Alfabeto Pontilhado para imprimir em A4: letra cursiva e bastão

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

O alfabeto pontilhado é uma técnica muito útil quando as crianças estão aprendendo o traçado das letras, cursiva ou bastão.

Para facilitar o processo da alfabetização, vale a pena utilizar esse recurso para que os menores possam exercitar suas habilidades escritas, fazendo com que se interessem ainda mais pelas letras e palavras.

Por conta disso, confira, abaixo, alguns alfabetos pontilhados para impressão em A4, além da importância desse recurso e de atividades complementares que podem ser utilizadas associadas à essa técnica.

alfabeto pontilhado artesanato

Alfabeto pontilhado para imprimir

Independente da idade da criança que está sendo alfabetizada, é importante ter em mente que cada um tem seu ritmo. Portanto, não vale a pena comparar o tempo que cada criança demora ao aprender a ler e a escrever.

Você consegue encontrar, na internet, diversos modelos de alfabeto pontilhado para imprimir. Dependendo da fase da alfabetização da criança, é possível encontrar a letra cursiva ou a letra bastão.

A partir dos 5 anos, uma criança já pode ser acostumada com a escrita da letra bastão. É interessante fazer um trabalho bem consistente quando se trata dessa letra, “de forma”, já que é ela que aparece na maior parte dos livros infantis e é o marco do início do processo da criança dentro da escrita.

letra palito maiúscula

Além de letra bastão, depois dos 6 a 7 anos, a criança passa a ter mais prática com a letra cursiva. Isso ocorre porque é um estilo mais rápido de escrita e que conecta todas as letras.

É um processo que pode ser considerado mais complexo, por isso, o alfabeto pontilhado é uma boa alternativa para crianças que têm dificuldade de explorar essa modalidade.

Uma boa opção é fazer com que as crianças consigam repetir a mesma letra diversas vezes, para que possam internalizar o traçado de cada símbolo.

alfabeto maicusculo pontilhado em a4

Alfabeto cursivo maiúsculo e minúsculo pontilhado

Para o alfabeto cursivo, é interessante que os alunos tenham acesso às letras maiúsculas e minúsculas. Isso é importante para que essa modalidade de escrita possa ser aprendida na sua integralidade. Um método muito útil é fazer com que eles repitam o traçado de cada símbolo individualmente várias vezes.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte