Alfabeto Cursivo Maiúsculo e Minúsculo para imprimir

Modelo de alfabeto cursivo

Durante o processo de alfabetização as crianças aprendem o alfabeto cursivo maiúsculo e minúsculo. Isso ocorre logo após o primeiro contato com as letras de forma.

Esse método é usado desde à época antiga, devido a maior facilidade de se aprender com a letra de forma primeiro.

O alfabeto possui letras que possibilitam serem ligadas umas às outras para facilitar e agilizar a escrita. E para começar o processo de alfabetização com o alfabeto cursivo, é necessário propor atividades que permitam que o aluno aprenda gradualmente e sem trauma.

A escrita com letras cursivas possui vantagens, como por exemplo, uma velocidade maior na escrita, melhora a coordenação motora, aumenta a concentração e retém melhor o que foi estudado.

É importante saber passar esse conteúdo adiante, com os melhores exemplos de letras cursivas para imprimir. Confira então, alguns exemplos e explicações.

Alfabeto cursivo maiúsculo para imprimir 

As letras maiúsculas, são usadas em início de frases ou em nomes próprios, como por exemplo, nomes de cidades, estados, países ou pessoas.

Veja as letras do alfabeto cursivo maiúsculo para imprimir:

alfabeto cursivo para imprimir

Alfabeto cursivo minúsculo completo 

A maior parte do corpo de um texto é formado pelas letras minúsculas, elas são usadas em casos que não exigem letras maiúsculas, como nomes próprios e início de frases. Sua função é essencialmente importante.

As letras do alfabeto cursivo minúsculas são:

alfabeto cursivo alfabetização

Quem criou o alfabeto? 

A origem do alfabeto, vem do Egito, porém não se sabe ao certo como surgiu. Ainda assim, acredita-se que nos anos dois mil antes de Cristo foi quando surgiu o primeiro alfabeto.

Com o passar do tempo e de acordo com o lugar e região, o alfabeto enfrentou variações.

alfabeto cursivo minúsculo
Foto: sumnermuseumdc.org

Os alfabetos existentes ao redor do mundo, vem descendentes desse alfabeto que representava o idioma semita, misturado com um pouco da escrita egípcia.

O alfabeto mais antigo tinha a representação de letras diferentes. O que vemos hoje é uma forma atualizada e traduzida daquele primeiro alfabeto consonantal.

Algumas consoantes não existiam no idioma grego. Isso fez com que alguns nomes fossem pronunciados sem elas, de forma a começar por vogais.

Confira abaixo o alfabeto maiúsculo e minúsculo completo para imprimir:

alfabeto cursivo maiúsculo alfabeto cursivo maiúsculo e minusculo

atividade letra c alfabeto cursivo para copiar letras bonitas caligrafia letra f alfabeto cursivo completo alfabeto cursivo letra h letra i letra j letra k letra l letra m alfabeto cursivo letra n letra o letra p letra q letra r alfabeto cursivo letra s letra t letra u

alfabeto cursivo letra v

 

letra w

letra x

letra y

letra z

Alfabeto cursivo pontilhado completo para imprimir

O alfabeto pontilhado é muito utilizado nos primeiros contatos que a criança tem com a letra cursiva. Dessa forma, fazendo por cima dos pontinhos, é mais fácil lembrar o formato de cada letra.

Veja um modelo de alfabeto pontilhado para imprimir:

atividade para cobrir letras cursivas

O alfabeto tem quantas letras? 

O alfabeto completo é formado por 26 letras. Foram acrescentadas nessa conta as letras W e Y, que atualmente pertencem de forma direta ao alfabeto.

Quantas são as consoantes do alfabeto? 

O alfabeto é dividido por consoantes e vogais. As consoantes totalizam 21 letras, pois as vogais são apenas 5.

Quais são as vogais? 

O alfabeto possui em seu corpo 5 vogais. Essas vogais são usadas para darem sentido as consoantes, formando palavras contextuais e completas do nosso alfabeto.

São elas: A-a, E-e, I-i, O-o, U-u.

Dicas de como ensinar o alfabeto brincando 

Ensinar o alfabeto cursivo pode ser desafiador. É importante que a criança aprenda de forma divertida para querer colocar o que aprendeu em prática, mesmo estando em casa.

atividade de alfabetização
Foto: Spelling Bee

De forma criativa e divertida é possível ensinar, rapidamente e sem trauma. Saiba como fazer isso:

Músicas

Um bom jeito de fazer com que as crianças prestem a atenção e aprendam é cantando o alfabeto.

Escolha músicas ou ritmos que encaixem o alfabeto para cantar e ensinar de forma prática e divertida. Existem alguns modelos prontos de músicas com este tema.

Caça-letras

Essa é uma brincadeira muito divertida que exige apenas papel e lápis. Você pode imprimir várias opções com letras diferentes do alfabeto. E pode incluir também desenhos de animais e objetos para deixar ainda mais legal.

caça letras
Foto: Online Cursos Gratuitos

Livro de personagens divertidos

É possível personalizar livros com personagens divertidos de forma que chame a atenção para o aprendizado de forma visual.

Crianças prestam muita atenção em imagens, isso facilita o processo.

Alfabeto móvel

Este é um tipo de ensino que já existe há algum tempo e é de fato muito eficaz.

O alfabeto móvel são as letras feitas de EVA ou plástico que são individuais.

Formar letras com massinha

Qual criança não gosta de brincar com massinha? É uma brincadeira gostosa e que criança adora, não é mesmo? As massinhas podem se transformar em letrinhas para avaliar o aprendizado.

letras com massinha
Foto: Simply Full of Delight

Tecnologia a favor

Apesar dos pais não gostarem muito de crianças com o celular na mão, hoje me dia (com supervisão, é claro!), existem aplicativos próprios para isso que contribuem muito com o aprendizado do alfabeto cursivo. Com a permissão dos pais, essa função pode ajudar.

Letras em revistas e jornais

Com o objetivo de contribuir, utilizar revistas velhas e jornais, a fim de que as crianças façam recortes, é uma ótima opção para ensinar o alfabeto.

Como elas estão aprendendo cada letrinha e palavrinha, a curiosidade fica aguçada, o que faz com que elas reparem em toda escrita que encontrar.

Letras em revistas e jornais
Foto: Peques Jovellanos

Brincadeira de acertar a letra

Esse é um jogo em que se usa copinhos e pratinhos descartáveis para fazê-lo. O prato de papel vira argolas e os copos serão o alvo para acertar. Cada copo deve conter letras neles.

É importante dar o comando de qual letra a criança deve acertar para que ela comece a brincadeira. É um aprendizado de pura diversão.

O palito de picolé pode ser seu aliado

Letras de palito de picolé podem ajudar. Para fazer isso é bem simples, basta juntar um montinho de palito de picolé para cada criança, cada palito pode estar pintado de cores diferentes.

Você pode pedir para elas formares as letras que lembrarem ou pode imprimir moldes para que elas possam colar os palitos, formando assim as letras.

letras de palito de picolé
Foto: Adventure in a Box

Copiar no quadro

Essa brincadeira a criançada vai amar! Isso porque toda criança admira o professor ou professora e tem vontade de escrever no quadro também. Pedir para cada uma se levantar e copiar alguma palavra no quadro, é divertido e educativo.

É importante ter em mente que o ensino da alfabetização não é do dia para a noite. Tudo tem um tempo e cada criança tem seu tempo.

Observar uma a uma é de fato fundamental, pois caso uma criança esteja tendo alguma dificuldade, precisa investigar o motivo para conseguir ajudar.

As primeiras fases podem ser um pouco mais difícil, mas de forma divertida e tranquila, é possível ensinar o alfabeto cursivo logo nos primeiros meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *