Como fazer uma maquete: 10 Modelos mais usados com passo a passo

É fundamental que toda criança saiba como fazer uma maquete, pois esse é um trabalho muito comum no Ensino Fundamental.

O professor, normalmente, escolhe um ambiente para a criança reproduzir em miniatura.

Algumas vezes, o tema pode ser livre e o aluno poder escolher qual tipo de maquete prefere fazer e em outras ocasiões os professores escolhem o tema de acordo com uma matéria em questão.

Os temas são os mais variados possíveis, porém, alguns deles são mais comuns de se ver nesse tipo de trabalho. Os mais usados são o sistema solar, vulcão, cidade e fazenda.

Como fazer uma maquete simples passo a passo
Foto: Pinterest António Guimarães

É fundamental saber fazer maquete com os mais variados materiais e ficar preparado para fazer em diversas atividades.

Então, confira 10 opções de maquete com passo a passo mais procuradas e aprenda a fazer para arrasar no trabalho da escola.

1 – Como fazer uma maquete de papelão 

O papelão é o material mais comum para ser utilizado em maquetes. Ele é firme, resistente e ao mesmo tempo é fácil de recortar.

No vídeo abaixo, é possível aprender todos os passos da construção da maquete, com dicas desde o recorte até a montagem para que o resultado final fique incrível.

Assista até o final e aprenda a fazer uma maquete de papelão com as dicas da BARRERA Arquitectura :

2 – Como fazer uma maquete de isopor (casinha) 

O melhor de usar o isopor para fazer maquete é que ele pode ser encontrado em diversos formatos. Nesse caso, ele serve para criar uma superfície plana ou para fazer uma casinha, como é o caso desse passo a passo.

O vídeo do FUNLIFE mostra como fazer maquete de isopor de forma simples e divertida. Veja como é fácil de fazer e como fica linda a casinha de isopor:

3 – Como fazer uma maquete do sistema solar em EVA 

Um dos modelos de maquete mais usados, com certeza, é a maquete de sistema solar. Ela está presente até nos filmes americanos que tem crianças e adolescentes na escola.

Esse é um modelo feito de EVA, um material encontrado em diversas cores e que facilita na hora de criar os planetas, o sol e tudo que é necessário para o sistema solar ficar completo.

Então, veja esse passo a passo do Mundo de Kaboo e descubra como se faz uma maquete do sistema solar em EVA:

4 – Como fazer uma maquete de vulcão 

O vulcão também entra na lista de uma das maquetes mais usadas. É muito comum os educadores pedirem para que os alunos criem maquetes desse jeito, pois além de ser um processo onde eles aprendem muito, fica bem interessante e permite usar a criatividade.

Esse é o jeito ideal de tirar 10 na feira de ciências e fazer com que todos os colegas fiquem impressionados. O mais interessante dessa maquete é o efeito criado para a erupção do vulcão que passa através do vidro colocado no interior.

Vale à pena conferir esse passo a passo do Manual do Mundo:

5 – Como fazer uma maquete de fazenda simples 

Uma maquete de fazenda fica um charme, não é mesmo? Bem colorida e com bastante verde. Se a intenção é fazer com que a natureza esteja presente, saber como fazer maquete de fazenda é um ótima ideia.

Esse tutorial do Fazendo Arte traz um jeito prático de fazer. O resultado é uma fazenda bonita e colorida. Confira o processo completo agora:

6 – Como fazer maquete com material reciclável 

Muitos materiais que estão disponíveis em casa são perfeitos para fazer maquete. E o melhor é que assim, além de criar uma maquete incrível, é possível reciclar os materiais e contribuir com a preservação do meio ambiente.

O segredo aqui é encapar os materiais utilizados. Então, veja como fazer maquete com material reciclável seguindo a Denise Pedroso:

7 – Como fazer maquete de gerador eólico 

Esse é um processo de produção de um mini moinho ou um mini gerador eólico. Esses moinhos são usados para captar a energia dos ventos e o resultado dessa maquete fica perfeito para apresentar na escola e também para alguns trabalhos em empresas.

É simples de fazer e possui uma ótima apresentação. Assista o vídeo do Inventus e aprenda:

8 – Como fazer maquete de cachoeira 

Essa é uma maquete que vai além de um trabalho escolar, ela é ideal para colocar em uma prateleira e usar como enfeite. Fica tão bonita que precisa ser exposta, seja na feira de ciências ou em casa.

A queda d’água pode parecer bem difícil de fazer, pois é preciso criar o efeito para ficar mais realista. Apesar de todos saberem que se trata de uma maquete, dar um toque de realidade é sempre bom, não é mesmo?

Veja o resultado dela no vídeo do Epoxitec Studio Art:

9 – Como fazer maquete de conservação e poluição de rios 

Esse é um modelo de maquete para conscientizar a todos sobre a poluição dos rios. Nela, é possível ver os resultados da poluição, como isso afeta os rios e preservar.

Ela é feita em um isopor plano e dividida em duas partes: a parte do rio limpo, bem conservado e a outra parte é o rio poluído, com os efeitos no meio ambiente.

Essa é uma ótima maneira de chamar a atenção de todos para fazer a sua parte. Confira o vídeo do Preciso Aprender e veja como fazer uma maquete de conservação e poluição dos rios:

10 – Como fazer maquete de papel 

Nesse modelo de maquete foram utilizadas várias cores de papel para a montagem. O ideal nesse caso é usar o papel mais firme, chamado de papel cartão ou a cartolina, conforme falado no vídeo.

A melhor parte de fazer maquete de papel é que assim fica mais fácil fazer as marcações de onde deve ser cortado e é possível imprimir algumas peças para facilitar.

Assim como as outras, o resultado dessa maquete surpreende. Confira o passo a passo do Evandro Veras:

Deixe um comentário