um espaçamento mínimo entre eles.

linha de pesponto
Foto: Pumora

Pelo avesso, os pontos são mais longos que os de cima e ficam sobrepostos nas pontas.

Para trabalhar esses pontos, sempre comece da direita para a esquerda, inserindo a agulha por dentro de camadas de tecido ou somente em um único tecido.

Trata-se de uma costura aparente, para decoração, que também pode servir para unir recortes e outros panos.

agulha para pesponto
Imagem: Professor Pincushion

A tendência do uso do pesponto é chamada também de topstitching, aparecendo bastante em peças de alfaiataria, como blazers, maxi coletes, tops e calças.

Muitas vezes o pesponto é usado em peças monocromáticas para criar linhas que delimitam um espaço determinado, por exemplo, golas, bainhas ou mangas.

Contudo, esse tipo de costura aparente, feito apenas para enfeitar, é usado especialmente quando a linha do pesponto é diferente da cor do tecido.

Qual agulha é usada para pesponto? 

É a agulha topstitching, específica para o pesponto, na qual possui um buraco maior do que as agulhas comuns, além de ter tamanhos diversos.

Essa agulha usada em máquinas, pode fazer pespontos com uma a duas linhas.

pesponto maquina domestica
Foto: Seamwork

A máquina de costura e bordado é perfeita para fazer esse acabamento de modo contínuo, mas exige técnica no manuseio.

Lembre-se que a agulha é uma parte essencial para diversos tipos de costura e cada tipo de agulha serve para fazer acabamentos diferentes. Procure sempre pela agulha conforme o efeito desejado.

Linha de pesponto 

A linha de pesponto pode ser a linha comum, vendida em rolinhos/tubos pequenos a grandes.

Comercializada em armarinhos, essas linhas podem ter cores bem vivas, justamente para a realização de pespontos contrastantes.

duplo
Foto: Diva Caldas

Essas linhas têm composição 100% poliéster e podem ser usadas em tecidos com composições mistas, naturais ou sintéticas, com gramatura média a alta (mais pesada).

Se quiser criar detalhes mais atraentes, escolha linhas que sejam de uma cor diferente em relação ao tecido. Para um pesponto discreto, aposte na linha da cor do tecido usado.

Como fazer pesponto na máquina de costura 

Primeiramente, é necessário fazer a troca de agulhas, colocando a agulha topstitching ou agulha para pesponto (ela pode ser denominada dessas duas formas).

Como fazer pesponto na máquina de costura 
Foto: USA Today

Coloque manualmente a linha na agulha, entre um a dois fios de linha, para começar a costura. Se for o caso, alinhave antes para estabelecer o comprimento e local da costura.

Passe a costura contínua, com pontos em espaçamentos mínimos e tire proveito do enfeito provocado.

Como fazer pesponto à mão 

O pesponto à mão é feito com espaçamentos mínimos também, só que de modo manual.

Por isso, é importante o uso da régua ou de uma fita métrica para estabelecer a distância.

É natural que no avesso os pontos não fiquem muito separados, podem ter até o dobro de distância, ainda que seja uma distância pequena.

aviamento
Foto: @rwalsh114

Faça o pesponto usando uma ou duas linhas na agulha e use a agulha adequada para determinados tipos de tecidos.

No modo manual é preciso que seja fácil a perfuração da agulha no tecido, para repetir o processo até o final.

Por isso, você deve procurar a agulha certa para a costura conforme o tecido, como as agulhas mais grossas para tecidos de gramatura média, pesada, jeans, etc.

Dicas para não errar no pesponto 

O pesponto é uma costura relativamente simples que exige atenção para o espaçamento dos pontos, pois eles devem der iguais e contínuos.

Como fazer pesponto à mão 
Foto: @drykallyka

Então, primeiramente, trace a linha e alinhave, se achar necessário, para fazer a costura contínua.

E, se for iniciante, o ideal é que inicie pelas costuras retas em pespontos.

Seja à mão ou com a máquina de costura, se preocupe em utilizar a agulha correta, acertando no tamanho da agulha conforme o tipo de tecido. Tecidos pesados exigem agulhas maiores para perfurar melhor.

acabamento no tecido
Foto: Crazy Little Projects

Passe ferro para abrir a tecido, se for o caso, mas não subestime o uso do ferro de passar, especialmente antes de costurar.

Se quiser que a linha seja na cor do tecido, saiba que a costura será bastante discreta, caso contrário, o pesponto pode ser bem contrastante e servir muito como forma de enfeite.

Outra função do pesponto é juntar camadas de tecidos, a partir dessa costura simples e contínua, porém deve ser feita com cuidado para um acabamento perfeito.

Afinal, pense no fato de que a linha de uma cor diferente em relação ao tecido chamará muito mais atenção e qualquer erro também ficará mais visível.

decorativo
Foto: Selkie Patterns

Não deixe também de se preocupar com o avesso, qualquer tipo de costura requer que os dois lados fiquem bonitos e arrumados.

Em resumo, prepare o tecido, a agulha e a linha, desenhe a linha do pesponto no tecido (pode ser pelo avesso) para marcar o espaço que vai receber a costura e alinhave.

fita pespontada

Então, comece o pesponto sem presa, fique em uma posição confortável para que, posteriormente, o resultado fique do jeito esperado.

Pesponto em vídeo passo a passo 

Nesse vídeo produzido pelo canal Maísa Rasche – Moldes Roupas você vai aprender a técnica do pesponto em um passo a passo rápido. Confira:

Deixe um comentário