Linha de Crochê: guia definitivo com tudo que você precisa saber

linhas croche tipos

A linha de crochê é um material indispensável na confecção das diferentes peças produzidas por esta técnica secular.

Pode parecer que escolher uma linha de crochê é algo simples ou que pode ser feito de qualquer maneira, mas, na verdade, isso exige alguns cuidados.

Isso porque, o tipo de linha interfere muito no resultado final do seu trabalho, sendo bem possível que uma escolha errada cause arrependimento e muita perda de tempo.

No rótulo da linha já tem a informação de qual tamanho de agulha usar para começar a crochetar, porém outras informações dependem de muita pesquisa e interesse seu.

qual a melhor linha de crochê
Foto: @craft.store.of.india

Por isso, este guia definitivo sobre os tipos de linhas e as dicas de uso para iniciantes no crochê é tão importante. Então, leia com atenção e aproveite as descobertas para criar lindas roupas, passadeiras e tapetes de crochê, sapatinhos, mantas, almofada decorativa, entre muitos outros artesanatos.

Tipos de linha de crochê 

Para conhecer os tipos de linha de crochê, três categorias vão ser muito importantes para entender as diferentes composições, são elas: os fios sintéticos, naturais e animais.

tipos de linha de crochê
Foto: @craft.store.of.india

Só não se pode perder de vista que, para além dos diferentes tipos de fibras das quais são feitas, as linhas de crochê se diferenciam pelo peso, textura, gramatura e metragem.

Linhas sintéticas  

No mercado encontram-se os fios sintéticos de poliéster, acrílico e nylon.

A linha de crochê de poliéster possui um acabamento diferente, podendo ser encerada, com brilho, ou não, e cria peças firmes em crochê.

linhas de crochê direto da fábrica
Foto: Vicone Armarinhos

É comum usá-las para fazer cordões, bolsas de mão, mochilas, cestos e boinas, por exemplo.

A linha de acrílico é também muito versátil, ela está entre as linhas mais indicadas para o crochê, competindo diretamente com a linha de algodão.

Não é à toa que muitas marcas oferecem linhas de crochê com uma composição de 50% acrílico e 50% algodão. Na verdade, a maior parte dos fios brasileiros possuem acrílico na sua composição.

O acrílico é leve, macio, quente, e promove a sensação de estar tocando em lã, de modo que é usado também para imitar outros tipos de linha, como a de algodão.

Este material abaixa o custo de produção e deixa o produto mais em conta, além disso é fácil de encontrar, sendo uma ótima pedida para os crocheteiros de plantão.

Por fim, a linha de nylon é ideal para criar peças firmes como as que são feitas com a linha de poliéster, mas não confunda essa linha de nylon com o fio de nylon usado para pesca.

O material para crochê é produzido com um tecido de nylon que, quando é usado para fazer os cordões, se assemelha ao fio de malha.

Linhas naturais  

Os principais cordões naturais usados no crochê são os de algodão e bambu.

A linha de algodão tem uma textura muito macia e dificilmente causará alergias ou irritações na pele, por isso as linhas de crochê específicas para bebês são, geralmente, 100% algodão.

Essa linha é versátil, podendo ser utilizada para confecções de roupas, acessórios e objetos em geral, como cestos, sapatos, blusas, amigurumis e casacos.

como emendar a linha de croche
Foto: Bazar Horizonte

Provavelmente, essa linha é a mais usada entre as pessoas que fazem tricô e crochê.

Já a linha de bambu possui algumas controvérsias, pois apesar de ser considerada uma fibra natural, ela possui dois processos de produção: o químico e o mecânico.

O mecânico seria o processo “mais natural” de produção desses fios que derivam do bambu, mas a minoria das linhas utiliza esse método porque os fios acabam ficando pouco macios.

O resultado têxtil desse fio “ao natural” se assemelha às características do linho, tornando-se uma linha ideal para fazer roupas de crochê para o verão.

Então, caso encontre uma linha de bambu muito macia, é provável que ela tenha sido produzida pelo processo químico.

O processo químico faz com que o bambu seja misturado com solventes químicos, como a soda cáustica, e os produtos feitos assim são considerados semissintéticos.

Fios animais 

Como o próprio nome já diz, os fios animais são de origem animal, e os mais conhecidos são o fio de lã e o caxemira.

A lã é muito usada para a produção de peças de bebê, assim como as linhas de algodão, servindo bem para a confecção de sapatos, cachecóis e blusas em geral.

É uma linha quente e macia, por isso costuma ser usada para fazer roupas de crochê para o frio.

 linha de croche para iniciantes
Foto: AliExpress

Contudo, existem muitos modelos de peças diferentes feitas com a linha de lã, então não se prenda a uma característica, apenas.

É importante frisar que a lã e o algodão não são a mesma coisa, apesar de terem texturas parecidas, uma é de origem animal e a outra possui origem vegetal, respectivamente.

No caso da linha de caxemira, ela é feita com o pelo da cabra e possui este nome pois é um produto fabricado na região de Caxemira, na Índia.

O fio puro de caxemira possui uma textura bastante diferenciada, com um aspecto macio e bem frisado, sendo ideal na confecção de xales.

Contudo, essa matéria-prima costuma ser inserida em diferentes produtos de linha para crochê que possuem composição mista.

Linhas mistas

As linhas mistas são todas aquelas que fazem o fio com diferentes matérias-primas, muitas vezes com objetivo de reduzir o custo de produção e manter uma qualidade satisfatória.

Desse modo, é difícil categorizar esse tipo de linha de crochê, mas, em geral, ela pode ser considerada uma linha seminatural ou semissintética.

Com isto, ainda é possível que em um mesmo tubo (rolo) de linha para crochê se tenha diferentes texturas.

Cores de linha de crochê 

As cores de linha de crochê podem ser suaves, sóbrias, sólidas ou mescladas.

As cores suaves são sempre claras e amenas, trazem delicadeza e sutileza para as peças de crochê. Ao usar uma cor sóbria, provavelmente, a opção ficará entre as cores neutras conforme uma paleta de cores que contenha as cores branca, marrom, preta, cinza ou bege.

Cores de linha de crochê 
Foto: @thewoolinn

Quando se diz “cor sólida” quer dizer que pode ser qualquer cor, pois isto apenas define que a linha é monocromática. Sendo assim, ela possui apenas uma cor que pode ser suave ou bem viva.

Isto é diferente de uma linha mesclada, pois possui várias tonalidades de cores, onde contém tons bem distantes ou bem próximos.

melhor para fazer roupas
Foto: @elisapedradas

Os tons que são vistos como próximos em uma escala de cores, podem formar, por exemplo, uma escala em degradê.

Esse tipo de linha pode ter diferentes conjuntos de cores, com muitas novidades que se apresentam frequentemente no mercado artesanal. 

Onde comprar linha de crochê no atacado? 

Todas as linhas são vendidas em tubos / rolos (nome dado pelos varejistas). Porém, muitos fabricantes apertam o preço para venderem aos consumidores e aos varejistas as linhas de crochê no atacado, ou seja, são vários tubos vendidos de uma só vez.

onde comprar no atacado
Foto: Circulo

A melhor forma para comprar a linha de crochê no atacado é entrando em contato com os fabricantes, seja virtualmente ou presencialmente.

Contudo, para facilitar, já que na internet tudo fica mais fácil, vários conjuntos de linha já são vendidos no atacado por diferentes sites.

Existem lojas que vendem linhas de crochê de diferentes marcas e fabricantes por um menor preço, seja no atacado ou no varejo.

Confira, por exemplo:

Como emendar linha de crochê?

Exercite a emenda da linha de crochê com um fio mais fino, caso seja iniciante.

Comece colocando as duas linhas em paralelo, uma em cima e a outra embaixo, de um jeito que não fique ponta com ponta para dar espaço entre os nós. Passe a ponta da linha de cima por baixo da outra linha e dê um nó.

Faça o mesmo com a outra ponta, deixando sempre uma pequena sobra de fio.

Pegue dos dois lados e puxe o fio emendado para que os nós se encontrem. Depois corte as pontas que sobraram.

Veja também como fazer a emenda com fios mais grossos, seguindo a este passo a passo.

Assista ao tutorial da CrocheTerapia Art By: Débora e aprenda:

Dicas da Alice Arteira de como emendar linha de crochê sem nó:

Qual a melhor linha de crochê para iniciantes? 

Para os iniciantes, o ideal é começar com linhas finas. Contudo, elas não devem ser muito finas, na verdade, somente evite os fios bem grossos, pois a consistência dos pontos pode não ficar tão bacana de início.

As linhas grossas, com a falta de experiência, acabam desfiando, pois elas são feitas com muitas camadas de fio.

mais grossa
Foto: @flo_and_dot

Sendo assim, também prefira os fios sintéticos, como o de acrílico e nylon, eles podem ser boas opções para as confecções dos iniciantes por serem mais consistentes.

Afinal, são linhas que oferecem consistência e podem criar peças até mais rígidas com facilidade, e ainda possuem um baixo custo, ou seja, preços acessíveis.

São também facilmente encontrados em lojas de artesanato e sites especializados.

Com uma enorme variedade de cores que estas linhas de crochê trazem, os iniciantes também vão se inspirar muito para colocar em prática as suas criações.

Qual a melhor linha para fazer sousplat de crochê? 

Neste caso, a melhor linha depende do estilo desejado e o modelo sugerido.

Caso queira um sousplat mais rústico, pode-se usar um barbante mais grosso que ofereça um acabamento mais bruto.

para fazer sousplat de crochê
Foto: @maelisimoess

A regra, no entanto, diz que quanto mais extravagante for a linha, mais simples deve ser os pontos de crochê para a confecção da peça.

Caso queira um sousplat mais delicado e com pontos complexos, utilize uma linha mais fina e que tenha cores sólidas.

Assim, a peça chamará a atenção por causa do modelo, do contrário, em um modelo mais simples use e abuse das cores mescladas, pois o charme principal vai estar nelas.

Dessa forma, primeiro identifique o que deseja fazer para apostar na melhor linha de crochê.

Qual a melhor linha de crochê para fazer roupas? 

As roupas de crochê podem ser grandes ou pequenas, para o calor ou para o frio, para festas e eventos ou para o cotidiano.

Pense em tudo isso antes de escolher uma linha de crochê, pois, como você já deve saber, cada tipo de linha traz uma textura e acabamento bem distinto.

roupa feminina
Foto: @cozamundo

As linhas para roupas quentes são, em geral, mais grossas e com texturas macias.

As linhas para o verão costumam ser mais finas, com uma maciez relativa ao tipo de fio.

A depender do comprimento, caso seja uma roupa grande ou pequena, para fazer o fio render não dependerá só do tipo de linha, mas também da trama escolhida.

Tramas mais abertas acabam rendendo mais, porém os fios mais grossos também fazem pontos maiores, o que pode favorecer o rendimento.

Veja também que as cores das linhas influenciarão bastante na escolha, pois é uma característica fundamental para as confecções de roupas.

Para um evento específico, talvez o ideal seja uma roupa bem colorida, enquanto que, para ficar em casa, há quem prefira roupas mais sóbrias e neutras.

Siga o seu estilo e escolha a linha certa para o modelo de roupa desejado, conforme a metragem e a textura dos fios de crochê.

3 opções para comprar linhas de crochê direto da fábrica 

Comprar direto da fábrica é investir menos para obter mais produtos de uma só vez.

direto da fabrica
Foto: Armarinhos Mizi

As fábricas costumam vender mais barato e aproveitam também para vender no atacado para varejistas ou consumidores que trabalham com o crochê. Por isso, alguns sites desses fabricantes oferecem ofertas imperdíveis.

marcas
Foto: Armarinho Pirambu – blogger

Se você chegou até aqui é porque tem muito interesse nos tipos de linha de crochê e o mais esperado é que queira comprar as melhores marcas pelo menor preço.

Então, segue abaixo três sites de fabricantes/marcas para te ajudar a escolher a linha de crochê ideal para o seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *