13 Modelos de atividades com as vogais para educação infantil

vogais a e i o u

Ensinar e preparar atividades com as vogais na educação infantil é essencial nessa fase de aprendizado.

As vogais são o meio de ligação entre as consoantes, indispensável para formar as palavras. Sem elas, as palavras da Língua Portuguesa não ficam completas e perdem o sentido.

Além disso, elas são as primeira coisas que os bebês aprendem a pronunciar.

O papel das vogais na escrita e leitura é de fato muito importante e precisam ser trabalhadas logo nos primeiros anos da educação infantil.

Para isso, o educador pode fazer diversas atividades lúdicas com músicas, por exemplo, que tem o objetivo de fixar os sons das vogais na mente da criança.

atividades com as vogais educação infantil

Distinguir os sons de cada uma é muito importante para que saibam qual vogal deve der usada em cada palavra.

Pensando nisso e na importância de trabalhar vogais na educação infantil, preparamos algumas dicas de atividades com as vogais para ajudar. Confira!

13 Atividades com as vogais para educação infantil

Algumas atividades para educação infantil podem contribuir para que as crianças aprendam a diferença de sons e dos formatos de cada vogal, facilitando na hora de construir a palavra.

Essas atividades podem ser divertidas, fáceis, leves, de um modo que faça a criança memorizar logo nos primeiros dias. São elas:

1 – Pinte as figuras iniciadas com as vogais

atividades com as vogais 1 ano

2 – Escreva as vogais nas bolhas

atividades com as vogais para alfabetização

3 – Faça um desenho que comece com a vogal

atividades com as vogais para imprimir

4 – Escreva a vogal inicial

atividades com as vogais a e i o u

5 – Circule apenas as vogais

atividades com as vogais para maternal

6 – Vogal pontilhada

Em forma de pontinhos, deve fornecer todas as vogais em formato grande para a criança pontilhar. Com isso, ela aprenderá a fazer as formas de cada vogal e fica mais fácil de memorizar.

Vogal pontilhada
Foto: Pinterest Raay Allves
letra e pontilhada
Foto: ABCD Estudar e Aprender
letra i pontilhada
Foto: No lugar que chamo casa
letra o pontilhada
Foto: ABCD Estudar e Aprender
letra u pontilhada
Foto: No lugar que chamo casa

7 – Vogal com ilustração

Com o desenho de algum objeto ou animal do lado de cada vogal, o objetivo é pedir à criança para copiar e falar a palavra da ilustração. Em seguida, explicar que aquela é a primeira letra da palavra.

vogal com desenho
Foto: Profissão Mestre

8 – Ache o desenho que começa com a vogal

Com algumas figuras do lado, é importante pedir para a criança encontre qual é o desenho correto em que a palavra começa com aquela determinada vogal. Em seguida pedir à ela para colorir a correta. 

atividades com as vogais
Foto: Diário da Tia Mari

9 – Pinte as vogais nas cores sugeridas

Essa atividade é bem simples, colorir cada vogal em um balão diferente e determine as cores em cada uma deverá ser pintada. Essa é uma forma de aplicar atividades com as vogais para educação infantil de forma prática e fácil. 

pinte as vogais
Foto: Só Escola

10 – Repita as vogais 

O objetivo aqui é fazer uma atividade com as vogais e pedir para repetirem pelo menos três vezes. Assim é uma forma das crianças memorizarem os formatos de cada vogal.

repita as vogais
Foto: Ideia Criativa

11 – Complete as vogais que faltam

Essa sugestão de atividade é para fazer em quadrinhos algumas vogais espalhadas, isso de várias formas variadas com o objetivo da criança completar as vogais que faltam na ordem correta. A-E-I-O-U.

complete com as vogais
Foto: atividades.infantis-10.blogspot

12 – Ligue as vogais

O objetivo desta atividade, é ligar os pontos de A até U para forma o desenho. Para esta atividade existem vários exemplos e pode ser feitos de formas variadas com qualquer desenho que quiser.

ligue
Foto: Escolarizando

13 – Pinte a letra inicial correspondente ao desenho

Nesta atividade, com algumas palavras, o objetivo é pedir a criança para determinar a primeira e a última letra de cada palavra. Sendo elas vogais.

para colorir
Foto: A Arte de Ensinar e Aprender

Dicas para trabalhar com vogais de forma lúdica 

O trabalho na educação infantil deve ser mais leve e divertido. O importante é a criança aprender sem se traumatizar e de preferência que gostem daquelas atividades.

Trabalhar as vogais em sala de aula
Foto: FunShine Blog

As atividades com vogais podem ser trabalhadas de forma lúdica para que a aula fique divertida e dinâmica. Para trabalhar com vogais de forma lúdica e produzir atividades com vogais para um aprendizado rápido e divertido, uma dica de aula dinâmica pode ajudar:

Trabalhar as vogais de forma dinâmica:

Para criar uma tabela dinâmica é simples. Cada letra representa uma posição em que a criança deve ficar.

  • A letra A será: Braços abertos
  • A letra E será: Braços cruzados à frente
  • A letra I será: Braço direito levantado
  • A letra O será: Braços à frente
  • A letra U será: Braços para o alto

O objetivo desta dinâmica é cada criança falar o nome e as outras repetirem formando as vogais com as dinâmicas dos braços.

O aluno que for falar o nome fica no meio da roda e as outras crianças ao redor dele, juntas com o educador.

Cada hora será a vez de um aluno diferente e as outras crianças irão fazendo as vogais com os braços de forma divertida e educativa. É uma maneira simples de decorarem as vogais e conhecerem os sons de cada uma aplicadas aos nomes.

Para finalizar a aula dinâmica, as músicas infantis que trabalham vogais são ótimas para incluir no conteúdo. São fáceis de memorizar e vão dar um toque de diversão ainda maior na aula.

ludica
Foto: Mom.com

É importante trabalhar atividades com vogais logo nos primeiros dias em que a criança está na educação infantil e ir avançando conforme ela for aprendendo.

Após aprender as vogais com as letras de fôrma, o próximo passo é ensinas as letra cursivas que serão usadas por elas o restante da vida educacional.

Ao aprender os fonemas das vogais, fica mais fácil a criança formar as palavras e entender que as consoantes sozinhas ficam incompletas.

As atividades com vogais podem ser trabalhadas da forma em que o educador achar melhor. As imagens, por exemplo, são ótimas aliadas à educação infantil e com elas, fica mais fácil chamar a atenção da criança para o aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *