Conheça a técnica conhecida como macramê

O macramê é uma técnica muito importante e possui uma alta popularidade no artesanato atual. Isso ocorre pelo fato dessa prática auxiliar na confecção de itens importantes como franjas, suportes, flâmulas e mandalas através de nós bem distribuídos e compostos cuidadosamente.

Entretanto, não são todos os que conhecem como a técnica macramê funciona. Consequentemente, essas pessoas perdem uma oportunidade interessante de compor mais itens de artesanato e compreender mais sobre a história dos povos antigos que criaram e popularizaram a técnica.

O que é a técnica macramê?

A técnica macramê se trata do uso de nós por meio das linhas na tecelagem manual. Dessa forma, ela não faz uso de mecanismos específicos como outras técnicas de artesanato, mas somente a própria composição da criação.

Pelo fato dela não utilizar ferramentas específicas além dos nós, a técnica macramê se popularizou entre os amantes de artesanato, afinal, ela confere visuais únicos e belos para diferentes gostos, além de ser uma prática bastante versátil e interessante.

Qual a sua história?

A técnica de macramê tem registros no século XIII através de esculturas dos assírios e babilônios. Tudo indica que a técnica foi popularizada por navegantes que criavam as peças durante as navegações muito extensas e depois as vendiam nos portos ou faziam escambos.

Participe do nosso grupo do WhatsApp e receba artesanatos e moldes PDF para imprimir!

Quero Entrar no Grupo

tecnicas de macrame

O macramê passou por um momento de muito uso, principalmente em 1970, quando diversas casas dos Estados Unidos e Reino Unido apresentavam diversas composições com base na técnica. Isso aconteceu devido à divulgação da técnica feita pela revista Vogue através da publicação de um livro que falava sobre o macramê.

Passo a passo para fazer a técnica macramê

A técnica macramê exige, inicialmente, que você obtenha um suporte adequado para colocar todas as linhas bem posicionadas. Depois, basta ter cuidado com a passagem delas e repetir o movimento na quantidade de vezes ideal para que a criação atinja a forma que você desejar!

Coloque as linhas em um suporte

Prender as linhas no suporte é extremamente importante para assegurar que sua criação fique segura e que todo o manuseio das linhas fique mais fácil. Você pode escolher tanto uma superfície de madeira ou até mesmo uma vareta.

Cuidado com as passagens de linhas

A passagem das linhas guarda todo o cuidado necessário para que a decoração fique única e bem bonita. Como essa etapa é a responsável por fazer tomar a forma, é interessante que você distribua bem os espaços entre os nós para que ele atinja seu objetivo.

Repita o movimento várias vezes

Após realizar a passagem das linhas, basta repetir o movimento várias vezes até formar uma sequência de nós bem espaçados e com bons tamanhos. Sempre que quiser, aposte em novas formas de nós para dar um toque original e fazer os nós combinarem com elementos do local da sua criação.

O que é possível fazer com a técnica macramê?

A técnica de macramê possibilita a composição de peças de artesanato únicas como decorações para vasos de plantas ou almofadas, por exemplo. De modo geral, essa técnica oferece bastante versatilidade e permite que vários elementos de seu ambiente ganhem um toque único e bonito.

dicas de macrame

Percebe-se como o macramê é uma técnica bastante interessante para proporcionar visuais diferentes e únicos para as suas criações. Para fazê-las com materiais de qualidade, contar com o Armarinho São José é a escolha ideal, já que toda a experiência e cuidado tido no mercado permite a reunião de uma ampla variedade de escolha de materiais.

A diversidade de materiais é um destaque do Armarinho São José, não é à toa que além de itens essenciais para a realização da técnica macramê, você pode encontrar diferentes tipos de agulhas para crochê. Dessa forma, é possível escolher o material mais interessante para a sua criação e dar vida a formas únicas e belas!

Deixe um comentário