Agulha de tapeçaria: tamanhos, tipos e modelos mais usados

A agulha de tapeçaria é um instrumento muito útil para trabalhos manuais que visam a construção de artesanatos típicos da tecelagem.

O emaranhado de fios se arrumam com ajuda da agulha, que pode ter diversos tamanhos e especificidades para fazer determinados pontos de bordado, costura ou crochê, por exemplo.

Essa agulha serve para ser usada pelas mãos, ajudando a passar os fios, relativamente grossos, por entre um tecido que precisa ter uma trama mais aberta, para que ele não se rompa.

Na verdade, a agulha também é capaz de formar o próprio tecido através do enlace de fios, criando tapetes, cortinas, toalhas e outras peças criativas.

como usar agulha de tapeçaria
Foto: AliExpress

Conheça, a seguir, alguns tipos de agulha para tapeçaria e as possibilidades de uso. 

O que é agulha de tapeçaria? 

A agulha de tapeçaria ou agulha de tapeceiro é uma ferramenta usada para fazer peças manuais a partir da técnica de tecelagem.

o que é agulha de tapeçaria
Foto: Amazon

O objetivo dessa agulha é produzir peças usando o entrelaçamento dos fios compostos por fibras flexíveis, como algodão e lã.

Ela é composta por aço inoxidável e possui um olho largo para passar fios grossos com facilidade. Por isso, é ideal para ser usada em acabamentos de crochê e tricô, porque facilita o puxar dos fios ou das fitas que podem transpassar o trabalho.

Também é excelente para bordados em tela (talagarça) e em tecidos grossos, porque perfura bem as espessuras mais grossas, sem quebrar ou desfiar os fios.

tipos de agulha de tapeçaria
Foto: Amazon

Tudo isto se deve ao seu orifício alongado e à sua ponta arredondada. Desse modo, as agulhas de tapeçaria precisam ser usadas em tecidos com tramas uniformes para que ele não se rompa.

Cada tipo de agulha de tapeçaria vai ser mais indicado para determinados acabamentos e pontos. Assim, essas agulhas manuais podem ser usadas para fazer tapetes, arraiolos, ponto cruz, ponto duplo, ponto russo, etc.

Ela é um artigo bastante acessível, fácil de encontrar e não deve faltar na casa de uma verdadeira tecelã.

Tipos de agulha de tapeçaria 

Os tipos de agulha de tapeçaria podem variar por conta de algumas especificidades.

Afinal, toda agulha para artesanato manual, sobretudo, as agulhas que são usadas na construção de tapetes, podem ser consideradas como agulhas de tapeceiro.

agulha de tapeçaria grande
Foto: Amazon

Na verdade, o tipo padrão de tapeçaria é uma agulha de aço inox, como foi apresentado no tópico anterior. Porém, compreendendo a função da agulha de tapeçaria, relaciona-se outras agulhas envolvidas nos trabalhos de tecelagem nessa mesma categoria.

Agulha para frivolité

Sendo assim, a agulha para frivolité seria um tipo específico que usa o fio de crochê para confeccionar uma espécie de renda com nós.

Agulha para frivolité
Foto: Círculo

Agulha para ponto russo

Outro tipo, é a agulha para ponto russo que, diferente da agulha mágica, são mais finas e são usadas para fazer o ponto russo em tecidos como o étamine.

Agulha para ponto russo
Foto: Levolpe

Agulha de sacaria

A agulha de sacaria, também é uma agulha de tapeceiro, usada para qualquer necessidade que exija uma agulha com ponta curva.

Ela é usada na costura de sacos e também para fazer ponto japonês com fitas largas ou para passar botões em almofadas.

de sacaria
Foto: Distribuidora Maluli

Agulha smirna

A agulha smirna é usada, especialmente, para fazer tapetes e peças de tapeçaria para parede, proporcionando um efeito de pelugem nas peças.

Ela é acompanhada por uma régua que mede e corta os fios, servindo para cortar a linha em dois pedaços iguais, por exemplo.

Agulha smirna
Foto: Rayon Armarinhos

Agulha de crochê

Por fim, outra agulha manual usada em trabalhos desse gênero é a agulha de crochê, que possui funções múltiplas no desenrolar de várias técnicas.

para crochê
Foto: Ateliê Nina Silva

Tamanhos da agulha de tapeçaria 

A agulha padrão para tapeceiro, conhecida e vendida literalmente com este nome “agulha de tapeçaria”, tem sua numeração indiretamente proporcional ao seu tamanho. Ou seja, quanto maior for a agulha, menor será a sua numeração.

para amigurumi
Foto: Amazon

Desse modo, o menor tamanho de agulha de tapeçaria é a de número 26, e a maior agulha possui o número 13. Os tamanhos mais encontrados são relativos às numerações 13, 16 e 18.

Muitas são vendidas em kits, oferecendo tamanhos diferentes ou vendendo várias agulhas do mesmo tamanho. Os kits com tamanhos diferentes são mais interessantes, porque ampliam as possibilidades de produção em tecelagem.

agulha de tapecaria para perfuração
Foto: eBay

Fique atento(a) para produtos que vão trazer o comprimento ou a espessura da agulha como referência no tamanho.

Nesse caso, pode-se dizer que uma agulha de tapeceiro tem 13mm ou 18mm, por exemplo, na hora de informar às suas características. 

Qual a agulha de tapeçaria para perfuração? 

Agulha de tapeçaria para ponto russo é a melhor agulha de perfuração porque é a mais fina e pode desfiar fios e perfurar com facilidade diferentes tecidos.

Ao contrário, outras agulhas de tapeçaria vão precisar contar com tecidos de tramas espessas que tenham fios bem separados para que eles não se rompam.

agulha de tapeceiro
Foto: Riscos e Rabiscos Bordados

Nesse caso, a agulha mágica também pode ser uma opção para perfurar, já que possui muitos tamanhos e apetrechos que acabam deixando a ferramenta mais versátil.

Existem muitos tipos de agulha mágica, entre eles, as que possuem pontas finas perfuram melhor.

De todo jeito é preciso conferir as especificidades de cada agulha com calma, analisando as suas características, informações no rótulo e condições do fabricante.

Qual agulha de tapeçaria para amigurumi? 

É a mesma agulha de tapeçaria para crochê ou para tricô, pois é a melhor para trabalhos que visam a criação de amigurumis.

de croche com duas pontas
Foto: ColoridoEclético

A confecção de amigurumis é semelhante à produção de peças em crochê, porque o fio precisa fazer pontos a partir dos enlaces que são feitos pela agulha.

O tamanho da agulha, nesse caso, depende do tamanho do fio para amigurumi, de modo que a linha caiba totalmente no olho da agulha, sem exceder ou deixar folgas.

Antigamente, os amigurumis eram feitos com os barbantes usados no crochê, mas, atualmente, existe linhas de barbantes específicas para o amigurumi.

A agulha para amigurumi ainda possibilita a colocação de botões e fitas, entre outros adereços necessários nas confecções dos bonecos.

de croche com cabo plastico
Foto: Companhia_da_Arte

Muitas informações ficam em destaque nos rótulos dos produtos mencionados, por isso observe bem as especificações de cada um, antes de comprá-los.

Dessa forma, essa agulha de tapeçaria (para amigurumi) atende às demandas de várias outras técnicas, como crochê, tricô e macramê. Não deixe de aproveitar essa ferramenta tão incrível.

A agulha de tapeçaria é muito útil na produção dos melhores artesanatos.

1 comentário em “Agulha de tapeçaria: tamanhos, tipos e modelos mais usados”

Deixe um comentário