Porta guardanapo de crochê: como fazer + 50 ideias super criativas

Na hora de montar uma mesa posta, o porta guardanapo de crochê faz toda a diferença na decoração.

Junto com o jogo americano ou jogo de sousplat em crochê formam uma bela composição.

Eles são fáceis de fazer, exigem pouco material e tempo de confecção. Além disso, existem modelos lindos para se inspirar.

Podem ser feitos em formato de flores e folhas, temáticos para decoração de mesa posta de Natal ou Páscoa, com pérolas, entre muitas outras opções.

como fazer porta guardanapo de croche
(Foto: E)

São ótimas opções de lembrancinhas e itens de venda, pois facilitam uma produção ampla, rápida e diversificada. Então, aproveite as ideias e passo a passos a seguir e faça você mesmo.

Como fazer porta guardanapo de crochê

Um artesanato em crochê como esse pode ser feito em diversas cores e formatos. E isso permite soltar a criatividade na hora da execução do trabalho.

porta guardanapo de croche passo a passo
(Foto: @fitaefios)

A escolha da linha e agulha

Use a linha e a agulha nos tamanhos adequados para sua peça, isso influencia no tamanho e acabamento da peça. Por isso, a agulha precisa estar de acordo com a espessura da linha, verifique as indicações na embalagem do novelo quando for comprar.

Alguns modelos apresentados no vídeo desse passo a passo são feitos apenas com carreiras de pontos baixos.

Outros são feitos com leques (tomando uma forma parecida com a de uma flor) usando pontos altos. Mas existem ainda outras possibilidades para você escolher.

Porta guardanapo de corações

Veja a lista de materiais necessários para fazer um porta guardanapos:

  • Linha de crochê
  • Agulha de crochê

Comece com 8 correntinhas + ponto alto duplo na quarta correntinha contando da agulha + ponto alto duplo no mesmo ponto de base + 2 correntinhas e 1 ponto baixo nesse mesmo espaço.

Siga com + 2 correntinhas e no mesmo espaço faça + 2 pontos altos duplos + 1 ponto baixíssimo no último ponto de base.

Ainda no mesmo espaço onde tem os pontos altos duplos faça 3 pontos altos + 1 correntinha e no meio desse mesmo ponto de base faça 1 ponto alto duplo.

Finalize com 1 correntinha + 3 pontos altos e já visualize o coração. Na terceira correntinha arremate com um ponto baixíssimo.

Continuação do trabalho

Esse modelo é formado com quatro corações, então, a partir da finalização do primeiro coração continue o próximo começando por mais oito correntinhas. Para todos os corações siga o mesmo passo a passo.

O mais legal é que não precisa cortar o fio, o seu porta guardanapo fica sem emendas. Veja o passo a passo da Edinéia Sinatra Artesanatos Crochê:

Porta guardanapo de crochê com argola 

O porta guardanapo redondo de crochê pode ser feito sem ou com argolas (peças feitas de diferentes materiais como plástico, silicone ou madeira).

porta guardanapo de croche flor
(Foto: Pedaço de Amor)

Com o uso da argola a peça fica mais firme e com um diâmetro exato, facilitando um pouco mais a confecção. Algumas pessoas cobrem a argola com a linha usada no crochê outras preferem deixar o acessórios visível.

porta guardanapo de crochê simples
(Foto: Crochê e Tricô da Wanderly)

Veja como fazer esse porta guardanapo da Tathinha Bordados Variados:

Flor de crochê para porta guardanapo 

A decoração com flores no porta guardanapo é algo fundamental, especialmente se estiver na dúvida e não quiser errar na escolha.

porta guardanapo de croche facil
(Foto: @arteemalgodao_croche)

As flores são lindas, charmosas e delicadas, mas com um fio mais grosso elas podem adquirir uma textura mais rústica, de forma que acabam servindo para diferentes estilos.

anel de guardanapo
(Foto: @sistersinstitch)

O desenho da flor pode ser formado de muitas formas, por exemplo, a partir da confecção de pétalas de crochê ao redor de uma argola. Outra possibilidade é fazer a flor grande no topo do seu porta guardanapo.

As flores podem ser coloridas, monocromáticas ou em degradê, as opções são todas maravilhosas. Veja esse passo a passo da Elizabeth Atelier Crochê:

Porta guardanapo de crochê com pérola 

As pérolas são peças que encantam com muita naturalidade, elas são detalhes que podem deixar o porta guardanapo ainda mais bonito.

porta guardanapo de croche com argola
(Foto: elaine tripiano)

Evite colocar muitas pérolas em uma peça de crochê já muito elaborada, as pérolas costumam compor peças simples para causar um efeito harmônico e de destaque.

porta guardanapo de croche com perola
(Foto: @artesdalori)

Elas podem entrar em peças com carreiras retas ou pouco sinuosas, assim como no centro de flores ou como enfeite de feixes para abrir e fechar o porta guardanapo.

Confira as dicas da Elizabeth Atelier Crochê para fazer peças com pérolas:

Porta guardanapo de crochê para casamento 

Para o casamento, portas guardanapos de crochê trazem uma opção delicada e sofisticada. Os modelos florais são clássicos, assim como o uso de pérolas que são elementos tradicionais da ocasião.

porta guardanapo de croche para casamento
(Foto: Ateliê do Crochê By Edvane Pottmaier)

Mesclar materiais também é um modo de personalizar o porta guardanapo e torná-lo mais criativo e diferente. Então, além da renda, outros materiais como argolas, cordões e laços prontos, criam detalhes incríveis e singelos.

É muito comum manter a cor do porta guardanapo de acordo com a decoração dos eventos, por isso no casamento o branco e cores neutras são as preferidas.

Isso não significa que o porta guardanapo com duas cores ou com cores vivas não possa ser usado, só precisa estar de acordo com o estilo da festa.

Veja o vídeo do JNY Crochê e descubra como fazer um porta guardanapo em crochê para casamento:

Porta guardanapo de crochê de Natal 

Como você já deve saber, o porta guardanapo pode ser temático, por isso no Natal é hora de apostar em modelos criativos para essa celebração.

Árvore de Natal, sinos, flores, caixas de presentes e o Papai Noel, vão enfeitar essas peças de diferentes formas. Ele pode ser para guardanapo de tecido (por pessoa) ou como um cesto para colocar guardanapo de papel, como o modelo abaixo.

porta guardanapo de crochê de natal
(Foto: @lmartcroche)

Seja no porta guardanapo redondo ou quadrado, fazendo o crochê usando linhas nas cores verde, vermelho e branco, é possível associar a peça ao Natal. Ainda que as figuras não sejam tão emblemáticas, o uso dessas cores principais já remetem à ocasião.

Para que você possa se inspirar ainda mais, selecionamos esse passo a passo da Adalgiza Salles, que mostra como fazer um porta guardanapo de folhas natalinas:

 

Modelo de porta guardanapo de crochê coruja 

Um dos modelos mais usados e criativos utilizando o desenho da coruja, usa uma argola para compor o corpo da figura, enquanto que a cabeça é toda feita de crochê.

porta guardanapo de croche coruja passo a passo
(Foto: Tudo Na Mão Atelier)

A coruja pode ter o seu desenho inteiro feito de crochê, mas outros elementos, como no caso da argola, podem contribuir no trabalho. A coruja pode ser enfeitada com flores, laços e pérolas, se quiser.

Muitas vezes se usa cores vivas para deixar essa peça bastante atrativa e alegre, associadas ao branco na região dos olhos. Raramente se faz corujas de crochê apenas com uma cor, mas pode acontecer nos casos em que não se faz tanta questão de mostrar os detalhes do bichinho.

Veja esse tutorial da Cidinha Crochê de porta guardanapo coruja de Natal:

Porta guardanapo de coração 

Assim como todos os outros tipos de porta guardanapos, existem vários estilos e modelos que usam o coração como desenho principal.

porta guardanapo de crochê coração passo a passo
(Foto: @florescer_croche)

Essas peças de coração são meigas e muito carinhosas, transmitindo a ideia de amor. Mas o grande diferencial fica também por conta da cor ou das cores escolhidas.

Um coração vermelho pode remeter principalmente à ideia de romance, mas um coração azul pode transmitir mais ternura, por exemplo.

coração de fio de malha
(Foto: @ponto_coracao)

Veja um como fazer porta guardanapo de crochê passo a passo com as dicas da Fifi Crocheteira:

Porta guardanapo de crochê simples 

De um modo geral, o porta guardanapo é por si só uma peça bem simples. Os modelos podem ser redondos, como uma espécie de anel, ou quadrados no tamanho do guardanapo de papel.

O formato redondo serve mais para guardanapos de tecido, deixando-os mais elegantes nas mesas. Fazer essa peça com simplicidade é apostar em formatos simples e pontos de crochê básicos.

Detalhes com pérolas e laços são bem vindos e podem fazer parte da estética minimalista, sem dificuldade.

Confira as dicas do JNY Crochê e aprenda a fazer esse lindo porta guardanapo:

Crie um porta guardanapo de parede 

Além da mesa, suas ideias também podem enfeitar a sua parede! O modelo coruja é ótimo para começar a criar um porta guardanapo de parede, até porque a coruja é uma ótima figura para ser feita em um formato maior.

Nisso está o grande diferencial de uma peça para parede, porque ela costuma ser um pouco maior que as outras.

Outros desenhos de animais, arranjos ou bonecos, são também bastante utilizados, além disso, todos os modelos mencionados neste artigo podem ser replicados para essa versão.

Vale ressaltar que para além do espaço para encaixar os guardanapos, é preciso fazer uma alça em cima da peça, de forma que o porta guardanapo possa ficar pendurado na parede.

Esse modelo de porta guardanapo da Zazá Da Silva é sensacional. Confira!

50 Modelos de porta guardanapos simples e criativos

Agora chegou o momento de você escolher o seu modelo preferido. Selecionamos várias ideias criativas e fáceis de fazer para lhe inspirar. Veja e faça sua aposta!

1 – Porta guardanapo de crochê laço para deixar a mesa super delicada

porta guardanapo de croche laço
(Foto: @franciellicarvalhoatelie)

2 – Um porta guardanapo de crochê coração amigurumi muito fofo

porta guardanapo de croche barbante
(Foto: @arteeamao)

3 – Um modelo com bolinhas de crochê coloridas para alegrar o ambiente 

de croche endurecido
(Foto: @samoolam)

4 – Porta guardanapo de crochê simples com botão

imagem de porta guardanapo simples
(Foto: Etsy)

5 – Um lindo porta guardanapo de crochê girassol de amarrar

porta guardanapo de croche girassol
(Foto: Maria Amélia – Crochê)

6 – Um porta guardanapo de crochê sapo para garantir a diversão na mesa

porta guardanapo de croche sapo
(Foto: @bizoudor)

7 – Um porta guardanapo de crochê folha de crochê feito com fio náutico

porta guardanapo de croche folha
(Foto: heartmade by Zak)

8 – Uma fofura esse porta guardanapo em crochê para Páscoa 

porta guardanapo de croche pascoa
(Foto: Etsy)

9 – Uma orelha de coelho com argola de madeira simples e bonito

orelha de coelho
(Foto: FeltMagnet)

10 – Um coelho de crochê para decorar a mesa de Páscoa das crianças

decoração de mesa posta de pascoa
(Foto: @charmeamesa)

11 – Modelo encantador de orelhinha de coelho para decoração

orelha de coelho de pascoa
(Foto: @feitopelakah)

12 – Um charme essa orelha de coelho com duas cores em barbante 

porta guardanapo de pascoa de barbante
(Foto: @bruartescroche)

13 – Flor para porta guardanapo feita com fio barroco e pérola

Flor para porta guardanapo
(Foto: @mfmisturafina)

14 – Jogo de sousplat e porta guardanapo de crochê com flores rosa

Jogo de sousplat e porta guardanapo
(Foto: @sindhcroche)

15 – Porta guardanapo de crochê em formato de borboleta com strass

modelo borboleta com strass
(Foto: @ponto_coracao)

16 – Um porta guardanapo de crochê azul claro com argola de acrílico 

azul e branco
(Foto: @amigascomagulhas)

17 – Porta guardanapo de crochê coruja para mesa dos convidados

modelo coruja
(Foto: Tudo Na Mão Atelier)

18 – Porta guardanapo de crochê quadrado com flor 

de barbante com flor vermelha
(Foto: Maria e Art)

19 – Opções de cores para porta guardanapo de crochê de flor

flores coloridas para guardanapo de tecido
(Foto: De Para Com Amor)

20 – Porta guardanapo de crochê com fio de malha colorido

listrado de fio de malha
(Foto: Casa-me!)

21 – Porta guardanapo artesanal de fio de malha com aplique de coração

em formato de cesta
(Foto: @lmartcroche)

22 – Ideia de porta guardanapo de crochê fácil de fazer

vermelho de fio de malha
(Foto: @ponto_coracao)

23 – Porta guardanapo de crochê caracol para completar a decoração da mesa

modelo caracol
(Foto: @gallery_paniiiz)

24 – Anel de guardanapo com argola de crochê para decoração informal

redondo com botao
(Foto: My diy and crafts)

25 – Porta guardanapo de crochê diferente na cor cinza com pérola  

modelo cinza diferente
(Foto: @beacriacoes)

26 – Trio de flores para porta guardanapo feito a mão 

trio de flores
(Foto: @beacriacoes)

27 – Um lacinho de crochê maravilhoso para combinar com o jogo americano

laço amarelo
(Foto: @pintou_poesia_artesanatos)

28 – Um porta guardanapo crochê amarelo para mesa posta sofisticada

flor amarela
(Foto: @emiliazicker)

29 – Uma bela opção de artesanato de crochê para iniciantes

receita simples e bonita
(Foto: @nubiarmteixeirademelo)

30 – Modelo criativo feito com ponto básico de crochê

para iniciantes
(Foto: @crochetquest_)

31 – Porta guardanapo feito de crochê para casamento

para casamento
(Foto: Ateliê do Crochê By Edvane Pottmaier)

32 – Porta guardanapo verde para mesa posta de jantar em família

flor verde simples
(Foto: @crisleidietrich)

33 – Porta guardanapo preto bem simples e fácil de combinar

preto com sousplat
(Foto: @atelie_capricho_croche)

34 – Kit com porta guardanapo de cor neutra e elegante

kit simples
(Foto: @atelie_capricho_croche)

35 – Um porta guardanapo rosa feito com fio de malha cheio de amor

facil de fazer
(Foto: @atelie_capricho_croche)

36 – Porta guardanapo de laço em crochê com argola de madeira

modelo laço
(Foto: @franciellicarvalhoatelie)

37 – Uma grande variedade de cores para você escolher

flores de croche coloridas
(Foto: Crochi)

38 – Decoração da mesa de jantar com estilo e elegância

mesa de jantar rosa
(Foto: @mfmisturafina)

39 – Coração de crochê feito à mão com barbante

Coração de crochê feito à mão
(Foto: @decorboutiquee)

40 – Um porta guardanapo de flor azul para você fazer em casa

flor azul escuro
(Foto: @fitaefios)

41 – Uma modelo para decoração de mesa posta durante o dia

sousplat e porta guardanapo de croche
(Foto: @marimarforminhaseartesanato)

42 – Os detalhes da flor fazem toda a diferença

flor azul com perola
(Foto: @pintou_poesia_artesanatos)

43 – Porta guardanapo verde com pérola no meio da flor

flor verde com perola
(Foto: @artes_da_ally)

44 – Porta guardanapo temático em crochê com fio de algodão 

tematico com argola de madeira
(Foto: De Para Com Amor)

45 – Um porta guardanapo de Natal quadrado com fita de cetim super útil

quadrado para mesa de jantar
(Foto: Maria e Art)

46 – Porta guardanapo natalino com laço xadrez de muito bom gosto

natalino com laço xadrez
(Foto: Tricô Tricoteria)

47 – Porta guardanapo de papel em crochê verde, vermelho e branco

natalino para guardanapo de papel
(Foto: Tricô Tricoteria)

48Porta guardanapo de Papai Noel para deixar a mesa decorada

papai noel de croche
(Foto: @cravocanelaatelier)

49 – Porta guardanapo azul marinho simples e lindo

simples na cor azul marinho
(Foto: @marriechic)

50 – Modelo redondo com franja de fio de malha

modelo com franja de malha
(Foto: @avilalaiza)

Conte com sua criatividade para enfeitar o seu porta guardanapo e coloque-o na parede para que todos vejam o seu lindo artesanato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *