Qual a melhor máquina balancim para um trabalho perfeito?

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

O balancim facilita os trabalhos manuais na costura, aplicando diferentes elementos que servem para enfeitar e otimizar as peças têxtis de acordo com as necessidades e os desejos de cada um.

No início do aprendizado, a customização pode parecer difícil, mas os aparelhos surgem justamente para facilitar aplicações e manuseios.

O balancim é uma máquina tradicional que auxilia artesãos na área da costura. E apesar de poder ser substituído por outros aparelhos, ele possui a vantagem fazer de diferentes aplicações.

(Foto: Distribuidor Cardenas)

O que é balancim?

O balancim é um tipo de máquina manual, conhecida como prensa, usado na área do corte e costura que funciona a partir da aplicação de uma determinada força para inserir pequenos elementos nas peças têxtis.

Geralmente é indicado na atividade artesanal para a aplicação de botões de pressão, forração de botões, ilhós, rebites, botões flex, etc.

(Foto: Flora Aviamentos)

A força aplicada é uma pressão feita na alavanca que a máquina possui na sua lateral, facilitando e deixando o processo das aplicações mais prático.

Além disso, o produto funciona através da instalação de um par de matrizes que são rosqueadas de acordo com a peça que será aplicada.

Para que serve a máquina balancim?

A máquina deixa os trabalhos mais bonitos devido à aplicação de peças que fazem toda a diferença na modelagem ou na customização de roupas, bolsas e outros artesanatos.

As peças que são aplicadas pelo balancim podem ser ilhoses, botões ou rebites, sejam eles de couro, de plástico, de tecido ou de outros materiais.

(Foto: Patchwork by Primar & Acessórios)

Conforme o tipo de material que será usado, a regulagem da pressão precisa ser modificada na alavanca do aparelho. E sem as matrizes encaixadas no balancim não é possível fazer a aplicação, mesmo com a pressão adequada.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte