Rotina Educação Infantil: objetivo, atividades e modelo para imprimir

A rotina na Educação Infantil pode parecer algo sem muita importância, mas é um fator extremamente importante para o desenvolvimento das crianças.

Na infância, gradativamente se vai aprendendo sobre limites e é natural que os hábitos e os valores sejam introjetados mais facilmente durante essa fase.

Sendo assim, utilizar um quadro de rotina na sala de aula pode ajudar as crianças a se organizarem melhor, auxiliando na percepção do que deve ou pode ser feito na escola.

Até mesmo os pais e as mães poderão acompanhar a rotina dos seus filhos com mais segurança, estando conscientes da rotina deles.

Leia mais: Combinados Educação Infantil para imprimir

Lidar com planejamento e organização é uma questão necessária na vida e isso pode ser desenvolvido aos pouquinhos, com leveza e alegria.

O que é o Quadro de Rotina na educação infantil?

O quadro de rotina é uma ferramenta para expor as atividades gerais que acontecem nos dias de aula e se repetem semanalmente.

Esse quadro apresenta as atividades que vão ser feitas, e geralmente indica dia e horário para cada uma delas.

Rotina educação infantil
Foto: @dianecaribe.arteem.eva

Embora a ideia seja estabelecer uma estrutura de ações que vão se repetir semana a semana, isto não significa que o ensino ficará engessado.

Veja também: Sugestões criativas de atividades número 1

A ideia é que seja uma ferramenta lúdica, agregando no desenvolvimento infantil.

quadro de Rotina educação infantil
Foto: @artesdaju.udi

A repetição de eventos podem promover um clima mais tranquilo e organizado para as crianças, e o quadro de rotina é apenas o recurso que mostra como será o cotidiano no tempo e espaço previsto.

É preciso pensar na rotina com muito cuidado para deixá-la atrativa, despertando o interesse dos pequenos para compreendê-la, acompanhá-la e respeitá-la.

Rotina educação infantil creche
Foto: @jaqueline.9573

A dica é equilibrar diversão com aprendizados necessários na sala de aula e montar uma rotina em harmonia com os compromissos da escola, visando o desenvolvimento integral.

Leia mais: Modelos para editar e imprimir de crachá educação infantil

Qual o objetivo de trabalhar a rotina na educação infantil?

Para começar, a partir do quadro de rotina, é possível ensinar sobre organização e temporalidade, estimulando a percepção sobre horários, dias, semanas, meses e anos.

A rotina pode promover ainda um clima de tranquilidade na aula, pois acaba transmitindo estabilidade e segurança às crianças e, até mesmo, aos pais.

Imagens de Rotina educação infantil

O objetivo da rotina é fazer com que a criança compreenda o seu papel em cada momento e se organize no espaço-tempo para tarefas e atividades conforme as orientações do(a) professor(a).

Pode-se dizer que a rotina na Educação Infantil ajuda no desenvolvimento das crianças, contribuindo para que elas sejam mais autônomas e responsáveis no futuro.

O que a BNCC fala sobre a rotina na educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que cuidar e educar são duas diretrizes que precisam andar juntas na Educação Infantil.

Afinal, nos primeiros anos de vida, as crianças estão mais propensas a descobrirem o mundo, mas são dependentes dos adultos.

Rotina educação infantil bncc

Nesse sentido, a rotina precisa ser um dos recursos usados na sala de aula que cuida e educa, tendo em vista às necessidades da criança…

Isto inclui o lúdico, o brincar, o desenvolvimento motor e cognitivo.

Quais são as atividades de rotina na educação infantil?

As atividades colocadas no quadro de rotina na Educação Infantil precisam seguir a LDB (Leis de Diretrizes Básicas).

Essas leis indicam os ensinos mínimos da Educação Infantil para promover autonomia no que for habitual para as crianças.

Além disso, é importante usar marcos de referência para cada atividade, por exemplo, definindo o momento para tarefas em grupo ou tarefas individuais.

Crianças brincando educação infantil

Assim, as atividades podem ser definidas a partir dos seus objetivos, algumas vão visar o desenvolvimento cognitivo e outras vão ter como o foco os aspectos afetivos.

As atividades podem envolver o momento do brincar, o momento para estimular a escrita, o momento para relaxamento, entre outras possibilidades.

Na rotina, também é possível incluir atividades em ambientes interiores e exteriores, pensando em trabalhos que são feitos na sala de aula, no pátio, na biblioteca, em jardins, ao ar livre etc.

Crianças ouvindo história educação infantil

Por fim, as atividades de limpeza de classe e higiene pessoal devem ser incluídas nos momentos adequados.

Exemplo de rotina na educação infantil

A ideia de estruturar uma rotina na Educação Infantil precisa passar por um planejamento estratégico e, desse modo, gerar interesse nas alunas e alunos.

Com o tempo, a rotina pode ser revista e os acordos revisitados, sem falar que as crianças também podem intervir ou sugerir mudanças.

Crianças escovando dente educação infantil

Tudo é bem simples e fácil de fazer, contudo, ter um exemplo básico pode ajudar na construção inicial para uma futura adaptação, se necessário.

A seguir, veja algumas atividades organizadas dentro da rotina, em ordem cronológica:

  • Recepção/chegada dos alunos e alunas
  • Aula específica do dia
  • Higienização das mãos
  • Lanche
  • Escovação dos dentes
  • Atividade livre (brincadeiras)
  • Hora do conto (momento leitura)
  • Saída/despedida das crianças

O exemplo acima não traz dia e nem horário específico porque são fatores relativos que devem ser definidos a partir do contexto de cada escola.

Mas é importante que a rotina seja criada para cada dia da semana e para cada horário em que os alunos estarão na escola.

A partir das atividades sugeridas, o ideal é conversar com as crianças e observar o que é essencial para firmar a rotina, até porque as rotinas podem florescer naturalmente.

Crianças lavando as mãos educação infantil

Além disso, é preciso respeitar o tempo de cada criança, compreendendo que cada ser é único e possui seu próprio ritmo.

Se for criar uma nova rotina, não espere que a adaptação ocorra de imediato, pois poderá levar tempo até que todos se acostumem.

Em todo caso, fazer com que as crianças participem das escolhas para a construção da rotina pode ser essencial para alcançar melhores resultados.

Rotina educação infantil para imprimir em pdf

Alguns modelos de rotina para Educação Infantil podem ser impressos e apresentados na sala de aula.

rotina para imprimir

Eles servem como o pontapé inicial para estabelecer a organização mínima do dia a dia das crianças.

A partir deles é possível observar que a criação dessa rotina precisa ser apresentada de forma simples e prática para gerar melhor compreensão.

Além disso, a atratividade dos modelos também é um detalhe super importante e, pensando nisso, ilustrações e desenhos podem ajudar bastante.

Planeje as ações essenciais para a rotina da Educação Infantil, lembrando das atividades que cuidam e educam, promovendo os ensinos necessários para essa fase do desenvolvimento infantil.

1 comentário em “Rotina Educação Infantil: objetivo, atividades e modelo para imprimir”

Deixe um comentário