Alfabeto Pontilhado para imprimir em A4: letra cursiva e bastão

O alfabeto pontilhado é uma técnica muito útil quando as crianças estão aprendendo o traçado das letras, cursiva ou bastão.

Para facilitar o processo da alfabetização, vale a pena utilizar esse recurso para que os menores possam exercitar suas habilidades escritas, fazendo com que se interessem ainda mais pelas letras e palavras.

Por conta disso, confira, abaixo, alguns alfabetos pontilhados para impressão em A4, além da importância desse recurso e de atividades complementares que podem ser utilizadas associadas à essa técnica.

alfabeto pontilhado artesanato

Alfabeto pontilhado para imprimir       

Independente da idade da criança que está sendo alfabetizada, é importante ter em mente que cada um tem seu ritmo. Portanto, não vale a pena comparar o tempo que cada criança demora ao aprender a ler e a escrever.

Você consegue encontrar, na internet, diversos modelos de alfabeto pontilhado para imprimir. Dependendo da fase da alfabetização da criança, é possível encontrar a letra cursiva ou a letra bastão.

A partir dos 5 anos, uma criança já pode ser acostumada com a escrita da letra bastão. É interessante fazer um trabalho bem consistente quando se trata dessa letra, “de forma”, já que é ela que aparece na maior parte dos livros infantis e é o marco do início do processo da criança dentro da escrita.

letra palito maiúscula

Além de letra bastão, depois dos 6 a 7 anos, a criança passa a ter mais prática com a letra cursiva. Isso ocorre porque é um estilo mais rápido de escrita e que conecta todas as letras.

É um processo que pode ser considerado mais complexo, por isso, o alfabeto pontilhado é uma boa alternativa para crianças que têm dificuldade de explorar essa modalidade.

Uma boa opção é fazer com que as crianças consigam repetir a mesma letra diversas vezes, para que possam internalizar o traçado de cada símbolo.

alfabeto maicusculo pontilhado em a4

Alfabeto cursivo maiúsculo e minúsculo pontilhado

Para o alfabeto cursivo, é interessante que os alunos tenham acesso às letras maiúsculas e minúsculas. Isso é importante para que essa modalidade de escrita possa ser aprendida na sua integralidade. Um método muito útil é fazer com que eles repitam o traçado de cada símbolo individualmente várias vezes.

É importante que eles possam ver essas letras em uso, então, é recomendável apresentar algumas palavras que tenham o alfabeto cursivo em uso, para que os alunos aprendam como conectar cada símbolo.

letra maiúscula cursiva

alfabeto cursivo pontilhado

Alfabeto pontilhado com letra bastão

A letra bastão, de forma ou mesmo caixa alta, é a primeira modalidade ensinada às crianças na escola. Isso ocorre pois os símbolos são muito fáceis de serem identificados, ficam separados um dos outros e constam em livros infantis de leitura ou mesmo didáticos.

palito maiúsculo pontilhado

Facilita o avanço do processo de leitura e torna essa questão da alfabetização mais fácil. Depois da aprendizagem completa da letra bastão, as crianças podem seguir para a letra de imprensa ou letra cursiva.

Nesse sentido, ter o alfabeto pontilhado repetido e disponível para os pequenos é garantir que eles consigam fixar o traçado da letra desde muito cedo. Também é interessante porque essa técnica costuma melhorar a motricidade e facilita o processo de alfabetização, despertando a leitura e a escrita desde cedo.

É legal, portanto, tentar essa opção com as crianças a partir de 5 anos. Elas já estão aptas a fazerem o traçado de cada sinal gráfico. Quanto mais cedo adquirirem esse hábito, antes provavelmente terão facilidade para entender o que leem e para se expressar através das palavras.

Atividade pontilhada alfabeto

É legal utilizar o alfabeto pontilhado explorando as cores. Os alunos podem utilizar canetas e lápis diferentes para traçar cada letra, de forma repetida, mas consistente.

Interessante, também, é colocar essa atividade para ser realizada no quadro de giz ou quadro branco, explorando as diferentes formas de realizar a atividade.

O importante é utilizar a criatividade e fazer com que cada exercício com o alfabeto pontilhado seja diferente para cada criança, fazendo com que se torne uma prática atrativa e estimulante para os pequenos. 

Veja como fazer atividade Infantil com Pontilhado/Tracejado com Fernanda Tavares:

Importância do alfabeto pontilhado para melhora da caligrafia

O alfabeto pontilhado pode ser muito útil, não só pela questão da caligrafia. É um recurso muito importante para o desenvolvimento da coordenação motora da criança.

importancia da alfabetização
(Foto: @eluizepsicopedagoga)

É uma técnica que pode melhorar o processo da alfabetização e da motricidade também.

Por conta disso, é interessante que as crianças sejam estimuladas através do alfabeto (seja ele de qualquer modalidade – bastão ou cursiva) para que eles possam exercitar sua escrita.

Quanto mais repetição nesse sentido, e feita de forma criativa, melhor o desenvolvimento do indivíduo na escrita.

As crianças precisam se interessar por aquilo que estão fazendo, portanto, quanto mais figuras, cores e formas diferentes você envolver na atividade, é mais provável que elas se sintam estimuladas e motivadas a continuarem os exercícios propostos.

Além disso, a criatividade na hora do uso desse método pode ser essencial para que os pequenos se interessem cada vez mais pela leitura e pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *