Artesanato da Região Norte do Brasil: tipos mais usados em cada estados

Uma riqueza nacional, o artesanato da região Norte é vendido no país inteiro e, em alguns casos, vai até para o exterior.

O artesanato é uma das peças fundamentais da cultura da região Norte, e o indígena é um dos que mais se destaca.

A região Norte brasileira é composta pela Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Amapá e Rondônia. Cada um desses estados possui características diferentes com artesanatos brasileiros típicos de cada região.

tipos de artesanato da região norte
Foto: Portal Diversidade Amazônica

O artesanato do Norte, assim como o artesanato do nordeste e de outras regiões do Brasil, tem uma marca registrada, e são umas das principais fontes de renda da população. Acompanhe e saiba mais!

Artesanato da região Norte e suas características 

O artesanato é uma maneira de transformar uma ideia em uma linda peça. Dessa maneira, além de contribuir com a cultura de sua região, ele também garante o sustento de várias famílias.

Para isso, são utilizados diversos materiais e produtos orgânicos que são necessários em seus trabalhos.

exemplos
Foto: A Crítica

O artesanato da região Norte utiliza na produção fibras, coquinho, cerâmica, pedra-sabão, barro, couro, madeira e látex. Veja as características de cada um:

Látex

O látex é utilizado no artesanato, não somente para colar peças, mas também para criar moldes que possibilitam a fabricação dessas peças.

Sem dúvidas, essa matéria-prima é utilizada na maioria dos artesanatos produzidos na região Norte do Brasil e também ao redor dele.

artesanato da região norte do brasil
Foto: A Gazeta do Acre

Fibras

Esse artesanato é feito através do trançado de fibras vegetais, como: fibra de bananeira, bambu, taboa, cipó e arumã. Essa é uma técnica utilizada para formar itens como cestos, sousplat, vasos de plantas, cadeiras, balaios, peneiras, entre outros.

fibras
Foto: AmBel Artesanato

Coquinho

Além da casca de coco que também é muito utilizada para artesanato da região Norte, o coquinho também é uma perfeita matéria-prima.

Por ser uma região tropical, no Norte é fácil de encontrar em todo canto o coquinho para artesanato e para quem vive em regiões afastadas, mas deseja também trabalhar com ele, é possível comprar pela internet.

coquinho
Foto: Tucum Brasil

Com ele é possível fazer diversos tipos de artesanato, como bijuterias e mini galinhas d’angola, por exemplo.

Cerâmica

Geralmente modelada à mão, a cerâmica consiste em três tipos básicos para artesanato da região Norte, a porcelana, faiança e grés. Ela possibilita a produção de objetos como esculturas e vasos feitos com argila.

vasos de ceramica
Foto: UBÁ Brasil

Artesanato em barro

Esse pode ser um dos tipos de artesanato da região Norte mais conhecidos.

O artesanato com barro possibilita a fabricação de peças como esculturas, panelas, vasos e diversas outras coisas.

Artesanato em barro
Foto: Amazonas que Amo

É utilizada a modelagem e em seguida, é preciso que a peça seja aquecida em alta temperatura para secar e, por fim, pintar.

Couro

O couro é uma maneira de conservar a tradição do artesanato. Ele é utilizado pelos artesãos para produzir peças que sejam únicas e marcantes, devido a concorrências com as indústrias.

Ainda assim, é muito procurado e com ele, é produzido bolsas, acessórios, roupas, calçados e vários outros artesanatos da região Norte.

couro
Foto: Jornal Cruzeiro do Vale

Artesanato em madeira

A madeira é uma matéria-prima ideal para vários tipos de artesanato por sua diversidade e durabilidade.

Tendo em mãos ferramentas de apoio, os artesãos da região Norte podem fazer bancos, molduras, caixotes, mesas, e várias outras peças.

Artesanato em madeira
Foto: Portal Governo do Amapá

Tipos de artesanato nos estados da região Norte 

Como já foi dito, a variedade de artesanato da região Norte é gigante. São criados artigos em geral para casas, ambientes externos e também para uso pessoal como é o caso das bijuterias, por exemplo.

Tipos de artesanato nos estados da região Norte 
Foto: @meu_pais_brasileiro

Conheça os tipos de artesanato de cada estado:

  • Amazonas: A principal fonte de renda do Amazonas, o artesanato é rico em diversidade e beleza. Feito de maneira sustentável, a cultura artesanal do estado veio através dos índios e tem passado de geração em geração. Os principais tipos de artesanato do Amazonas são: o colar de morototó, a zarabatana, a cerâmica e a arte plumária. 
  • Roraima: O Estado de Roraima também possui uma enorme influência dos índios e as matérias-primas principais são as raízes, cipós, palhas, casca de árvores e buritis. Entre as principais peças produzidas estão as miniaturas feitas de sementes e jarros feitos de barro. 
  • Amapá: O Estado do Amapá é representado pelo artesanato da região Norte feito de madeira, semente, argila e fibra, onde com esses materiais são produzidos colares de sementes, panelas de barro, vasos e luminárias. Além disso, é caracterizado também por técnicas como o trançado, a colagem e o grafismo indígena, por exemplo. 
  • Pará: Com os materiais retirados da região paraense, o artesanato do Estado do Pará é produzido com materiais como sementes, pedras preciosas, palha, barro. Os itens de produção são diversos e além de cerâmica, cestaria e objetos de madeira, há também fragrâncias que são vendidas junto com peças em geral. 
  • Rondônia: Rondônia possui como inspiração a influência indígena, a colonização do Brasil e as riquezas culturais do país. O estado fabrica artesanato com a madeira, o barro, a palha, as fibras e também o couro. 
  • Tocantins: Rico em matéria-prima para artesanato com produtos naturais, o Tocantins é um dos estados mais diversificados no que diz respeito ao artesanato da região Norte. Os artesanatos que mais se destacam são as bonecas Ritxòkò, a cerâmica e o cristal. Além da costura do capim com o buriti. 
  • Acre: Com matéria-prima retirada da floresta amazônica, o Acre diversifica sua produção de artesanato que inclui fios de tecido, madeira e sementes. Os artesão, que gira em torno de 4.000 aproximadamente, tem a oportunidade de expor seus trabalhos na Associação das Produtoras de Artesanato de Mulheres Indígenas de Kaxinawa de Tarauacá e Jordão (APAMINKTAJ).
artesanato da região norte
Foto: Festival de Parintins

Com uma riqueza natural, o artesanato da região Norte possibilita que, quem o compra, leve a cultura e também o espírito e a identidade do povo “da floresta” e dos povos indígenas.

2 comentários em “Artesanato da Região Norte do Brasil: tipos mais usados em cada estados”

Deixe um comentário