Sublimação em Tecido: o que é, como fazer e quais materiais necssários

sublimação camisetas

A sublimação em tecido é um investimento prazeroso e prático para estampar desenhos incríveis nas suas peças têxtis.

Trata-se de um método rápido, mas que possui resultados muito duradouros na personalização de camisetas.

A tinta não sai facilmente com as lavagens e, além disso, a estampa pode ficar muito fiel aos desenhos originais feitos no computador.

O procedimento fica ainda mais confiável quando se compra os materiais da melhor qualidade, que são específicos para a sublimação.

o que é sublimação em tecido
Foto: @asbeltranas

De todo modo, este pode ser apenas o primeiro passo para um empreendimento ainda maior de estamparia em camisas, vestidos, e outras customizações de roupas.

Embora seja um método prático e inovador, existem ainda outras formas de estampar que podem ampliar o seu negócio. A seguir, confira o passo a passo e as informações mais importantes dessa técnica. 

O que é sublimação em tecido? 

Sublimação é um processo físico que define a transformação da matéria, do estado sólido para o gasoso, de maneira direta.

No caso da sublimação em tecido, essa transformação ocorre com a tinta sublimática, utilizada nesse processo.

como fazer sublimação em tecido
Foto: @_yazbrand

Assim, a sublimação é uma nova forma de estamparia para peças têxtis, desde que elas tenham algumas características que facilitem a impressão da tinta.

As peças que são 100% algodão, por exemplo, não são ideais para sublimar por conta da ausência de poliéster na composição.

E as roupas escuras também não são recomendadas, já que não existe tinta sublimática na cor branca.

tempo e temperatura
Foto: @graficalv

O tecido ideal para fazer a sublimação é o poliéster, mas outros tecidos também podem servir, como o cetim, crepe, helanca, microfibra, musseline e organza.

O importante é que os tecidos tenham, pelo menos, 60% de composição sintética. 

Como fazer sublimação em tecido de um jeito rápido

Para fazer a sublimação em tecido de um jeito rápido, basta ter os equipamentos e materiais ideais para o procedimento. São eles:

  • Tinta sublimática
  • Impressora sublimática
  • Papel sublimático
  • Prensa térmica

Ao imprimir o desenho desejado em uma impressora sublimática, usando a tinta e o papel adequado, coloque a peça de tecido sob o papel impresso dentro da prensa térmica.

Colocando o tecido e o papel sublimático na prensa, o calor dela fará a transferência de imagem de um objeto para o outro, no caso, do papel para o tecido.

O método é tão rápido que é possível criar vários produtos em pouco tempo. Como não existe tinta sublimática na cor branca para usar em tecidos escuros, é importante pensar nas tonalidades possíveis para esses tecidos, caso deseje usar este método.

Saiba as dicas e o passo a passo no vídeo do Nuvemshop:

Qual a diferença de sublimação e transfer? 

As diferenças estão nas vantagens e desvantagens que cada um desses processos apresenta, embora ambos sejam realizados para estampar tecidos.

Na sublimação todos os materiais acabam sendo preparados, de modo que os materiais usados precisam ser específicos para o método.

diferença de sublimação e transfer
Foto: @sublimartpersonalizacao

A tinta, por exemplo, não pode ser comum, ela é específica e, por isso, é chamada de tinta sublimática. Além disso, não é qualquer tecido que adere à sublimação.

A vantagem, no entanto, é que a sublimação é mais durável do que o processo de transfer, pois o desenho é tingido no tecido e, com isto, ele não fica apenas grudado.

Em compensação, o transfer oferece uma vantagem de custo e uma maior possibilidade de produtos para serem trabalhados.

Qual o melhor tecido para sublimação
Foto: Paris Corporation

É uma técnica que também funciona através de uma prensa térmica, pela via da termotransferência, usando o papel adequado. Contudo, os papeis utilizados fazem com que o desenho grude no tecido, criando um pequeno relevo.

O papel transfer pode ser adequado para cada tipo de produto, e, a tinta é comum, usada em uma impressora a laser, o que possibilita estampas claras em tecidos escuros.

Materiais necessários para sublimar em tecido 

Veja as principais características e funções dos materiais necessários à sublimação em tecido.

Computador 

Qualquer computador pode servir como uma ferramenta essencial, porque o processo sublimático começa por ele.

Materiais necessários para sublimar em tecido 
Foto: Magazine Luiza

Com essa ferramenta, é possível criar ou usar desenhos gráficos, personalizando, ou não, os elementos desejados.

O computador precisa estar ligado à impressora sublimática para poder fazer a impressão correta e apropriada ao procedimento. 

Impressora 

A impressora sublimática possui os modelos de A4 ou A3, aspectos que interferem apenas no tamanho do desenho para ser aplicado.

melhor impressora
Foto: Hipermidia Informática

Esse equipamento é uma máquina comum, que foi adaptada para esse objetivo da sublimação.

A adaptação acontece através de um bulk ink que se utiliza de tinta sublimática, ao invés de cartuchos comuns. 

Tinta sublimática  

Essa tinta é diferente da tinta comum para impressão, pois o tipo de corante, quando aquecido, acaba protegendo as partículas de tinta no papel sublimático.

Tinta sublimática
Foto: CPM Office Marpax

É uma tinta à base de água, considerada especial para a sublimação em tecidos que possuem poliéster em sua composição.

Vale dizer, em todo caso, que a qualidade dessa tinta é fundamental para o resultado, influenciando diretamente na impressão pela termotransferência.

Papel sublimático 

Esse material específico possui uma camada de resina de poliéster que faz a passagem da imagem para um tecido que tenha essa composição (poliéster).

O papel sublimático facilita muito a transferência das tintas sublimáticas para o tecido, pois o papel não absorve a tinta.

Papel sublimático 
Foto: Move Megastore

Somente com a alta temperatura de uma prensa, a tinta é transferida para o material desejado.

A qualidade do papel é tão importante quanto a qualidade da tinta, sendo que existem vários tipos no mercado.

O mais usado é o “fundo azul”, conhecido dessa forma por ter faces azuis, oferecendo um resultado mais fiel à arte original criada ou reproduzida pelo computador.

Prensa Térmica 

A prensa térmica é o equipamento que trata da transferência do desenho contido no papel sublimático para o tecido, através de uma temperatura e pressão em um determinado tempo.

Prensa Térmica 
Foto: AtitudeMix

Para saber como usar a prensa, é preciso entender que cada produto necessita de uma pressão, tempo e temperatura ideal no processo de sublimação.

Se a prensa estiver com a pressão errada, a estampa poderá sair com falhas e sombras. Da mesma maneira, se o tempo for menor do que o ideal, a estampa pode não ser transferida na sua totalidade.

As temperaturas mais usadas nesse processo ficam entre 180ºC e 200ºC, mas isto pode variar a depender da composição do tecido.

A temperatura também interfere no tempo, pois se estiver muito baixa, será preciso expor o papel e o tecido por mais tempo na prensa.

Quais são as melhores cores de camisetas para sublimar? 

As melhores cores são as mais claras possíveis, assim as tonalidades das tintas sublimáticas se destacam, porque os pigmentos são mais escuros.

cores de camisetas para sublimar
Foto: @espacokamodastshirts

Por isso, a camiseta branca se destaca e se torna a mais recomendada para ser trabalhada com a sublimação em tecido.

Qual a melhor impressora para sublimação? 

A impressora adaptada para a sublimação possui um bulk ink para ser preenchido por tintas sublimáticas.

melhor impressora para sublimação
Foto: Paint Color

A Epson é a marca que oferece esse tipo de impressora para o mercado, especialmente através da linha chamada Eco Tank, cujos modelos possuem o tanque externo necessário.

Além disso, a Epson já oferece impressoras que vêm com tinta sublimática de fábrica, mas que possui um custo ainda mais elevado em relação às impressoras da linha mencionada.

Então, a melhor impressora para a sublimação em tecido dependerá, principalmente, do custo x benefício que essas impressoras da Epson podem proporcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *