Agulha de crochê: qual o melhor tipo, modelo e tamanho para comprar

agulhas de croche artesanais

A agulha de crochê é um material essencial para as produções artesanais dessa técnica. E para escolher a agulha ideal é preciso saber identificar o melhor tipo, modelo e tamanho para o seu trabalho.

Há muitas opções para trabalhos com fio de malha, barbante e outras linhas de crochê. Tudo depende da necessidade e da preferência pessoal, que pode ser em relação ao custo x benefício, à estética ou ao conforto esperado na hora de fazer o passo a passo do crochê.

A proposta aqui é fazer uma breve orientação sobre as opções existentes e as melhores opções para cada artesão.

maior número de agulha de crochê
Foto: hæklebøger.dk

A partir das informações e dicas que serão apresentadas, pode-se ter uma grande noção sobre a agulha de crochê e como ela deve ser comparada e escolhida, a partir dos principais critérios.

Observe os tipos e as recomendações com bastante atenção!

Tipos de agulha de crochê 

Os tipos de agulha de crochê podem variar conforme o material usado para a sua confecção, ou seja, a base de produção e os tamanhos disponíveis.

Agulha de aço niquelado

É uma agulha feita com um material mais pesado, porém muito resistente. A desvantagem é o fato dela ser encontrada em tamanhos menores, apenas.

tipos de agulha de croche
Foto: Studio Lilly Ann

Ela é própria e ideal para os fios mais finos, pois os seus tamanhos variam entre 0,60mm e 2,10mm.

Agulha de alumínio

É mais leve do que a agulha feita de aço niquelado e já disponibiliza todos os tamanhos padrões para o crochê.

como escolher a agulha de croche
Foto: ARTnews.com

Esse material é o mais encontrado no mercado do artesanato para crochê, mas pode variar nas cores e na constituição do cabo a partir de outros materiais. Porém, quando ela é feita totalmente de alumínio o custo é bem menor.

Além de lindas e estilosas, quando as agulhas de alumínio são coloridas, elas colocam cada cor referente a um único tamanho. Dessa forma, a identificação por tamanhos fica mais fácil de ser feita e seu kit de agulhas fica ainda mais organizado.

Agulha de plástico 

Essa agulha é a mais leve de todas, porque é feita, geralmente, de plástico oco.

Agulha de plástico
Foto: Bazar São José

Esse tipo também está disponível em todos os tamanhos, inclusive, dispõe de agulhas em tamanho jumbo. Além disso, elas também podem ser coloridas, possuindo um aspecto atraente e jovial.

Agulha de bambu 

É um material ideal para trabalhar linhas de barbante mais grossas, ou fios de tecido e até fios de plástico, sendo que possui opções para todo tipo de tamanho.

Agulha de bambu 
Foto: Shopee Philippines

Vale lembrar que o bambu é um material considerado ecológico, desde que seja usado na forma natural e sustentável. Ou seja, o bambu não deve passar por processos químicos, que se utilizam de materiais sintéticos e poluentes.

O fabricante de qualquer produto em bambu precisa oferecer esta informação.

Agulha de alumínio com cabo emborrachado ou plástico

O cabo dessa agulha se torna mais anatômico por causa da borracha e deixa o manuseio mais confortável.

alumínio com cabo emborrachado
Foto: Hrad Cimburk

O formato anatômico traz mais comodidade e conforto para as mãos e, geralmente, esses cabos costumam ser macios e coloridos.

Esse tipo é pouco conhecido e tem uma produção mais recente, sendo considerado um modelo ergonômico para as mãos.

Ele tem uma parte central emborrachada, onde os dedos apertam a agulha, de modo que todo o resto do cabo é plástico.

É conhecida também como “Agulha Clover”, porque Clover é a marca que disponibilizou e importou (do Japão) esse tipo de agulha de crochê no mercado global.

Agulha com duas pontas

Essa ponta dupla na agulha auxilia na confecção de muitos trabalhos, visto que cada gancho terá um tamanho diferente.

duas pontas
Foto: ColoridoEclético

Ou seja, é como se fosse duas agulhas em uma só, possibilitando ainda alguns tipos de crochê bem específicos, como o Tunisiano ou Afegão.

Agulha de alumínio com cabo de bambu

É ideal para quem gosta da firmeza do cabo de bambu, mas prefere a maneira na qual o fio desliza sobre o gancho de alumínio.

alumínio com cabo de bambu
Foto: AliExpress

O cabo de bambu costuma ter a cor e a textura da madeira, sem muitas customizações, mas esse aspecto também é muito charmoso e rústico.

Entre tantos tipos de agulhas, de maneira geral, vale dizer que quanto mais anatômica ou ergonômica for a agulha, mas cara ela será.

O custo também dependerá do tipo de material e do fabricante, porém é preferível evitar calos nas mãos e ter um material de qualidade para a confecção de artesanatos em crochê.

Nesse caso, pense no melhor custo x benefício para você e escolha a agulha de crochê ideal para o seu trabalho.

Quais os tamanhos de agulha de crochê? 

As agulhas de crochê que são feitas de aço niquelado, encontram-se nos tamanhos de 0,60mm a 2,10mm.

Os tamanhos maiores para a confecção do crochê, são só encontrados a partir das agulhas de alumínio, plástico ou bambu.

tamanhos de agulha de crochê
Foto: Made-in-China.com

Nem todos os fabricantes de agulhas produzem todos os tamanhos de cada material, mas isso é algo relativo e merece uma boa e detalhada pesquisa de mercado.

Pesquise os tamanhos e modelos dos principais fabricantes mais conhecidos no Brasil, que são a Círculo, Corrente, Clover, Telanipo, Serend, Maluli, We Care About e Tulip. Mas, de todo modo, os tamanhos variam e vão além dos 2mm, podendo chegar até 20 milimetros.

Então, para resumir e definir todos os tamanhos de agulhas de crochê, pode-se citar os principais tamanhos, que são estes:

0,60mm – 0,75mm – 1mm – 1,25mm – 1,75mm – 2mm – 2,5mm – 3mm – 3,5mm – 4mm – 4,5mm – 5mm – 5,5mm.

Até 2 milímetros, as agulhas são usadas para trabalhos delicados através dos fios mais finos.

modelos
Foto: @creatiesvansharon

De 2 milímetros em diante, as agulhas já podem ser usadas em fios mais grossos que fazem o trabalho render mais. Contudo, os fios intermediários vão pedir por agulhas entre 2,5mm e 3,5mm.

Vale ressaltar que existem agulhas bem maiores que 5,5mm, mas as medidas mencionadas são consideradas dentro de uma escala padrão e razoável para iniciantes.

Os tamanhos maiores, como 6mm, 8mm, 10mm e 12mm, servem para o crochê que se utiliza de fios de tecido ou de outros materiais mais grossos.

E as agulhas de crochê de tamanho jumbo ficam entre os 15 milímetros e os 20 milímetros de espessura.

Como escolher a agulha de crochê ideal para iniciantes? 

O ideal é começar pelas agulhas intermediárias, que podem ajudar no processo de adaptação ao trabalho. O primeiro passo é pegar o jeito de segurar a agulha e manusear o fio, desenvolvendo todos os tipos de ponto de crochê.

agulha de crochê ideal para iniciantes
Foto: @studiokvinna

As agulhas maiores vão servir para fios mais grossos, que acabam sendo mais fáceis de deslizar e escapar pela agulha, atrapalhando a aprendizagem.

As agulhas menores servem para fios mais finos, que acabam sendo mais difíceis de controlar no trabalho, por conta da delicadeza do processo.

Portanto, entre as agulhas mais indicadas, recomenda-se um tamanho intermediário, como 3mm ou 3,5mm.

Qual o número da agulha de crochê para fio de malha? 

O fio de malha é um fio de tecido que necessita de tamanhos acima de 4mm a depender da espessura do fio. A medida do fio de malha vai ser a referência para escolher o tamanho ideal da agulha, que pode ser de 4mm a 10mm.

para fio de malha
Foto: Daily Sabah

Dessa forma, quanto mais grosso for o fio de malha, maior será a agulha de crochê para poder manusear o material adequadamente. Em alguns casos, os fios de malha podem ser tão espessos que vão necessitar de agulhas ainda maiores.

Preste atenção no número da agulha recomendada para o trabalho, que muitas vezes se encontra, em sua maioria, no rótulo dos rolos de fio de malha que são vendidos.

Essa referência é muito importante e, se for necessário, siga estas dicas:

  • Se o fio extrapolar a ponta do gancho, a agulha está grande;
  • Se o fio não chegar nem na metade da ponta do gancho, a agulha está pequena;
  • Se o fio ficar rente à ponta do gancho, a agulha está no tamanho ideal. 

Qual o maior número de agulha de crochê? 

O maior número de agulha de crochê, até então, seria o de 20 milímetros.

Esse tamanho está dentro da escala considerada para agulhas que servem aos fios bem grossos e podem ser enquadradas no tamanho jumbo por isso.

maior número de agulha de crochê
Foto: Micapullo

O tamanho jumbo é o tamanho extragrande (XL), sendo que no crochê ele é determinando quando as agulhas ficam entre 15mm e 20mm. Porém, no tricô esse tamanho aumenta e fica entre 20mm e 25mm.

Para os iniciantes, a agulha de tamanho jumbo não é recomendada e o seu uso depende muito do tamanho do fio e do tipo de trabalho. Tanto a agulha quanto o fio, são chamados de jumbo quando o tamanho ou a numeração está entre as maiores possíveis.

Dessa forma, muitos fios também são vendidos como “fios jumbo” e isto é importante porque ajuda na identificação das melhores agulhas para manuseá-los.

Ambos os materiais serão mais pesados e isto seria outro aspecto no qual justifica o melhor uso para pessoas e artesões mais experientes no crochê.

Qual agulha de crochê para trabalhos em barbante? 

Para trabalhos em barbante, o tipo de agulha pode variar a depender da preferência de cada artesão. Afinal, tem gente que prefere segurar o fio a partir de um cabo de borracha, com o gancho de alumínio, de modo que o fio deslize com facilidade.

para barbante
Foto: Amazon

Outra opção seria usar agulhas de aço niquelado para um trabalho detalhado com um barbante bem fino. Então, o tamanho do fio também vai influenciar na escolha.

A agulha precisa ser do tamanho adequado para caber o fio, deixando-o bem rente à ponta do gancho. Os barbantes, que são vendidos por rolos pequenos, médios ou grandes, trazem nos seus rótulos a numeração da agulha ideal para o trabalho.

O tipo de crochê também pode influenciar na escolha, na qual você pode tender e optar por uma agulha de duas pontas, caso seja necessário.

Assim como as agulhas, os barbantes também possuem numerações que, geralmente seguem uma combinação considerável entre tamanhos específicos de fios e agulhas.

melhor kit
Foto: Aliexpress

A princípio, pode-se considerar a seguinte referência:

  • Barbante de nº 2 atende bem à agulha de 1,75mm a 2mm.
  • Barbante de nº 3 atende bem à agulha de 2,5mm a 3mm.
  • Barbante de nº 4 atende bem à agulha de 3mm a 3,5mm.
  • Barbante de nº 6 atende bem à agulha de 3,5mm a 4mm.
  • Barbante de nº 8 atende bem à agulha de 4,5mm a 5mm.

A partir dessa referência, é possível concluir que para uma numeração específica de barbante, pode-se usar, pelo menos, dois tamanhos diferentes de agulha.

O que vai definir é o jeito que cada pessoa trabalha no crochê, pois isto é algo bem pessoal e se define através da prática.

Portanto, é fundamental experimentar e exercitar o crochê para entender as suas habilidades, antes de limitar o seu arsenal de agulhas.

Desse ponto de vista, a agulha de crochê acaba sendo uma opção variável e relativa, mas a definição desse material não pode ultrapassar alguns limites que prejudicariam o trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *