Pesponto: como fazer, tipos mais usados de linha e agulha

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

O pesponto é uma tendência que vem crescendo, sobretudo nos desfiles de moda, que apresentam roupas lindíssimas com esse acabamento perfeito.

Dessa forma, a costura em pesponto fica um charme em diferentes peças de roupa, como blusas, casacos, bermudas, calças e até calçados.

Quem nunca viu uma roupa de grife com esse acabamento? Se você já viu, saiba que é possível fazer um igualzinho aí na sua casa, sem a necessidade de um curso de costura.

Esse ponto de costura é feito para provocar a impressão de uma linha contínua, na qual também é possível considerar como uma costura aparente.

Foto: The Last Stitch

Até porque muitas vezes o pesponto é usado para decorar, como um bordado simples em pontos iguais, bem juntinhos. Porém, ele tem outras utilidades que podem e devem ser aproveitadas.

O que é pesponto?

O pesponto é, basicamente, uma costura que forma uma linha contínua de pontos iguais e com um espaçamento mínimo entre eles.

Foto: Pumora

Pelo avesso, os pontos são mais longos que os de cima e ficam sobrepostos nas pontas.

Para trabalhar esses pontos, sempre comece da direita para a esquerda, inserindo a agulha por dentro de camadas de tecido ou somente em um único tecido.

Trata-se de uma costura aparente, para decoração, que também pode servir para unir recortes e outros panos.

Imagem: Professor Pincushion

A tendência do uso do pesponto é chamada também de topstitching, aparecendo bastante em peças de alfaiataria, como blazers, maxi coletes, tops e calças.

Muitas vezes o pesponto é usado em peças monocromáticas para criar linhas que delimitam um espaço determinado, por exemplo, golas, bainhas ou mangas.

Contudo, esse tipo de costura aparente, feito apenas para enfeitar, é usado especialmente quando a linha do pesponto é diferente da cor do tecido.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte