Touca de tricô: como fazer passo a passo +75 modelos

No clima frio, é muito bom ter uma touca de tricô na cabeça, aquele gorrinho que esquenta nossa testa, nosso couro cabeludo e nossas orelhas.

Pode apostar que além de esquentar, ela vai ficar muito linda em você. Afinal, ela nunca sai de moda e serve para todos os gêneros e todas as idades!

Por isso, existem muitas formas diferentes para tecer uma touca de tricô, assim, você tem a garantia de manter o seu estilo próprio na hora de se vestir usando uma touca dessas.

Saiba também como fazer tricô, muitas dicas e passo a passo.

A seguir você vai aprender o passo a passo para fazer uma peça bem descolada, e, depois confira as dicas para tecer outros tipos e arrasar no frio.

touca de trico
(Foto: @yukkoba33)

Quantos novelos de lã são usados para fazer uma touca de tricô?

A quantidade de 1 (um) novelo geralmente é suficiente para a confecção de um gorro/touca de tricô. Porém, é preciso verificar quantos metros possui o novelo, antes de comprar.

novelo de lã
(Foto: @annemaree.c)

Para as crianças, você pode usar pacotes menores de novelo com cerca de 110 metros. Para os adultos, os pacotes maiores chegam a ter cerca de 133 metros ou mais de 200 metros de fio.

Porém o peso da linha influencia mais uma vez na escolha, uma linha mais pesada requer uma tiragem menor. Uma linha média requer uma maior tiragem.

Tudo depende também do tipo de touca que você deseja, se vai ter tranças, se vai ter tapa orelhas, se serão toucas maiores em comprimento e, assim, algumas vão demandar uma maior quantidade de fio.

Quantos pontos vai na agulha para fazer uma touca de tricô?

Como foi apresentado no nosso passo a passo anterior para fazer uma touca de tricô, foram necessários 76 pontos na agulha para iniciar a feitura de uma touca adulta.

Aprenda também como fazer uma boina de tricô.

pontos de trico
(Foto: @rowrowandkades)

Sabe-se que a cabeça de um adulto tem em média 56cm a 61cm. A quantidade de pontos que se usa, geralmente, é entre 76cm e 100cm.

A depender do tamanho da circunferência associada à cabeça de uma pessoa, a quantidade de pontos podem variar.

Existe uma estimativa de 7 pontos para cada 5cm e, com isto, um cálculo indica, através de uma regra de três, quantos pontos equivalem ao tamanho da circunferência desejada.

Exemplo:

(circunferência da parte de cima da cabeça) 56cm – X pontos

(estimativa) 5cm – 7 pontos

Regra de três: 5X = 56 x 7
X = 392 : 5

X = 78 pontos (aproximadamente)

O ideal é que se possa arredondar o resultado para um número divisível por 4, para facilitar na etapa de diminuições de pontos. Arredondar para baixo é melhor do que para cima, já que o material estica mais do que encolhe.

Touca de tricô caída

Essa touca de tricô caída é considerada aquela peça descolada. É um pouco maior no comprimento, e por isso forma um caimento atrás e facilita mudar o estilo, por exemplo, quando quiser que ela fique meio torta, caída mais para um dos lados.

01- A touca caída compõe looks descolados

Touca de tricô caída
(Foto: @kacrocheteria)

 Touca de tricô com pompom

 O pompom é um item à mais na touca de tricô, fica bem no topo do gorro. Portanto, a peça continua sendo feita com os mesmos materiais só que no final você aplica o pompom! Ah, e a sequência de carreiras também é diferente.

02- O modelos de touca com pompom podem ser bem divertidos

touca cinza coala
(Foto: @gorrodecroche)

O pompom deixa sua touca mais fofinha! Quer ver? Veja aqui o passo a passo no canal da Bianca Schultz:

Touca de tricô com trança

 A trança na touca de tricô é um desenho trançado que você faz com a linha na hora de tecer a peça. Elas ficam separadas na vertical em toda a circunferência, formando barrinhas. Nesse modelo, você capricha!

03- Você pode fazer um cachecol para combinar com sua touca

touca com cachecol
(Foto: @ateliebytina)

Certamente a sequência de carreiras vai mudar e, nesse caso, você terá um significativo acréscimo de pontos na agulha. Que tal, então, aprender a fazer uma touca de tricô com trança? Assista o passo a passo e aprenda agora, o pompom no final do vídeo é só um detalhe à mais:

Touca de tricô de gatinho

 Para fazer essa touca, você deve acrescentar as orelhas de gatinhos no topo do seu gorro. Você pode se inspirar nessa ideia e ainda usar outra cor de linha para colorir a parte interna das orelhas.

04- A touca de gatinho pode ser usada por adultos e crianças

touca com orelhinha de gatinho
(Foto: @silvana.caetano.31)

Achou que não dava para ficar mais fofo? Pois é, dá sim! Veja aqui o passo a passo:

Touca de tricô infantil

Touca de tricô é linda em qualquer pessoa, mas em criança aumenta ainda mais a fofura, não é?! Por isso, mães e pais apostam em toucas coloridas, com pompons (às vezes mais de um na mesma touca), orelhas de gatinhos, de elefantes ou de ursos, laços, cordões, protetores de orelhas e entre outros ornamentos, detalhes e enfeites diversos.

05- As crianças adoram usar modelos divertidos de touca

touca de trico de monstrinho
(Foto: @artesanatosilvanasilva)

06- Você pode combinar uma touca de gatinho um uma flor fofa

Touca de tricô de gatinho
(Foto: @gorrodecroche)

Para o tamanho infantil o gorro terá, mais ou menos, 42cm de circunferência e 19 cm de comprimento. Existe, inclusive, um ponto chamado “ponto tijolinho” que fica lindo em toucas infantis e para ver esse passo a passo no canal da Ana Alves é só assistir este vídeo:

Touca de Tricô para recém-nascido

 Para bebês, considere na hora da compra aquela linha (fio) macia, pode ser uma lã fina e não precisa ser específica para bebês.

07- O ursinho deixa as peças ainda mais fofinhas

touquinha de trico
(Foto: @arcadenoeartesanatos)

Geralmente, para esse tipo de touca a agulha é menor, cerca de 4mm. E, para verificar a quantidade de pontos na agulha é melhor fazer o cálculo a partir da medida da cabeça do recém-nascido.

Para bebês mais crescidos se usa em torno de 28 a 32 pontos, então, você usará menos do que isso.

Proteja bem as orelhas do seu bebê recém-nascido com a touca de tricô e fique atento para deixa-la bem confortável na cabecinha dele.

08- O modelo de ursinhos é bem fofo para bebês

touca de ursinho com sapatinho
(Foto: @crochesinho)

09- Aproveite para decorar a touca com laço e pérolas

Touca de Tricô para recém-nascido
(Foto: @siriske_croche)

Como fazer touca de tricô passo a passo

Materiais necessários (referente ao vídeo associado nesta sessão):

Leia também sobre gola de tricô.

  • Agulhas de tricô nº 5 e nº 6
  • Agulha de tapeçaria
  • Um novelo de fio (na marca Amiga na cor 0794 – 100% acrílico – 133 metros)
  1. Comece enrolando o fio na agulha nº 5, dando 76 pontos na agulha. Você, portanto, vai trabalhar com base nesses pontos iniciais que estão na agulha.
  2. Na primeira etapa é preciso formar 14 carreiras, trabalhadas por “ponto meia” ou “ponto tricô”. No vídeo de referência a primeira carreira da peça foi feita toda em “ponto meia”, pelo lado direito.
  3. Sendo assim, ainda no mesmo lado, a segunda carreira será feita toda em “ponto tricô”. Na terceira carreira, troque o lado onde está trabalhando e continue trabalhando todos os pontos em “ponto tricô”.
  4. Vire mais uma vez o trabalho para o outro lado, o lado direito, e trabalhe o fio em “ponto tricô” na quarta carreira.
  5. A quinta carreira é feita em “ponto meia”, antes disso, vire o seu trabalho para o outro lado. Cada ponto é sempre do início ao final da carreira, em todos os 76 pontos.
  6. Virando o trabalho para o outro lado, mais uma vez, dê início à sexta carreira fazendo todos os pontos em “ponto meia”.
  7. Vire o lado e na sétima carreira, trabalhe todos os pontos em “ponto de tricô”. Você vai virar o trabalho quando finalizar a sétima a carreira e já vai perceber o lado direito da touca sendo formado.
  8. Troque a agulha para de nº 6, vire o lado do trabalho (será o lado direito) e inicie a oitava carreira continuando o procedimento anterior que formava o “ponto malha”, ou seja, do lado direito use o “ponto meia” e do lado esquerdo use o “ponto tricô”. Faça sete carreiras assim e você terá nove carreiras em “ponto malha”.

Em resumo ficará, assim:

1ª carreira: ponto meia (lado direito) – Use a agulha nº 5

2ª carreira: ponto tricô (lado direito)

3ª carreira: ponto tricô (lado esquerdo)

4ª carreira: ponto tricô (lado direito)

5ª carreira: ponto meia (lado esquerdo)

6ª carreira: ponto meia (lado direito)

7ª carreira: ponto tricô (lado esquerdo)

8ª carreira: ponto meia (lado direito) – Troque para a agulha nº 6

9ª carreira: ponto tricô (lado esquerdo)

10ª carreira: ponto meia (lado direito)

11ª carreira: ponto tricô (lado esquerdo)

12ª carreira: ponto meia (lado direito)

13ª carreira: ponto tricô (lado esquerdo)

14ª carreira: ponto meia (lado direito)

Vire o trabalho para o outro lado (o lado esquerdo) e repita três vezes o mesmo procedimento realizado desde a primeira até a 14ª carreira. Porém os lados serão ao contrário na segunda e na quarta parte, porque você começará pelo lado diferente dessa primeira parte. Mas, no final dessa etapa, você terá quatro partes de 14 carreiras.

Do início até aqui a peça vai ficar com cerca de 25cm de comprimento. A partir desse momento você terá de fazer a diminuição do comprimento das carreiras, ou seja, a diminuição dos pontos na agulha.

Terminando a 14ª carreira e virando para o lado direito

Você termina a 14ª carreira da quarta parte no lado esquerdo, vire, então, o seu trabalho para o lado direito e comece a próxima carreira com “ponto meia” nos dois primeiros pontos em separado e depois dê um “ponto meia” em dois pontos juntos. Repita essa sequência até o final da carreira.

Na próxima carreira não faça nenhuma diminuição e vire do outro lado o seu trabalho (lado direito), tecendo agora o “ponto tricô”, normalmente.

Vire o trabalho para o outro lado (esquerdo agora) e faça o “ponto tricô” primeiro pegando dois pontos em separados e depois dois pontos juntos, fazendo a diminuição.

Vire a peça para o lado direito e teça todos os pontos em “ponto tricô”, normalmente, sem diminuição.

A próxima carreira será a última carreira da peça, vire para o lado esquerdo e trabalhe a diminuição, usando sempre dois pontos juntos em “ponto meia”.

Depois de todas as diminuições, você ficará com dezoito pontos na agulha, é hora de fechar esses pontos para poder fazer a costura na lateral.

Coloque uma agulha de tapeçaria na ponta do seu fio e passe a agulha por dentro desses pontos que estão na agulha de tricô.

Em seguida aperte para ficar firme, quando for enlaçar o fio para fechar bem e não ficar buracos. Feche o topo da touca de tricô.

Costure as laterais da touca para finalizar

Agora é só costurar as laterais para finalizar sua touca. A costura do tricô na vertical se faz assim:

Com a agulha de tapeçaria, em uma das laterais, passe ela (com o fio) por entre o ponto de borda e o ponto seguinte. Depois faça o mesmo na outra lateral, continuando no mesmo ponto vertical que une as duas laterais.

Quando for passa a agulha na outra lateral, nas voltas seguintes, observe um fio que fica entre o ponto de borda e o ponto seguinte, passe agora a agulha por dentro desse fio.

Continue, guiando-se por esse fio que fica entre o ponto de borda e o ponto seguinte, para passar a agulha e costurar o resto da peça.

No final, passe a agulha no último ponto dos dois lados e finalize com um pequeno nó. Por este passo a passo, sua touca de tricô terá cerca de 28cm de comprimento.

Veja aqui o vídeo da Bianca Schultz para visualizar cada etapa:

Se precisar, veja também o vídeo da costura para tricô (para a touca utilize a costura vertical, das laterais).

Tantos modelos lindos, não é? Inspire-se e faça logo sua touca de tricô! Veja algumas sugestões de touca de crochê:

Modelos de toucas de tricô para adulto

10- O charme dessa touca de tricô são os pontos trançados

touca curta de trico
(Foto: @kaoriy1231)

 

11- Você pode fazer uma linda dupla de tricô para mãe e filha

touca rose
(Foto: @kleine.biene_someami)

12- Diversificados tipos de pontos para suas toucas de tricô

touca colorida de trico
(Foto: @short_finger_1975)

13- O cinza é clássico e muito utilizado no inverno

jogo de touca de trico
(Foto: @mina_nakamura.37)

14- Você pode colocar dois pompons, fica bem legal

touca com pompom de lã
(Foto: @momotarou65)

15- Touca de tricô com cores diversas e pompom deixa a peça bem criativa

touca feminina com luva
(Foto: @natali_vereneva)

16- A lã com tom nude faz com que sua peça combine com diversos looks

touca feminina coral
(Foto: @kleine.biene_someami)

17- Você pode criar uma touca de tricô com linhas mescladas

touca com abamento de linhas coloridas
(Foto: @yumiami_knit)

18- Para quem curte um toque alegre o pompom colorido é ideal

modelo de touca
(Foto: @sei__official)

19- A lã colorida garante uma touca linda e bem divertida

touca
(Foto: @yukkoba33)

20- Você pode fazer um touca bem diferente variando a cor da linha

touca com linha de lã
(Foto: @yukkoba33)

21- Os tons de cinza são peças chaves, você pode variar na cor do pompom para deixar sua peça um pouco mais alegre

touca feita em trico
(Foto: @yukkoba33)

22- Cores sóbrias compõe lindas toucas

conjunto de touca feitas de trico
(Foto: @mina_nakamura.37)

23- O pompom da sua touca pode ser feita em diversos materiais

gorro de trico
(Foto: @by_gosha_)

24- A mistura de cores forma uma bela combinação 

touca mista de trico
(Foto: @yumiami_knit)

25- O pompom branco é uma escolha acertada

touca azul com pompom branco
(Foto: @roromarket314159265)

26- Mesclar as cores com tons diferentes pode ser uma ótima ideia

touca feminina com cachecol
(Foto: @ssandrinetricote)

27- Você pode adicionar um protetor para orelha na sua touca

touca com acabamento de pompom
(Foto: @ketrar_knitt)

28- A touca de tricô rosa é delicada e fica mais divertida com orelhinhas tipo de gato

touca rosa claro
(Foto: @babina_knit)

29- Sua touca de tricô simples ganha um toque especial com o pompom

touca básica
(Foto: @h____eaa)

30-Você poderá criar detalhes diferenciados em sua touca

touca de trico de menino
(Foto: @kolmionelio)

31- A lã mais fina trás delicadeza a touca de tricô

touca de trico feminina
(Foto: @knitting_and_crochet_pattern)

32- Essa combinação não ficaria perfeita em gêmeos?

touca para bebes
(Foto: @ch_handknitting)

33- Esse modelo é um pouco mais justo na barra da sua touca

touca de trico feminina
(Foto: @sweetlana_handmade)

34- Trio de touca de tricô iguais com cores diferentes

touca unissex
(Foto: @lanka.knit)

35- As orelhas ficam fofas nas toucas

touca de linha de lã
(Foto: @knitsbymelissa)

36- Cores claras ficam bem delicadas para toucas

touca na cor off
(Foto: @kleine.biene_someami)

37- Você pode criar um ponto diferente na dobra da touca

touca de trico com dobra
(Foto: @yukkoba33)

38- Dois modelos encantadores de touca de tricô

conjunto de touca de trico
(Foto: @whistleandwoo)

39- Não tem como errar com uma touca nessa cor

touca branca
(Foto: @puppy_shimokitazawa)

40- Para ter um efeito diferente aposte em uma linha com várias cores

touca com linha de lã com pompom
(Foto: @okiraku_usagi)

41- As cores não precisam ser idênticas para combinar e formar uma linda touca

touca com ponta
(Foto: @yukkoba33)

42- Você pode presentear irmãos com a mesma touca variando as cores

touca com prendedor
(Foto: @nobel_tenmonkan)

43- A touca com desenho diferente trás um aspecto que foge do tradicional

touca com trico de flor
(Foto: @minette.m.it)

44- Você pode apostar em diversas técnicas de tricô

touca de trico com aplique
(Foto: @hathings_fountain)

45- Que tal deixar sua touca ainda mais delicada?

touca de trico com laço
(Foto: @short_finger_1975)

46- E essa combinação não ficou perfeita?

touca de trico com pompom cinza

(Foto: @galeria_zpotrzebypiekna)

47- Você pode brincar com a paletas de cores em uma linha degrade

touca listrada
(Foto: @tawasi_mama)

48- Um estilo de touca e três cores diferentes

touca trançada

(Foto: @knitstudio104)

49- O rosa com branco é uma combinação perfeita

trico com pompom
(Foto: @bitchinstitchesinc)

50- Você pode brincar com uma linha bem diferente e finalizar com um divertido pompom

trico
(Foto: @galeria_zpotrzebypiekna)

51- A combinação com a mesma linha forma um belo conjunto de tricô

touca de trico cinza
(Foto: @leisurecrochet)

52- A touca mais curtinha é bem moderna

touca de trico adulto
(Foto: @amobohogodo)

53- Uma touca bem colorida ficou linda com um belo pompom

touca multicolor trico
(Foto: @ilovelulycrochet)

54- Rosa com branco é uma combinação perfeita

touca rosa com branco
(Foto: @leisurecrochet)

Modelos de toucas de tricô para crianças

55- As meninas são apaixonadas por minnie

touca da minnie
(Foto: @amandapires_croche)

56- Os modelos em rosa são os preferidos pelas meninas

touca corujinha
(Foto: @artemoda_es)

57- A combinação de corujinha fica linda nesse tipo de conjunto

touca corujinha com cachecol
(Foto: @nanastricoe)

58- Você pode fazer combinação com diversas tonalidades com cores bem diferentes

touca corujinha colorida
(Foto: @gorrodecroche)

59- A combinação de cores forma um conjunto divertido e alegre

touca colorida de trico
(Foto: @adrianarosin_crochet)

60- Uma fofura esse tipo de conjuntinho de sapatinho e touca

touca cm sapatinho em trico
(Foto: @at3marias)

61- Os minions são um dos personagens preferidos da garotada

touca do minions
(Foto: @abcartesmanuais)

62- A touca do mickey é muito divertida e conquista as crianças

touca do mickey
(Foto: @pontodaarte1)

63- O desenho de ursinho é uma fofura 

touca de ursinho de trico
(Foto: @andreia_amigurimi_e_artes)

64- E essa inspiração natalina fofinha?

touca de trico natal
(Foto: @bysandracampos)

65- A touca com orelhinha deixa o bebê ainda mais fofinho

Touca de tricô infantil
(Foto: @frutoamigurumi)

66- A touca de bichinhos é bem divertida e as crianças ficam encantadas

touca de trico de bichinhos
(Foto: @mimoscamila_stm)

67- O preto com rosa fica lindo, é uma combinação perfeita

Touca de tricô com pompom
(Foto: @nadia_tgc)

68- O modelo de porquinho é muito criativo e fica muito legal

touca trico porquinho
(Foto: @mottaalana0)

69- A criatividade na touca vai deixar a criança ainda mais feliz

touca trico dinossauro
(Foto: @maisonmariecrochet)

70- Alguns conjuntos para bebês recém nascidos garantem lindos ensaios fotográficos

touca super herois
(Foto: @ateliepontoap)

71- Um bichinho lindo é sempre bem vindo na touca

touca raposinha
(Foto: @pontoarteemlinha)

72- Olha que legal esses modelos de bichinhos bem coloridos

touca para crianças
(Foto: @bysandracampos)

73- Com essa touca é possível ter verdadeiros gatinhos por aí

touca orelhinha de croche
(Foto: @feito_de_croche)

74- Como não cair de amores por toucas de tricô assim tão fofas?

touca macaquinha em trico
(Foto: @gorrodecroche)

75- Que tal a influência de cores em alegres na sua touca?

touca infantil
(Foto: @adrianarosin_crochet)

76- Um personagem bem querido no universo dos meninos

touca infantil preta
(Foto: @eucrochetando)

Veja modelos e ideias de almofadas de tricô.

E agora uma super dica se você quer produzir também uma touca de crochê:

Qual a melhor linha para fazer touca de crochê?

 Se você quer uma touca com pontos mais abertos, prefira os fios macios. Caso queira uma touca bem fechadinha, utilize linhas mais grossas.

Para quem é iniciante, a linha mais fina e macia pode ser mais fácil de trabalhar. Porém, usar uma linha grossa em uma agulha mais fina, auxilia na firmeza dos pontos.

É preciso verificar ainda o tipo e o peso do fio. Para touca de crochê se costuma usar um fio composto de acrílico e poliamida, fabricado especialmente para fazer isso. Pode-se também usar fio de lã ou de algodão.

O peso do fio importa para você saber o tamanho da agulha que você terá que usar, quanto mais espesso for o fio maior será a agulha. Isso é simples de saber, quando nas embalagens do novelo essas informações aparecem de maneira completa.

Leia mais sobre tricô gigante.

1 comentário em “Touca de tricô: como fazer passo a passo +75 modelos”

Deixe um comentário