Sacola de TNT: como fazer, molde e ideias para personalizar

A sacola de TNT é para quem quer praticidade, menor custo e maior resistência em comparação às sacolas de plástico ou papel.

Em pouco tempo você pode aprender a fazer e ainda se inspirar nas ideias para personalizar a sacola de um jeito diferente.

O TNT (tecido não tecido) ainda pode ser a melhor opção para a sua marca ou negócio. Afinal, a sacola promove uma forma sustentável e personalizada de levar os produtos para a casa do consumidor. Além de barata e prática, é bastante durável.

como fazer sacola de tnt grande
Foto: Doce Moninha Festas (Ateliê Dona Angel)

Confira os diferentes moldes e aproveite as dicas de como fazer sacolinha TNT pode ser útil e, ao mesmo tempo, atrativa.

O que é sacola TNT? 

Sacola de TNT é um acessório prático de fazer e barato, que serve para carregar objetos leves em qualquer lugar. Com ela, é possível carregar maquiagens, roupas, acessórios, livros, cadernos, brinquedos, squeezes, entre outros produtos.

Sacola de TNT personalizada
Foto: Girassol Embalagens e Artigos Promocionais

A sacola possui alças para facilitar a mobilidade e pode ser neutra ou personalizada. É uma peça artesanal simples, mas bastante útil no dia a dia.

Pode se assemelhar com o uso de uma sacola plástica ou de papel, mas com um melhor visual e resistência superior.

Qual é o melhor TNT para sacola? 

Qualquer TNT (tecido não tecido) pode ser usado para a confecção de sacolas, porém, o melhor tipo depende do seu desejo e da sua necessidade.

Sacola de TNT para Loja
Foto: Ekk Brindes

Os mais usados são os lisos de gramatura entre 40g e 45g, um pouco transparentes, que suportam até 40 KG, aproximadamente. E a cor fica por sua conta!

Quanto maior a gramatura do TNT, maior é a resistência. No entanto, as gramaturas mais altas dificultam a costura.

Como fazer sacola de TNT passo a passo 

A medida usada como referência para uma sacola de TNT média é de 35cm x 30cm. Veja o passo a passo:

Passo 1

Dobre o metro do TNT na ourela do tecido e dobre novamente ao meio.

Passo 2

Marque as medidas da sacola e perceba que a parte onde você cortou a ourela do tecido vai ser a parte de cima dela, sendo o lugar da alça.

Passo 3

Pegue a dobra na parte de cima, corte e deixe as bordas soltas. A parte de baixo não corte porque será o fundo da sacola.

Passo 4

Dobre o TNT ao meio mais uma vez, juntando as bordas das laterais e faça as marcações (desenho das alças) e corte em cima das marcas para formar as alças.

Passo 5

Desvire tudo e veja que se formaram dois moldes que servem para duas sacolas. Assim, basta costurar as laterais pelo avesso de cada sacola e, em seguida, desvirar para esconder a costura.

Se for costurar na máquina overloque o acabamento pode ficar perfeito e nem precisará costurar pelo avesso para desvirar.

Visualize o passo a passo da Jaquicelli Liriane e faça você mesmo:

Molde de sacola de TNT para imprimir 

Usar molde de sacola de TNT é sempre um grande auxílio quando o estilo é “faça você mesmo”. Para as sacolas, existem moldes de diversos tamanhos, incluindo o formato das alças.

O ideal é escolher o modelo a partir das suas preferências e adaptar o molde ao seu contexto pessoal ou profissional, se necessário.

Molde de sacola de TNT para imprimir 
Arquivo em PDF para baixar

Os moldes marcam as medidas e as formas, que podem deixar a bolsa mais criativa ou mais funcional, conforme o interesse de cada pessoa.

O mais interessante é saber que, através do molde, cada um pode customizar a peça como desejar, utilizando apliques e/ou outros acessórios.

Dicas para decorar sacola de TNT para educação infantil 

A decoração da sacola de TNT infantil, especialmente em trabalhos educativos, favorece o desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos. Espera-se, com isso, que eles possam aproveitar e participar de cada passo a passo.

Sacola de TNT passo a passo
Foto: photografit

A dica é estimular o uso das cores e formas para decorar a sacola de TNT em comum acordo com os desejos das crianças.

infantil
Foto: Doce Moninha Festas (Ateliê Dona Angel)

Use figuras simples para servir de inspiração, como formas geométricas, carinhas de animais, flores e outros elementos da natureza. E faça os adereços com o próprio TNT ou com outro material (EVA, papel, etc.).

com alça
Foto: JL Tudo para Você

Até mesmo materiais reciclados podem servir na decoração para estimular práticas ecológicas e mostrar como fazer enfeites lindos com materiais que poderiam ser jogados fora. Afinal, o objetivo é produzir com qualidade, gastando menos e se divertindo.

Como fazer sacolas de TNT decoradas com EVA 

Essa sacola é perfeita para crianças, porque a decoração pode ficar bem colorida e alegre. E elas ainda podem participar do processo de confecção, acompanhadas de um adulto responsável por elas.

Anote a lista de materiais utilizados para a confecção da sacola:

  • TNT
  • Cola quente e pistola
  • Estilete / Tesoura
  • EVA

O passo a passo é simples: faça a sacola de TNT a partir de um pedaço retangular, no tamanho que quiser.

Dobre este pedaço ao meio e costure as laterais. Crie um molde para a alça e a confeccione em EVA, fazendo o corte com estilete e/ou tesoura.

Depois disso, cole a alça com cola quente e crie outros apliques em EVA para decorar a peça.

Figuras de corações, estrelas e animais são ótimas opções para enfeitar. Veja tudo no tutorial da Scrapbum Artesanatos:

Sugestões de sacola de TNT para lembrancinhas 

Um metro de TNT já dá para fazer várias sacolinhas pequenas, que servem para lembrancinhas em diferentes ocasiões.

sacola de TNT para lembrancinhas 
Foto: Arte E V A

Para aniversários infantis, por exemplo, é possível usá-las para colocar doces e pequenos brinquedos.

decorada
Foto: Arte E V A

As sacolinhas de TNT ainda podem ser enfeitadas com EVA, laços, cordões, broches, etiquetas, etc. Em todo caso, faça a lembrancinha de acordo com o estilo da festa.

A sacola pode conter frases, pinturas, desenhos, apliques ou ser neutra e lisa.

baratas
Foto: Arte E V A

Deixe um comentário