Você sabe diferenciar o tecido Jersey de outros tipos de tecido? É bastante provável que você tenha diversas peças de roupa em seu guarda roupa feitas a partir desse material.
Isso porque, atualmente ele é uma das principais escolhas de matéria-prima para a indústria do vestuário. Entenda melhor suas características e quais são as suas principais vantagens para o usuário.
Confira ainda: Como é, cores e dicas para limpar o tecido suede
Como é o tecido Jersey?
Também chamado de malha Jersey, esse tecido é conhecido por ser bastante elástico. Assim, sua textura é bem maleável, o que faz com que as peças de roupa feitas a partir dele se ajustem bem ao corpo. Por isso, proporciona aos usuários um ótimo caimento estético e muito conforto. Veja algumas das principais características desse tecido.
O tecido Jersey oferece uma boa durabilidade mediante alguns cuidados. É importante que ele não seja alvejado ou lavado à seco. Além disso, não é recomendável o uso de ferro muito quente sobre a sua superfície para evitar marcas duradouras.
Veja também: O que é, é bom ou encolhe o famoso tecido duna
Flexibilidade
Essa característica faz com que o Jersey seja um tecido muito versátil, que pode ser usado para a produção de diferentes peças de vestuário. Seu aspecto livre facilita movimentações corporais sem grande esforço.
Leia mais: Onde comprar tecidos online baratos na internet
Elasticidade
O Jersey é um tecido que consegue se esticar bem quando pressionado nessa intenção. Ao mesmo tempo, ele consegue retomar sua forma original sem contrair deformações por conta do movimento.
Porosidade
Característica dos tecidos de malha como um todo, a porosidade permite que o corpo troque de calor com o ambiente. Isso ocorre porque as malhas apresentam pequenas frestas de espaço entre os seus pontos.
Por isso, o corpo respira bem com o uso desse tecido. Ele é funcional tanto em condições climáticas de frio quanto no calor. Ou seja, ele atua tanto como isolante térmico quanto permite a transpiração do corpo.
Durabilidade
O tecido Jersey oferece uma boa durabilidade mediante alguns cuidados. É importante que ele não seja alvejado ou lavado à seco. Além disso, não é recomendável o uso de ferro muito quente sobre a sua superfície para evitar marcas duradouras.
Qual é a composição do tecido Jersey?
A sua composição conta com elastano e poliéster. Pode ser confeccionado em lã, algodão, seda ou fibras sintéticas.
Onde é mais usado o tecido Jersey?
Como falamos, a versatilidade é uma das principais qualidades deste tecido. Portanto, ele pode ser usado em peças como camisetas, blusas, vestidos, saias e calças. Além disso, ele também pode ser usado para fazer cortinas ou revestir capas de almofadas e edredons.
Tecido jersey é transparente?
O tecido Jersey pode apresentar uma cobertura acetinada, que é mais leve e macia. No entanto, ele não é transparente.
Tecido jersey é quente?
Não, na verdade, ele é um tecido perfeito para temperaturas mais elevadas e climas quentes. Isso porque, a sua composição mista de algodão, lã e fibras sintéticas faz com que ele seja extremamente fresco e confortável.
Quais os preços do Jersey?
O tecido Jersey liso, em diferentes cores, custa em média R$ 6,50 a cada 50 cm. Isso significa que o metro do tecido sai por volta de R$ 13,00. No entanto, a oferta do preço do produto pode variar conforme a região e o local de compra.
De modo geral, compras que envolvem quantidades maiores podem sair por um preço mais baixo em lojas de tecido especializadas.
Outra coisa que pode influir no preço é a própria diferenciação entre os tipos de tecido jersey e os materiais utilizados em sua confecção.
Afinal, o tecido jersey é bom?
Sim, o tecido Jersey é um tecido muito utilizado na indústria de vestuário por conta das sua versatilidade, durabilidade, maleabilidade e valor acessível. Além disso, a sua malha proporciona um ótimo conforto e visual aos usuários.