Atividades sobre profissões para educação infantil

Realizar atividades sobre profissões é uma ótima forma de conversar sobre o universo do trabalho com as crianças. Por isso, é importante integrar esse assunto dentro das pautas temáticas da educação infantil.

8 Atividades sobre profissões para educação infantil

A intenção de pensar estratégias lúdicas para a transmissão de conhecimento sobre o universo profissional deve ser desenvolvida no âmbito escolar. Abaixo, seguem exemplos de atividades para os pequenos.

1 – Faz de conta

No caso de aproveitar a semana do dia internacional do trabalho para realizar as atividades sobre profissões, uma ótima ideia é a brincadeira de faz de conta. As crianças vão para a escola usando adereços ou elementos da profissão que desejam representar.

Veja ainda: Como fazer uma linda maquete

atividades sobre profissões

2 – Jogo da memória

Primeiro, enumere com as crianças uma quantidade x de profissões. Então, utilizando tesoura, papel, desenhos e lápis de colorir, montem um jogo da memória. Aqui, pode ser trabalhada também a memorização do nome da profissão.

jogo da memoria profissoes

3 – Jogo liga os pontos

Com papel, lápis e desenhos prontos, ligue quais os elementos que se ligam às profissões que os utilizam. Por exemplo, médico com estetoscópio, bombeiro com extintor de incêndio, professora com quadro negro.

atividade de relacionar profissoes

4 – Ditado com o nome das profissões

Ótima atividade para crianças que estejam em fase de alfabetização ou pós. Além de falar o nome das profissões, pode também ser trabalhada a conjugação no plural e pequenas explicações sobre o que fazem.

ditado de profissoes

5 – Pintura de desenhos

Para crianças menores, é um bom recurso utilizar desenhos para colorir. Você pode pedir que eles pintem as profissões que conhecem ou os elementos que acharem que representam mais aquele trabalho.

Pintar imagens sobre profissões

De modo geral, uma ótima maneira de estimular a criança a pensar nas atividades sobre profissões é convidá-la a pensar como seria o mundo sem aquele trabalho. Outra ideia é pedir que os pequenos realizem entrevistas com seus familiares sobre suas profissões.

6 – A relação infantil com as profissões

Conforme as crianças crescem, maior se torna a sua compreensão sobre o mundo à sua volta. É muito comum, portanto, que em suas brincadeiras ou aspirações, elas busquem retratar as ações dos adultos. Isso faz parte do seu próprio processo de aprendizagem.

Relação de crianças com profissões

De forma natural, as crianças começam a compreender e diferenciar as diferentes profissões e tipos de trabalho que existem na sociedade. Então, elas passam a inserir a sua própria percepção sobre o tema em suas atividades recreativas.

7 – Brincando de trabalhar

É bastante comum, assim, que elas realizem brincadeiras entre si retratando ou imitando o universo de alguma profissão, como médico ou professora. Mesmo alguns brinquedos incentivam isso, como aqueles que retratam cozinheiros, veterinários e bombeiros.

Brincadeira sobre profissões

8 – O que você quer ser quando crescer?

Essa pergunta acaba surgindo na vida dos pequenos, seja através de expectativa ou incentivo da família ou até da sua própria percepção. Obviamente, as crianças ainda são muito novas para tomar uma decisão tão importante para o seu futuro.

Criança refletindo sobre profissões

Ocorre que, no entanto, falar dos tipos de ocupação que existem pode ajudar a criança em sua formação. Tanto no sentido de ela desde nova refletir sobre quais assuntos se interessam mais, quanto para entender melhor o funcionamento da sociedade onde vivem.

Por que as atividades sobre profissões são importantes?

No contexto escolar, elas ajudam as crianças a ampliar seu conhecimento sobre o mundo e sua própria consciência sobre a sociedade. Assim, é bastante válido conversar sobre profissões com as crianças desde a idade pré-escolar (dos 2 aos 6 anos).

Criança de astronauta profissão

Reflexão sobre o papel do trabalho

Realizar essas atividades não significa, contudo, orientá-los em relação a uma determinada escolha profissional em suas vidas.

Criança de pilota de avião profissão

É mais importante ensiná-los a refletir sobre a importância de cada trabalho para a sociedade e ampliar seu senso de comunidade.

Como iniciar as atividades sobre profissões com as crianças?

Um bom ponto de partida é aproveitar as perguntas dos pequenos sobre o tema. Conforme eles vão crescendo, sua curiosidade se instiga e eles podem pedir explicações aos adultos sobre o que observam ao seu redor.

Circular as profissões da saúde

A semana do dia 1º de Maio

O Dia Internacional do Trabalho é uma data celebrada mundialmente. Por isso, pode ser um excelente plano de fundo para trabalhar essas atividades temáticas. Como o dia do trabalho é feriado, os professores podem abordar o assunto ao longo dessa semana.

Criança com máquina profissional

Uma ótima maneira de estimular a criança a pensar sobre as profissões é convidá-la a pensar como seria o mundo sem determinado trabalho. Outra ideia é pedir que os pequenos realizem pesquisas e entrevistas com seus familiares sobre suas profissões.

A abordagem por idade

Quanto mais nova for a criança, mais lúdica precisa ser a abordagem das atividades. Assim, pode ser interessante utilizar algumas ferramentas para ajudar na exemplificação do tema. Alguns exemplos são:

  • Brinquedos;
  • Figuras;
  • Desenhos animados;
  • Brincadeiras;
  • Filmes;

Criança jogadora de futebol profissional do Brasil

Caso seja uma possibilidade dentro da realidade escolar, as atividades sobre profissões também podem ser realizadas ao ar livre. Alguns passeios em locais temáticos podem ser interessantes para observar os profissionais trabalhando in loco.

Deixe um comentário