Quer saber um tipo de artesanato nacional que sempre apresenta tendências e não desaparece com o tempo?
Basta olhar para o fuxico brasileiro para lembrar que ele sempre esteve e ainda está presente nas casas de muitas pessoas.
Na verdade, desde o século XX que o fuxico se popularizou e se manteve atualizado.
Essa técnica artesanal se mostrou muito versátil, de modo que diferentes peças foram criadas a partir da utilização de retalhos de tecidos, geralmente em forma de círculos recortados.
Além de ser uma técnica que potencializa a criatividade de maneira simples e prática, o fuxico também é muito útil e funcional.
Muitas casas foram e continuam sendo decoradas com peças criadas a partir dela.
Saiba mais sobre esse e outros artesanatos nacionais.
Leia mais: Fotos incríveis de bonecas de fuxico
Um tipo de artesanato nacional que resiste ao tempo
Como já foi mencionado, o fuxico é um tipo de artesanato nacional que resiste ao tempo.
Afinal, milhares de artesãos e artesãs continuam criando e reinventando peças que são confeccionadas através dessa técnica.
O artesanato nacional prosperou muito com a popularização do fuxico, que aconteceu graças às mulheres do interior do Nordeste que criavam suas peças juntas.
Dizem que a palavra “fuxico” é de origem africana e, na verdade, significa remendo ou alinhavo com agulha e linha.
Desse modo, o fuxico faz parte da cultura brasileira, retratando um tipo de costura que é característico do país e que se tornou muito famoso.
A principal característica do fuxico é que sua costura circular forma um visual de flor, que pode ter diversas cores e estampas.
Muitos acreditam que essa técnica artesanal foi uma das primeiras técnicas que surgiu através da reutilização de materiais, pois o principal material eram os retalhos de tecidos.
A técnica consiste em usar os retalhos cortados em círculos para costurar suas pontas e formar pequenas esferas que possuem duas camadas, sendo que juntas podem criar diferentes formatos.
Com criatividade, o tecido pode estar presente em muitas peças feitas em tecido…
Principalmente considerando a técnica do patchwork e a diversidade do uso dos retalhos para decorar e customizar.
A técnica passou a ser usada para criar peças de vestuário, peças de decoração, colchas, toalhas de banho e mesa, tapetes, cúpulas para abajur, capas de almofadas e muito mais.
Veja alguns exemplos.
Confira ainda: Passo a passo de capitonê para fuxico
Colcha de fuxico
Essa é a peça mais tradicional que vem ganhando novas roupagens e formas diferentes de ser feita, mas quem nunca viu uma dessas na casa da avó e continua achando lindo?
Veja também: Modelos imperdíveis de colcha de fuxico
Cortina de fuxico
A cortina de fuxico deixa qualquer ambiente mais alegre e divertido, ela cai bem no banheiro, na cozinha, no quarto, na sala ou na varanda, depende da decoração de cada cômodo.
Objetos de decoração com fuxico
Decorar um objeto com fuxico para decorar a casa pode ser uma ótima ideia se o objetivo for dar um toque cultural e trazer mais personalidade para determinando cantinho da casa.
Bolsa de fuxico
Esse acessório é super criativo, pode ser encontrado em diversos modelos e serve para quem gosta de peças coloridas ou para quem quer bolsas monocromáticas: tem para todos os gostos.
Lembrancinhas de fuxico
Chaveirinhos, porta pano de prato, peso para porta e toalhinhas, são só alguns exemplos de lembrancinhas que podem ser confeccionadas com o famoso fuxico.
Outros artesanatos nacionais famosos
O tempo passa e alguns artesanatos nacionais continuam famosos, assim como acontece com o fuxico.
Confira alguns tipos de artesanato que são bastante conhecidos pelos brasileiros e que enriquecem a cultura do país.
Renda
Um tipo de artesanato nacional que resiste ao tempo é a renda, que está presente do Norte ao Sul do Brasil, podendo ser vista em acessórios, roupas de cama e peças de vestuário.
A tradicional renda de almofada ou de bilros, por exemplo, faz parte da cultura popular do Brasil, sendo desenvolvida por rendeiras que usam um papelão cheio de furos, linhas e bilros.
A renda é maravilhosa para criar detalhes ou produzir peças inteiras com diferentes nuances e camadas, afinal, existem muitos tipos de renda por aí.
Bonecos de barro
Outro tipo de artesanato é o boneco de barro, um tipo de cerâmica figurativa que está mais presente no Norte, Nordeste e em alguns estados, como São Paulo e Santa Catarina.
Embora a cerâmica seja mais utilizada para produtos utilitários, como vasos e potes, a cerâmica usada para fazer decorações, como os famosos bonecos, é também uma tradição.
A namoradeira é um exemplo de boneca de barro que está em todo o Brasil, e costuma ser vista na janela das casas, pelos transeuntes.
Miniaturas de personagens como, cangaceiros, sanfoneiros, músicos e figuras religiosas, também são muito procuradas e produzidas, nas capitais e interiores.
Trançados de fibras
Os trançados de fibras fazem peças muito populares, como cestas, esteiras, chapéus, redes e balaios.
Os fios que são trançados podem produzir diversas texturas, com baixo ou alto relevo, e cada região brasileira terá um tipo de trançado que se destaca mais.
Por exemplo, algumas fibras mais utilizadas no Norte e no Nordeste, são: o cipó, a palha, a taboa, o vime, o buriti, a taboca e o tucum.
Cada fibra tem um potencial específico e oferece um visual diferente também, a escolha da fibra depende do tipo de objeto que será produzido.
É uma arte muito versátil e criativa, que pode ser encontrada em qualquer canto do Brasil.
Arte dos povos originários
Embora muitos dos artesanatos mencionados anteriormente possam ter tido a sua origem incerta ou advinda de outros países, existem artesanatos que foram originados totalmente no Brasil.
Para ter certeza disso, basta olhar para a arte dos povos originários (indígenas), que habitam o país há muito mais tempo do que todos os outros povos.
Eles são os patronos da terra e costumam criar artesanatos com materiais naturais, advindos de animais, plantas e frutos.
Vale ressaltar também que cada etnia indígena tem o seu próprio estilo de fazer artesanato e o verdadeiro artesanato indígena é sempre feito pelo próprio povo.
Trançado de fibras e o entalho em madeira são algumas artes que os indígenas praticam, sem falar que o trabalho de cerâmica é mais um tipo de artesanato nacional feito por eles.