Tinta para pintar MDF: qual tipo usar e qual a melhor para cada projeto?

Tinta para pintar MDF é fácil de encontrar e pode ser usada com praticidade.

Seja para iniciantes ou para os mais experientes, os variados tipos de tinta podem criar efeitos diferentes e favorecer determinados trabalhos em relação à sua durabilidade e beleza.

Por isso, para um acabamento impecável é preciso se atentar a todo o processo, especialmente na fase de tratamento da peça antes do uso da tinta.

melhor tinta para pintar mdf
(Imagem: Artes Manuais by Kellen)

O MDF, principalmente quando está cru, precisa desse tratamento com lixa, massa corrida e/ou base seladora. Assim, qualquer irregularidade no seu artesanato com MDF pode ser ajustado para a tinta apropriada cumprir o seu papel.

Adequar a tinta ao projeto de pintura é outro passo importante, pois cada elemento possui sua especificidade e todos eles precisam estar alinhados. 

Veja a seguir dicas essenciais sobre os tipos de tinta e preparação para pintura, assim você terá uma base perfeita para decorar letras de MDF, caixinhas personalizadas,

5 Melhores tipos de tinta para pintar MDF

A tinta látex PVA e a tinta acrílica são as mais usadas para pintura de MDF. Porém, a tinta acrílica pode ter uma maior durabilidade porque possui resina acrílica na composição, uma película brilhante que cria resistência à água.

tinta para pintar mdf artesanato
(Foto: @bazarepapelariaemfamilia)

Sendo assim, a tinta PVA é indicada, principalmente, para iniciantes, porque serve mais para pinturas caseiras e trabalhos artesanais mais simples.

Uma tinta esmalte que não seja à base de água também tem a mesma vantagem da tinta acrílica, por isso serve bem para objetos que ficam expostos ao sol ou à umidade.

O que vai fazer a diferença na escolha são as opções de cores quando for procurar por um tipo de tinta específico.

A tinta spray, por exemplo, possui uma gama de cores diferentes e o manuseio costuma ser mais prático, porque não é necessário o uso de rolinhos ou pincéis.

tinta para pintar mdf spray
(Foto: Bunting Magnetics)

No entanto, é preciso ter certa experiência para aplicar a tinta spray, pois a superfície precisa ter uma pintura uniforme, do contrário, a tinta pode escorrer sobre ela.

Outra opção é a tinta automotiva que também possui uma variedade maior de cores e necessita de certa prática para ser aplicada. Contudo, o acabamento com a tinta automotiva fica impecável, com um laqueado resistente e brilhante.

Como preparar o MDF cru para pintura? 

Primeiro, forre o espaço onde será colocado o MDF. O forro geralmente é feito com jornais, lona, panos ou com sacolas de plástico. Em seguida, lixe a peça, passe um pano seco e depois passe um pano úmido para tirar a poeira e resíduos.

Espere secar e, antes de aplicar a tinta com a coloração desejada, passe a goma laca incolor e depois passe o primer para preparar o MDF.

preparar o MDF cru para pintura
(Foto: Magazine Luiza)

O uso de uma tinta branca também servirá para criar uma base neutra que antecede à pintura e ela pode substituir o primer no processo. Em resumo, o primer prepara o MDF para a pintura e ele é um produto feito para isso.

Mas a goma laca incolor com a tinta branca pode substituir o primer porque também cria uma base para a próxima tinta.

Use um pincel chato para passar esses produtos com várias pinceladas, depois espere secar novamente para começar a sua pintura definitiva.  

Veja as dicas valiosas do canal Obrinhas da Graci para iniciantes sobre a preparação e pintura de uma peça de MDF:

Qual tinta usar para pintar MDF laminado? 

Use a tinta acrílica, a tinta PVA ou a tinta esmalte e siga as mesmas instruções da pintura para MDF cru (talvez sem a necessidade de lixamento prévio).

Caso haja necessidade, lixe e aplique massa corrida de madeira para corrigir falhas e irregularidades na peça.

Depois faça a pintura com várias demãos bem finas para um melhor acabamento, aplicando o primer e depois a tinta desejada.

placa de mdf laminado
Placas de MDF laminado

Qual tinta usar para pintar móveis em MDF?

Existem novas tintas no mercado que são multissuperfícies, elas são resistentes e servem para todos os móveis em MDF, sejam eles para ambientes internos ou externos.

No geral, essas tintas são do tipo esmalte, mas outras tintas podem servir igualmente para a mesma finalidade. O importante é ter certeza que a tinta desejada serve muito mais para pinturas no interior do que no exterior, a não ser que o móvel fique exposto ao ambiente externo da casa.

tinta ideal
(Foto: Simply Cleaver)

Devido à sua impermeabilidade, a acrílica é mais durável e pode ser uma boa opção. Já a tinta látex PVA é indicada se o móvel necessitar de reparos ou não ficar muito exposto ao ambiente externo e à umidade.

A tinta spray é prática e versátil, assim como a tinta automotiva, mas é preciso saber aplica-las com eficiência e segurança. O cuidado é especial, principalmente, no caso de tintas automotivas que são muito sintéticas e liberam toxinas.

Contudo, se ainda não se decidiu porque a sua intenção é deixar o móvel em MDF com um aspecto rústico ou envelhecido, então a tinta betume é a mais indicada. Fica a dica!

Acompanhe o vídeo da Diycore com Karla Amadori e aprenda o passo a passo:

Tinta para MDF em spray 

Existem muitas versões da tinta spray, elas podem ser de material sintético ou à base de água.

Existe, inclusive, tinta de spray removedor que serve para remover tintas, facilitando a retirada até mesmo das tintas mais resistentes, com auxílio de uma espátula. Mas, em caso de pintura é mais comum usar a tinta esmalte (spray) à base de material sintético por conta da durabilidade.

pintar móveis em MDF
(Imagem: Claudia Carvalho – YouTube)

Na embalagem da tinta spray há informações que garantem que o produto serve para aplicação em madeira e compensados.

As tintas sprays também se diferenciam em relação aos seus efeitos que podem ser: brilhoso, acetinado, fluorescente, metálico, luminoso e fosco.

Confira as dicas do canal DIY Para Passar Tempo – Cler Oliveira antes pintar MDF com spray:

Tinta para pintar móvel em MDF laqueado 

Para móveis em MDF laqueado é preciso lixar a peça para retirar o máximo do seu aspecto brilhoso, especialmente se a intenção for colocar uma tinta fosca por cima.

A cera ou a tinta usada para obter o acabamento laqueado pode também ser mantida, caso a pintura desejada seja através de uma tinta com efeito similar.

Ainda é possível revestir a peça com outra tinta apropriada para madeira e depois repor o laqueado novamente, se quiser.

Não tem segredo, o ideal é colocar sempre uma base, como o primer, para preparar a superfície antes da aplicação da tinta. 

tinta para mdf laqueado
Prateleiras em MDF laqueado (Foto: D’ARTS LASER)

Qual tinta usar para pintar MDF provençal? 

Pode-se usar as mesmas tintas que servem para madeira e compensados, incluindo todos os tipos de MDF. Mas a tinta PVA é excelente para trabalhos artesanais e pinturas feitas em casa, o que também é típico do MDF provençal.

pintar moveis em mdf
(Foto: AcroDecor)

Portanto, a tinta látex PVA seja em spray ou aplicada com o uso de pincéis/rolos é a mais comum nesse caso.

Tinta para MDF que já foi pintado 

O MDF que já foi pintado precisa de tratamento e preparação para uma nova pintura, basta lixá-lo e limpá-lo, além de ajustar qualquer irregularidade com massa de madeira.

A tinta que será usada pode ser diferente da que foi aplicada, ainda que uma seja à base de água e a outra seja à base de solvente. A base seladora colocada antes da tinta é o que vai dar a garantia de uma boa pintura para renovar sua peça em MDF.

Tinta guache serve para pintar MDF? 

Serve sim! No entanto, o resultado não terá a mesma qualidade do que as tintas específicas para madeiras e compensados.

A guache é uma tinta menos tóxica e à base de água, por isso é usada por crianças em trabalhos infantis e escolares. Se quiser usar a guache, recomenda-se passar uma demão com tinta branca, antes de aplicar a cor definitiva.

(Foto: Livraria Funep)

É possível criar esboços para pintura com essa tinta e também criar efeitos bem criativos, como o de aquarela. Só cuidado para não diluir demais a tinta guache, dilua conforme o efeito desejado para a sua peça.

Se quiser experimentar não tenha medo, porque a guache é muito mais fácil de remover do que os outros tipos de tinta para pintar MDF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *