Home » Artesanato Passo a Passo » Como Fazer Reciclagem de Móveis Passo a Passo

Como Fazer Reciclagem de Móveis Passo a Passo


Renovar a decoração de sua casa é sempre bom, e neste quesito você nem precisa gastar muito, basta colocar as mãos na massa e investir na reciclagem de móveis, que além de garantir visual renovado para sua casa e decoração, ainda ajuda o planeta, já que evita que móveis que você não queria mais vão para o lixo.

A reciclagem de móveis é ótima saída para repaginar o visual de sua casa gastando pouco (Foto: Divulgação)


A reciclagem de móveis é ótima saída para repaginar o visual de sua casa gastando pouco (Foto: Divulgação)

Dicas para Fazer Reciclagem de Móveis

Para fazer a técnica de pátina provençal ou pátina envelhecida, como também é conhecida, você irá precisar de: lixa para madeira n° 60; esmalte à base de água (aqui foi usado o branco, mas você pode usar a cor que quiser); trincha; e lixa para madeira n° 80. Comece lixando toda a peça muito bem com a lixa n° 60. Em seguida, pinte toda a peça com o esmalte, mas de forma não uniforme, deixando um pouco de madeira aparecendo. Quando o esmalte estiver bem seco, lixe novamente a peça, mas desta vez com a lixa n° 80. E aqui vai uma boa dica: se você quiser uma peça bem marcada, lixe mais, deixando mais madeira aparecendo; e se quiser uma peça menos marcada, basta lixar menos. E está pronto! Você não precisa finalizar com verniz porque o esmalte já garante boa proteção para o móvel.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Backyardigans em Ponto de Cruz Passo a Passo.

Para renovar a cabeceira de sua cama você deve começar desmontando sua cama e lixando a cabeceira com lixa n° 60. Em seguida, passe uma camada de tinta PVA branca, com um pincel, para ser a base dos desenhos coloridos que você ira fazer depois. Deixe secar e logo depois passe uma camada de esmalte à base de água branco por toda a cabeceira. Se você achar necessário passe outra camada do esmalte branco. Logo após basta você decorar sua cama com os desenhos e motivos que quiser. Você pode desenhar à mão com esmalte à base de água (usando pincel n° 0 e as cores de sua preferência), pode usar stencil ou pode até mesmo colar adesivos.


(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Comedouro para Passarinho Passo a Passo.

E para fazer decoupage com folhas de revista em uma mesa você irá precisar de: recortes de revista; cola branca Cascorez extra; verniz acrílico fosco; tesoura; pincel; plástico fino; pote com água para diluir a cola; estilete; tintas coloridas (esmalte à base de água); e estopa. Comece escolhendo as imagens que você mais gosta e colando sobre o tampo da mesa com a cola diluída em água (comece de um lado da imagem e vá colando devagar e pressionando a imagem com a mão e o plástico para evitar bolhas). Em seguida, assim que preencher todo o tampo da mesa, faça o acabamento das laterais cortando as sobras das bordas com o estilete e pintando com a cor de sua preferência. Para finalizar aplique com a estopa duas camadas de verniz acrílico fosco por todo o tampo da mesa. E está pronto!

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Estas ideias de reciclagem de móveis foram retiradas do site Além da Rua Atelier.

Leia também sobre Adega de Vinhos Passo a Passo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*