Tinta para pintar MDF: qual tipo usar e qual a melhor para cada projeto?

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

Tinta para pintar MDF é fácil de encontrar e pode ser usada com praticidade.

Seja para iniciantes ou para os mais experientes, os variados tipos de tinta podem criar efeitos diferentes e favorecer determinados trabalhos em relação à sua durabilidade e beleza.

Por isso, para um acabamento impecável é preciso se atentar a todo o processo, especialmente na fase de tratamento da peça antes do uso da tinta.

(Imagem: Artes Manuais by Kellen)

O MDF, principalmente quando está cru, precisa desse tratamento com lixa, massa corrida e/ou base seladora. Assim, qualquer irregularidade no seu artesanato com MDF pode ser ajustado para a tinta apropriada cumprir o seu papel.

Adequar a tinta ao projeto de pintura é outro passo importante, pois cada elemento possui sua especificidade e todos eles precisam estar alinhados.

Veja a seguir dicas essenciais sobre os tipos de tinta e preparação para pintura, assim você terá uma base perfeita para decorar letras de MDF, caixinhas personalizadas,

5 Melhores tipos de tinta para pintar MDF

A tinta látex PVA e a tinta acrílica são as mais usadas para pintura de MDF. Porém, a tinta acrílica pode ter uma maior durabilidade porque possui resina acrílica na composição, uma película brilhante que cria resistência à água.

(Foto: @bazarepapelariaemfamilia)

Sendo assim, a tinta PVA é indicada, principalmente, para iniciantes, porque serve mais para pinturas caseiras e trabalhos artesanais mais simples.

Uma tinta esmalte que não seja à base de água também tem a mesma vantagem da tinta acrílica, por isso serve bem para objetos que ficam expostos ao sol ou à umidade.

O que vai fazer a diferença na escolha são as opções de cores quando for procurar por um tipo de tinta específico.

A tinta spray, por exemplo, possui uma gama de cores diferentes e o manuseio costuma ser mais prático, porque não é necessário o uso de rolinhos ou pincéis.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte