Regras de convivência na escola: modelo para imprimir em PDF

Alguns educadores podem não compreender ou saber totalmente sobre como apresentar as regras de convivência na escola para os estudantes.

Tais regras não podem ficar só em um manual guardado ou apenas no discurso falado, pois é muito mais eficiente expor com frequência esses combinados de convivência, especialmente para as crianças.

Além disso, recomenda-se facilitar o acesso dos estudantes às regras estabelecidas, para que sejam consultadas diariamente.

Leia mais: Horário escolar para imprimir em PDF editável

Essa, talvez, seja uma das primeiras atividades do ano letivo da Educação Infantil: criar as regras de convivência junto com os(as) alunos(as) da escola.

O segundo passo é construir formas de trabalhar essas regras no dia a dia, durante as aulas.

Por exemplo, pode-se criar cartazes, listas, murais ou realizar exercícios, brincadeiras e jogos para contribuir com o aprendizado dessas regras.

Veja ainda: Combinados Educação Infantil para imprimir

Regras de convivência na escola para imprimir em PDF

Experimente reunir diferentes conjuntos de regras de convivência na escola, formando um repertório de diretrizes do comportamento que podem servir para diferentes turmas.

 regras de convivencia para imprimir

Existem arquivos em PDF que foram feitos para serem impressos com esse objetivo, contendo regras, como: faça a tarefa de casa, obedeça ao professor e não jogue lixo no chão.

regras de convivencia na escola para imprimir

Os combinados podem ser adaptados, redefinidos e reconfigurados a qualquer momento, desde que haja necessidade de melhor adequação ao contexto.

Um combinado pode ser reescrito para melhor compreensão, pode ser representado através de imagens ou um novo combinado pode ser adicionado conforme a necessidade.

Contudo, esses PDFs podem ser o ponto de partida para essa tarefa da criação do conjunto de regras de convivência.

Então, confira algumas opções e modelos para experimentar.

Confira ainda: Como fazer, dicas, modelos e frases criativas de Mural Escolar

Regras de convivência na escola para colorir

A atividade prazerosa para sala de aula é aquela que se utiliza da arte e elementos lúdicos em geral.

Toda atividade assim acaba surtindo um efeito positivo no aprendizado, pois move crianças e adultos a experienciar aquilo que pode ficar apenas no campo racional do corpo (o mental).

Portanto, colorir imagens que representam as regras de convivência na escola é um reforço ao entendimento deste “contrato” feito, sobretudo quando é feito para crianças da Educação Infantil.

Afinal, tratando-se de crianças, o elemento lúdico precisa estar muito presente, pois é nesse universo das brincadeiras e do prazer que elas se sentem mais à vontade e acabam se desenvolvendo melhor.

Para as crianças, a arte do brincar é muito natural, então utilizar recursos de pintura é favorecer o processo de aprendizado através disso.

Deixe que elas pintem à vontade e se divirtam, certamente entenderão melhor o que cada imagem significa, pois estarão envolvidas com a tarefa.

Use essa atividade como um reforço à participação das crianças na construção das regras, pois é importante que elas se sintam responsáveis pelos combinados estabelecidos.

Isto pode incentivá-las a conversarem mais sobre o assunto, buscando resoluções para eventuais conflitos.

Veja também: Como fazer e ideias de capa de trabalho escolar feito a mão

Atividades sobre regras de convivência na escola

Outras atividades que podem trabalhar com o tema das regras de convivência, de um jeito prazeroso e educativo, são aquelas que se utilizam de imagens e palavras-chaves.

Nesse sentido, a realização de brincadeiras, como a criação de jogos de memória com palavras e imagens pode ser interessante.

Por exemplo, a imagem da palavra “pontualidade” pode ser a representação da criança chegando na escola, apontando para o relógio.

Assim, o jogo da memória pode ser construído pela turma ou levado pronto para sala de aula pelos educadores, contendo imagens nesse contexto.

Regras de convivência na escola
Foto: Jéssica Casimiro – Pinterest

De outro modo, o(a) professor(a) pode ditar as regras enquanto os estudantes alfabetizados podem escrever em seus cadernos, criando uma lista que depois pode ser decorada livremente por cada um.

A lista também pode ser escrita pelo professor e decorada coletivamente.

Outra sugestão é criar uma música cuja letra expresse todos os combinados e regras definidos, para isso é possível pensar em rimas e melodias simples.

Em todo caso, a criação de murais e cartazes contendo as regras é uma atividade muito prática e funcional.

Afinal, esse material fica exposto na sala de aula e todos os dias se pode fazer uma leitura coletiva com a turma.

Lista de regras de convivência para educação infantil

Agora que você já entendeu como imprimir ou aplicar as regras de convivência em atividades lúdicas para os seus estudantes, saiba quais são as regras mais utilizadas na Educação Infantil.

Em geral, são regras simples que oferecem comandos de comportamentos gerais com o objetivo de incentivar a boa convivência entre todas as pessoas que estudam e trabalham na escola.

Contudo, o foco maior sempre estará na convivência entre os colegas de turma e o seu professor, o que não significa que os combinados se restrinjam apenas ao espaço da sala de aula.

Confira alguns exemplos de regras de convivência na escola, a seguir:

  • Respeitar os colegas e professoras
  • Deixar a sala de aula limpa
  • Lavar as mãos antes das refeições
  • Escovar os dentes depois das refeições
  • Dizer licença, desculpa e obrigado quando necessário
  • Saber escutar o que o outro está dizendo
  • Perguntar ao professor quando estiver com dúvida
  • Falar com educação
  • Ser gentil
  • Obedecer ao professor
  • Chegar na escola no horário correto
  • Sentar na cadeira com a postura correta
  • Participar da aula
  • Fazer e entregar as tarefas para casa
  • Prestar atenção ao que o professor diz
  • Caprichar nas atividades na sala de aula
  • Arrumar os brinquedos no final

Essas e muitas outras formas de definir as regras e combinados na escola são muito importantes para incentivar os bons modos nas crianças, sobretudo nos espaços que se consideram “educacionais”.

Regras de convivência na escola combinados
Foto: Adriana Sousa – Pinterest

Embora as regras de convivência sejam importantes para qualquer faixa etária e em qualquer lugar, são as crianças que estão descobrindo o mundo, e acabam aprendendo ou reforçando valores na escola.

Contudo, a criançada pode apresentar conflitos e desinteresse quando o assunto gira em torno das regras de convivência.

Então, saiba como acolher a diversidade de comportamentos, sabendo escutar e compreender os diversos desafios e problemas de cada criança.

Use sempre a linguagem verbal e não verbal para acalmar as crianças em momentos de grande conflito, dando amor e sendo firme ao mesmo tempo, para não permitir ofensas e agressões físicas.

Explique repetidas vezes sobre a importância dessas regras de convivência na escola, sem deixar de abraçar ou dar a mão aos alunos para demonstrar apoio e compreensão em alguns momentos.

Deixe um comentário