Capa » Artesanato » Artesanato com vidro reciclável

Artesanato com vidro reciclável

O processo de fabricação das embalagens de vidro é amplo e complexo, por isso é interessante reciclar e reaproveitar vidros em geral, principalmente de garrafas de vinho, champagne e até mesmo de água. Existem empresas que até compram vidros para reciclar, porém o processo de reciclagem requer várias etapas que empregam diversas técnicas e nem sempre é fácil encontrar essas empresas. Por isso a dica é reaproveitar o material, para realizar um trabalho decorativo e bonito.

Existem várias técnicas que podem ser aplicadas ao vidro, portanto, o primeiro passo é selecionar os vidros que você deseja trabalhar e depois escolher o trabalho a ser desenvolvido. Entre as principais utilizações de vidros antigos, está a transformação das garrafas em vasos de flores (leia também como fazer vaso de flor de tecido).

Alguns artesãos que gostam da praticidade desenvolvem técnicas de pinturas sobre a garrafa e as utilizam apenas como adorno. Essas pinturas podem ser realizadas diretamente nas garrafas que podem ter qualquer formato ou cor. É aconselhável comprar tinta especifica para vidro e primeiro fazer um fundo seguido da pintura que irá ser a base final do objeto decorativo. Esse tipo de artesanato é simples, rápido e barato.

Passo a passo de como fazer

Para quem deseja transformar a garrafa e fazer com que ela pareça definitivamente um vaso, a dica é cortar o gargalo. Existem técnicas que facilitam a transformação do objeto. Para começar o artesanato separe todos os materiais necessários, incluindo:

  • 1 garrafa de vidro,
  • 1 corda fina,
  • fósforo,
  • 1 vasilha de água;
  • um pouco de álcool

Essa técnica deve ser aplicada por adultos e com segurança, pois será necessário mexer com fogo. Para dar início ao seu artesanato, enrole a corda em várias etapas ao redor do bico da garrafa. Molhe a parte que está envolta na corda com álcool e acenda o fósforo nessa região.

Aos poucos a corda irá queimar. Geralmente o procedimento é rápido e não leva mais do que 30 segundos para que se complete. É aconselhável pegar com um instrumento auxiliar a parte de baixo que não está queimada e virar sobre um recipiente com água. Esse recipiente deve ser de um material que não tenha facilidade para pegar fogo, para que não aconteça nenhum acidente ao desenvolver a técnica.

Após esse procedimento será necessário quebrar rapidamente o bico da garrafa. Utilize instrumentos de segurança como óculos e luvas para não se cortar. Ao final a garrafa estará sem o bico, sem pontas e com a parte completamente limpa. Caso apresente alguma rebarba passe uma lixa.

Para quem preferir um trabalho mais rápido e fácil, existem também os cortadores de vidros que facilitam o corte e podem ser encontrados em lojas especializadas de vidros e espelhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>