Capa » Artesanato Passo a Passo » Tapete de Arraiolo passo a passo

Tapete de Arraiolo passo a passo

Os tapetes de arraiolo são característicos da Vila de Alenjana de Arraiolos em Portugal, daí surge à origem de seu nome. Os tapetes são bordados em lã com pontos arraiolos, ele é produzido sobre uma tela que pode ser feita de linho, juta ou algodão. Os pontos arraiolos são pontos cruzados, composto por duas meias cruzes. O tapete normalmente é produzido em três fases: Bordar a armação; Fazer Matização; Preencher fundos.

Como fazer Tapete de Arraiolo

O ponto arraiolo é muito simples de se produzir, para começar tenha em mãos seguintes  materiais: Projeto gráfico de sua preferência, Lã, Juta (Para se usado como tela), Cola, Agulha, Tear, Chapas de compensado e Tesoura. Para melhor entendimento é necessário que siga o passo a passo a seguir:

Passo a Passo da produção do tapete (extraído do site: jrtapetesarraiolos.com – Visite!)

Passo 01: GRÁFICO

Antes de tudo é preciso que você traçe seu desenho,Você precisa transformar o seu gráfico semelhante os que são feitos para ponto e cruz.

Passo 02: Contornando o desenho
Após o desenho ter sido feito na tela, é hora de copiá-lo com as cores determinadas pelo desenho que será reproduzido.

Passo 03: O preenchimento da tela

Logo depois que terminar o contorno do desenho é hora de fazer o preenchimento. Primeiro preencha os desenhos, logo depois já pode começar a preencher os espaços do fundo da tela.

Passo 04: Fazendo a revisão

Depois que preencher totalmente o tapete, ele deve ser escovado, isso serve para perceber se é necessário algum arremate, se falta algum preenchimento ou engano em alguma cor.

Passo 05: Produzindo a franja

Para o acabamento deve ser feito um tear de franja, com as linhas trançadas e presas por uma auréola.

Passo 06: Unindo a franja ao tapete

Depois que a franja estiver pronta, ela deve ser colocada no tapete, você pode fazer isso usando os mesmo materias usado no processo de produção do tapete (agulhas e linhas)

Passo 07: Engomação

Para finalizar, você precisa prender a peça em uma tabua, é importante que pregue toda a margem por igual, para que o tapete fique com as mesmas medidas em cada ponta, depois você deve passar uma solução de cola branca com a ajuda de um rolo de pintor e deixar o tapete secar ao sol.

Viu como é bem simples a produção de um tapete arraiolo? Se você ainda possui alguma dúvida, basta assistir o vídeo da artesã Kátia Mendonça no Programa Sabor e Vida da Rede Aparecida.

Fonte:http: jrtapetesarraiolos.com

5 comentários

  1. Olá!!! Dá prá substituir a lã pelo barbante??
    bjus<<<<

  2. eu poso fazer esse ponto cruz com barbante mesmo ou só a lâ?
    e a cola se eu nao quiser passar o que acontece?
    desde ja agradeço
    aguardo um retorno
    bjusss

  3. keep informed and read a lot and you will be always writing awesome articles like this one. just an advice.http://www.bancosicoob.com

  4. i just wanted to make a quick comment to say i’m glad i found your blog. thanks.http://www.bancosicoob.com

  5. Good infography ! Hard get the job done i suppose, even so the result if really cool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Meu Perfil no Google