Tapete de Frufru: como fazer +75 modelos para embelezar sua casa

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

O tapete de frufru é conhecido pela criatividade que está nos desenhos, sendo uma maneira mais fácil de fazer tapetes estampados, além de ser muito fofo e charmoso.

Vale a pena fazer o tapete de frufru, pela sua beleza e pelo seu charme, pois a depender do desenho e do formato pode ser, sim, um pouco trabalhoso, mas o resultado é muito sensacional.

Com esses modelos tão incríveis, já dá para perceber o quanto sua casa pode ficar mais bonita com esse tipo de tapete decorativo.

A decoração, obviamente, deve ser harmônica, as cores devem combinar e se complementar, assim como os desenhos e as formas.

Foto: Jean de Souza Soares

Você pode fazer tapetes para cozinha, para sala, para banheiro, para porta de entrada ou para o cômodo que preferir! pode ter pelo menos um tapete de frufru para você se deliciar nas camadas franzidas dessa peça tão fofa.

Modelos de tapete de frufru mais usados

As melhores tendências para o tapete de frufru são os modelos coloridos, que combinam cores para preencher diferentes desenhos.

Foto: @retalhos.eamor

As flores são os desenhos mais usados, porque combinam praticamente com qualquer estilo, elas podem ser grandes, pequenas, com pétalas multicoloridas ou da mesma cor.

Elas podem até mesmo ganhar o formato do tapete, fazendo com que ele fuja das formas geométricas convencionais.

Foto: @_artesanatodavo_

Nesse caso, o tapete monocromático fica muito bonito quando possui um formato diferente, como, por exemplo, quando fica em formato de coração ou flor.

Então, vale a ressalva para esse tipo de tapete monocromático que é também bastante usado.

Foto: @bety_mantovani

Mas esse tipo de tapete pode ter detalhes, contornos e linhas em uma tonalidade mais escura ou mais clara.

Nos banheiros, principalmente, há uma grande variedade de formatos, pois é onde o frufru preenche todas as peças elementares, como tapete para pia, para o box e para o vaso.

Tapete de frufru para cozinha

Na cozinha, as figuras mais usadas em tapetes de frufru são: utensílios, animais e frutas.

Foto: @steiner_tapetesartesanais

Alguns desenhos de utensílios que podem aparecer, são: panelas, talheres, pratos, vasos, etc.

Frutas, pode-se citar algumas também, como: melancia, morango, abacaxi e banana. Já os animais podem ser pássaros, joaninhas e borboletas. Além disso, existem também os tapetes neutros, sem desenhos concretos.

Foto: @parisiense_artes

O ideal é que o tapete tenha a ver com a decoração do cômodo, portanto, pode ser que a melhor opção seja fazer um tapete com figuras geométricas.

A figura da xícara é um desenho clássico muito atrelado ao café, de modo que cria uma ambientação típica para o local.

Foto: @adedeartes

As frutas remetem ao mesmo conceito, pois são alimentos que estão nesse ambiente, de modo que pode-se escolher aquela que mais representa o gosto pessoal dos moradores.

Além disso, a cozinha é um lugar que, por ter móveis e utensílios de madeira e/ou de metal, em sua maioria, pode demandar um tapete mais neutro, nesse sentido.

No qual, um estilo mais clean ou mais rústico acaba sendo a opção coringa, porém menos ousado.

Tapetes de frufru para porta

Tapetes de frufru que são colocados na frente de portas, podem conter frases de boas-vindas, inspiradoras e positivas.

Foto: Arte em Frufru E Cia

Não se preocupe em formar letras com as tirinhas franzidas, basta escrever as palavras e a própria tira de tecido franzido, que forma o frufru, fará o contorno da linha.

O único cuidado é na hora de costurar na máquina, para movimentar o tapete conforme faz o contorno.

Foto: Tapetes Decorados Denise Rangel

Esses tapetes também podem passar uma mensagem representativa do perfil dos moradores através de desenhos ou de cores simbólicas.

Não se trata apenas da porta da frente de um apartamento, por exemplo, mas também da porta dos quartos ou de outros ambientes isolados.

Foto: JO ARTE FRUFRU

O sentido para esse tapete é oferecer a primeira impressão, além de auxiliar a limpeza dos pés e/ou dos calçados.

Desse modo, não há necessidade de ser tão ousado nesse tipo de tapete, já que ele serve mais para uma transição de um espaço para outro.

Foto: @arte_do_retalho

Porém, fique à vontade para fazer o tapete que quiser, ainda que haja uma recomendação para apostar nos formatos convencionais.

Só não se esqueça de colocar a sua identidade, criando também um tapete em harmonia com a pintura ou decoração da porta e do cômodo no qual ele se encontra.

Tapete frufru para banheiro

O banheiro fica um verdadeiro “frufru” de tão fofo que fica com tantos modelos de tapetes de frufru que podem ser usados nesse ambiente.

Foto: @blogda_aana

Um conjunto de tapetes para o banheiro precisa ter um tema único, de modo que os tapetes tenham detalhes em comum ou o mesmo desenho principal.

Siga uma ideia de acordo com a decoração do banheiro, trazendo sempre a sensação de refresco e relaxamento nas cores, investindo em elementos da natureza como inspiração.

Foto: @blogda_aana

A sugestão é que você trabalhe com folhas, flores, peixes ou linhas sinuosas em figuras abstratas.

Para além dos desenhos, os tapetes de frufru combinam com esse ambiente porque também enxugam os pés com mais facilidade, já que eles possuem várias tiras de tecido.

Sem falar do franzido das tirinhas que é muito gostoso de tocar depois de sair de um banho relaxante.

Tapete de frufru para quarto

O quarto individual vai ter os tapetes de frufru com desenhos marcantes que dialoguem com o estilo de cada um.

Foto: @luztapetes_artesanais

Desenhos animados, diversos animais, formas tribais, entre outras opções de elementos como corações, estrelas e nuvens, vão aparecer a depender do gosto pessoal.

Esse é um espaço de intimidade, portanto, explore aquilo que realmente tem a ver com as referências individuais.

Foto: @tapetes_personalizados_decorat

Já o quarto de casal ou compartilhado, o modelo de tapete deve ser escolho em um consenso, estimulando referências nas quais todas as pessoas sejam a favor.

Deixe, assim, o ambiente mais divertido ou mais romântico ou mais conceitual.

Para ser divertido, coloque cores vivas, em clima de primavera ou verão, inspire-se no jardim florido, no sol ensolarado, nos animais encantadores, como corujas e sapos.

Ao ser romântico, coloque cores suaves, sutis e delicadas, expresse calmaria, tranquilidade e sabedoria também.

Foto: Empório Trama Terê

Já na versão mais conceitual inspire-se em um tema ou uma ideia específica para uma composição final na decoração com referências artísticas diferentes.

Pense em desenhos místicos, como mandalas e símbolos ocultos, ou em um personagem famoso ou em figuras religiosas, por exemplo.

Peças decorativas lisas combinam com tudo, basta escolher a cor de acordo com a decoração do quarto.

Foto: MARILE SHOPPING

É ótimo apostar em um modo mais personalizado quando for fazer algo para si mesmo ou quando quiser experimentar suas potencialidades criativas.

Como fazer tapete de frufru

Materiais necessários

  • Tecido (no formato do tapete)
  • Tiras de tecido franzidas em cores diversas (frufru)
  • Giz branco
  • Molde do desenho para criar uma estampa
  • Máquina de costura

Esse tapete de frufru tem estampa de flores, mas pode ser usado outro desenho para decorá-lo.

Passo 1

Escolha um tecido base para formar o seu tapete, ele pode ter o formato da sua preferência: redondo, quadrado, retangular, entre outros.

Passo 2

Faça um molde de papel ou imprima um molde pronto conforme o desenho que deseja.

No tutorial, foi usado um desenho de flor, no qual um molde desse desenho serviu para reproduzi-lo com giz no tecido. Então, se quiser, faça a marcação do desenho no tecido em várias posições diferentes.

Passo 3

Nas laterais, pode-se colocar apenas metade do desenho, dando uma ideia de continuidade ao mesmo tempo que o desenho está incompleto porque ele não caberia totalmente.

Evite fazer desenhos muito pequenos, porque quanto maior o espaço de preenchimento, mais fácil será o contorno com as tiras de frufru.

Passo 4

Depois de fazer a marcação sobre o tecido (com ajuda do molde), comece a costurar as tiras de frufru.

Mantenha 1 cm de distância da borda do tapete, quando começar a costurar. Verifique também o sentido do frufru, só costure se o frufru estiver para baixo, ou seja, com as pontas voltadas para baixo.

Dicas

Vale lembrar que as tiras de frufru são feitas com tiras de tecido, costuradas pelo pé calçador de franzir, que deve ser comprado e colocado em uma máquina de costura.

Ao fazer as tiras para criar esse tapete, coloque as tiras que ficarão nas bordas primeiro, fazendo o contorno de acordo com o formato do seu tapete.

Não precisa cortar a tira depois de costurar uma lateral, pode-se virar o tapete e simplesmente manter a agulha baixa para seguir contornando. Mas o ideal é que faça do jeito que for mais confortável para você, cortando a sobra ou seguindo o contorno até o fim da tira.

Passo 5

Depois das bordas, comece a contornar os desenhos (que foram reproduzidos no tecido) com as tiras de frufru, e preencha-os com cores específicas para cada parte.

Passo 6

Faça o preenchimento do restante, seguindo um mesmo sentido de ida e volta. Por exemplo: costure as tiras de baixo para cima e de cima para baixo, sem esquecer de nenhum espaço e mantenho 1 cm de distância entre cada tira, em cada passagem.

Veja como fazer o tapete de frufru através deste tutorial da Jaquicelli Liriane:

+75 Ideias de tapetes de frufru fáceis de fazer

Veja modelos de tapetes de frufru para se inspirar e fazer em casa!

1 – Jogo de tapete de frufru divertido

Foto: @instablogmeularminhavida

2 – Tapete frufru meia lua com cores neutras

Foto: @arte_do_retalho

3 – Tapete de cactos simples e delicado!

Foto: @brendadolar

4 – Tapete de frufru para banheiro antiderrapante tema fundo do mar

Foto: @quiquiro

5 – Jogo de tapete de frufru cupcake bem colorido

Foto: @casinha_da_arii

6 – Opção em formato de banana para um ambiente descontraído

Foto: @diariodolarblog

7 – Um lindo tapete frufru em formato de flor

Foto: @tapelie

8 – Em formato de bola de futebol para quarto infantil

Foto: @arte_em_frufru

9 – Tapete listrado colorido para decorar diversos ambientes

Foto: @tapetesamanda

10 – Tapete frufru tulipa para banheiro

Foto: @tapete_em_retalhos

11 – Tapete de frufru coruja

Foto: @amelia.brandt

12 – Frufru de borboleta fácil de fazer

Foto: JO ARTE FRUFRU

13 – Jogo de tapete flor amarela com fundo bege e folhas verdes

Foto: JO ARTE FRUFRU

14 – Tapete de frufru para sala em duas cores

Foto: @paulatapetes

15 – Tapete Donuts criativo

Foto: @fetapetesfrufru

16 – Frufru de lacinho rosa

Foto: @schinemannvalquiria

17 – Frufru de xícara para cozinha

Foto: @adedeartes

18 – Tapete xadrez simples e aconchegante

Foto: @franciely_stein

19 – Frufru redondo e colorido

Foto: @arte_do_retalho

20 – Tapete de frufru para quarto infantil

Foto: Empório Trama Terê

21 – Jogo de cozinha de 3 peças em malha helanca

Foto: HINOVARE ATELIÊ

22 – Kit para quem gosta de frufru de animais

Foto: @amelia.brandt

23 – Tema nuvem de amor super fofo

Foto: @tapete_toquedecarinho

24 – Tapete de frufru artesanal com hibisco

Foto: @tapetedecora

25 – Frufru de banheiro com rosas

Foto: @adedeartes

26 – Sugestão de tapete de frufru para iniciantes

Foto: @tapeteseliana

27 – Tapetes de frufru de cozinha em formato de limão

Foto: @floreseamores.tapetes

28 – Tapete de porta com vasinhos de cactos

Foto: @bb_presentess

29 – Jogo de banheiro flamingos para quem é apaixonado por rosa

Foto: @lucia.criacoes

30 – Tapete de frufru de girassol

Foto: @tapetedecora

31 – Frufru de cachorro para banheiro

Foto: @fetapetesfrufru

32 – Jogo de tapete de banheiro de passarinhos

Foto: @adedeartes

33 – Combinação de cores perfeita

Foto: @brunatapetes

34 – Tapete infantil carrinho

Foto: @tapelie

35 – Flores amarelas com borboletas

Foto: JO ARTE FRUFRU

36 – Jogo de tapete em formato de pés

Foto: JO ARTE FRUFRU

37 – Jogo de cozinha malha Frufru natal

Foto: HINOVARE ATELIÊ

38 – Tapete de frufru de Natal para decoração de final de ano

Foto: Jean de Souza Soares

39 – Jogo de banheiro colorido feito à mão

Foto: @elianatapetes

40 – Tapete de frufru de joaninha

Foto: @ateliertj

41 – Jogo de banheiro de flores com borboletas

Foto: @franciely_stein

42 – Tapete frufru grande em formato de flor

Foto: @amoartesanatto

43 – Jogo de banheiro rosa

Foto: @fazendomeuenxoval

44 – Tapete frufru quadrado com flores e borboletas

Foto: @sheila_tapetes_artesanais_

45 – Tapete frufru cinza e rosa

Foto: @cristianesobatista

46 – Jogo de frufru de morango com passadeira

Foto: HINOVARE ATELIÊ

47 – Tapete frufru de caju

Foto: @floreseamores.tapetes

48 – Tapete de malha frufru em forma de urso

Foto: JO ARTE FRUFRU

49 – Frufru com corações

Foto: JO ARTE FRUFRU

50 – Frufru em formato de rosa

Foto: JO ARTE FRUFRU

51 – Tapete frufru flamingos maravilhoso

Foto: @adedeartes

52 – Jogo de tapete preto e amarelo

Foto: @cristianesobatista

53 – Passadeira de cupcakes

Foto: @cristianesobatista

54 – Jogo de tapete de flores em tons de azul e branco

Foto: @jaine_schwartz

55 – Tapete redondo colorido

Foto: @tapelie

56 – Tapete retangular de panda

Foto: @tapetespatricia

57 – Jogo de tapete vermelho com detalhes em preto e branco

Foto: @gabrielaadrianomoura

58 – Uma lindeza em frufru

Foto: @mariahenxovais

59 – Modelo de tapete frufru emoji apaixonado

Foto: @izaquearts

60 – Tapete de frufru da Minnie e do Mickey no vermelho

Foto: JO ARTE FRUFRU

61 – Tapete em formato de peixe

Foto: JO ARTE FRUFRU

62 – Jogo de tapetes de frufru com cores claras

Foto: @izaquearts

63 – Decoração com flores

Foto: @elianatapetes

64 – Tapete frufru nuvem de amor

Foto: Adede Artes

65 – Um grande coração no meio para encantar

Foto: @gabrielaadrianomoura

66 – Tapetes de cozinha em forma de cupcake

Foto: @cantinhofabi

67 – Tapete de frufru infantil tema unicórnio

Foto: @rozaflor.artesanato

68 – Bege com flor azul

Foto: @izaquearts

69 – Tapete com desenho de tucano

Foto: Jean de Souza Soares

70 – Tapete com flores e folhas

Foto: Jean de Souza Soares

71 – Frufru Minnie

Foto: @tapetespatricia

72 – Frufru de chinelo

Foto: @tapetesfrufru.ih

73 – Tapete de frufru para porta azul floral

Foto: Arte em Frufru E Cia

74 – Tapete para entrada com tulipas

Foto: Arte em Frufru E Cia

75 – Frufru fácil e lindo!

Foto: @docelardapriscila

76 – Frufru de cachorros

Foto: JO ARTE FRUFRU
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte