String art: Como fazer, modelos, ideias

Apesar de parecer algo novo, por conta do nome string art, é possível dizer que esse tipo de artesanato é bem tradicional. No entanto, com essa nova “roupagem”, as técnicas de string art têm se tornado cada vez mais populares ultimamente.

Sabendo da popularidade da string art, este post tratará de lhe apresentar a técnica em detalhes e ainda dará algumas dicas interessantes para quem deseja começar a criar belos produtos. Sendo assim, não deixe de conferir, pois as dicas reunidas aqui estão imperdíveis.

O que é string art?

Para começar, nada melhor do que entender o que é, efetivamente, essa famosa string art.

como fazer string art
Foto: Lá de casa

Conhecedores da língua inglesa já devem fazer ideia de que se trata de uma arte com linhas (string = linha). Veja também nossa matéria e saiba como fazer passo a passo esse lindo tipo de quadro artesanal.

quadro minnie
Foto: Switchsecurity
balão de linhas
Foto: Elimin Emekleri

Logo, de forma resumida, esse tipo de artesanato consiste na utilização de linhas e barbantes para gerar desenhos, tipografias e muito mais.

trio corações
Foto: Silviomessina
quadro folha
Foto: Tuacasa

Assim, tendo uma base com pregos e outros elementos para segurar as linhas, o artesão pode criar produtos de uma beleza ímpar.

marcação string art
Foto: This Fairy Tale Life

Geralmente, as peças feitas em string art ficam perfeitas em painéis estilizados, que podem ser dispostos em diversos cômodos de uma residência.

trio quadros
Foto: Poshet
artesanato com linha
Foto: Newsparsi

Como fazer a técnica de string art

Como você já deve ter percebido, a criatividade será essencial para dar vida a um projeto em string art. Veja também nossa matéria sobre artesanato com barbante.

quadro unicornio
Foto: ArtToNail
chaveiro string art
Foto: Tua casa

Felizmente, embora pareça algo complicado, em um primeiro momento, os seus resultados poderão fiar excelentes após algum tempo de prática.

string art quadro passaros
Foto: Plywood
quadro corujinha
Foto: Owl String Art

Assista o vídeo do Canal d Aline Albino e veja como é fácil:

Para gerar bons produtos, o importante é ter bons materiais, escolher boas cores para as linhas e para o plano de fundo. Depois, bastará distribuir os pregos (tachinhas, percevejos, etc.) de modo que o desenho possa ser concluído.

quadro flamingo
Foto: Tanlup
flamingo
Foto: Armarinho Campo Grande

Com a base pronta, será necessário apenas passar a linha pelos elementos-base, gerando um contorno e um preenchimento para o desenho. Ter um molde será essencial para que o posicionamento dos pontos seja bem feito.

stringart
Foto: Hearts4thearts
quadro ursinho
Foto: Bedroom Furniture

Modelos de artesanato com string art

Como a técnica string art tem estado em alta ultimamente, não faltam modelos para garantir que a sua inspiração esteja sempre em níveis altos.

abacaxi de linha
Foto: Dianamattei

Aliás, é curioso como os modelos conseguem variar, em termos de estilo. Em alguns casos, as composições ficam mais rústicas, em outros mais sofisticadas e existem até as criações mais minimalistas.

quadro corações
Foto: Heart Decor

De todo modo, ao observar os modelos, procure entender como as cores foram utilizadas, como o contraste com o plano de fundo é importante, etc. Observe que todas as composições foram muito bem planejadas.

quadro decorado com flores
Foto: Mason Jar String Art
quadros decorados
Foto: Operimg

String art Passo a Passo

Para encerrar, nada melhor do que apresentar um belo passo a passo para quem deseja começar a criar com a técnica string art. Acompanhe com atenção:

  • Separe os materiais:
    • Linhas;
    • Pregos;
    • Martelo;
    • Tesoura;
    • Base de madeira;
    • Fita adesiva;
  • Com a fita adesiva, cole o molde sobre a base de madeira;
  • Vá colocando os pregos ao redor das linhas do desenho, mantendo uma distância de mais de 1,5 cm entre um prego e outro;
  • Com os pregos bem firmes, retire o molde de papel;
  • Por fim, comece a passar a linha pelos pregos a fim de gerar a imagem desejada. Faça os contornos de uma forma leve e depois vá preenchendo o interior com uma quantidade maior de linhas.

Veja o Passo a Passo do Canal Elo7 e tire suas dúvidas:

Portanto, fazer peças com a técnica de string art pode parecer um pouco complicado no início, mas, com um pouco de treino, tudo ficará muito simples de ser feito.

quadro pet string art
Foto: Tanlup
quadro infantil batman
Foto: Projeto de Cor

Lembre-se apenas de planejar bastante o desenho, selecionando planos de fundo e linhas de uma forma harmônica e considerando o estilo desejado para o produto final.

quadro love
Foto: Stitch
quadro love azul
Foto: Cascara

Seguindo todas as dicas apresentadas aqui, você não terá problemas para usar a sua criatividade da melhor maneira possível. \confira mais alguns modelos com a técnica string Art:

quadro fácil
Foto: Gardening
quadro elefantinho
Foto: Proartcat
quadro diferente com linha
Foto: Kitchen Decor
quadro casal
Foto: Wood
quadro cacto
Foto: Craftbnb
quadro bicicleta de linha
Foto: Foto: Artmajeur
quadrinho violão
Foto: Eicee
mini quadro string art
Foto: Tanlup
coração com linha e pregos
Foto: Construbelmais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *