Bricolagem: o que é, exemplos e ideias para fazer em casa

como fazer bricolagem

Você sabia que quem faz artesanato também faz bricolagem? Simplesmente porque ambos tem o mesmo significado.

A bricolagem pode ainda extrapolar o universo do artesanato e ganhar várias nuances.

Então, mesmo aquela pessoa que nunca ouviu falar em bricolagem, provavelmente, já realizou alguma.

A criatividade e a iniciativa de fazer algo por conta própria são ações que estão diretamente ligadas à essa atividade tão comum para os seres humanos.

como fazer uma bricolagem

Para conhecer essa ideia um pouco mais a fundo, é preciso entender as possibilidades e como tudo isso ganhou reconhecimento e foi denominado dessa forma.

Confira agora mesmo as curiosidades e saiba como tornar o seu dia a dia mais prático e prazeroso com a bricolagem.

O que é bricolagem? 

A bricolagem é a arte do “faça você mesmo” que ficou mais popular nos Estados Unidos, pelo movimento denominado “Do It Yourself” (DIY).

Essa palavra tem origem francesa e se constituiu depois da Segunda Guerra Mundial.

O que é bricolagem

Foi quando as pessoas precisavam fazer ferramentas de modo muito mais intuitivo, já que as indústrias e fábricas ficaram terrivelmente afetadas com a guerra.

Desde então, a potência de fazer várias peças por conta própria foi ganhando espaço e êxito. Mesmo sem experiência, muitas pessoas conseguiam resolver seus problemas sozinhas.

exemplos de bricolagem

Em geral, a bricolagem nada mais é do que colocar a criatividade em prática, aprendendo novas maneiras para atender as demandas, especialmente ao perceber alguma limitação.

Exemplos de bricolagem 

Os maiores exemplos de bricolagem estão no artesanato, são várias técnicas que auxiliam o passo a passo da construção de diferentes objetos. Sendo assim, ela pode acontecer para criar peças, como:

Jardim vertical

O jardim vertical é uma maneira de decoração alternativa para colocar plantas e hortas suspensas na área interna ou externa da casa. 

diy
Foto: Googodecor

Scrapbooks 

A forma mais legal de personalização de álbuns, cadernos ou convites, através de colagens, recortes, costuras, pinturas e ilustrações. 

Pachtwork 

O patchwork é um jeito inovador de reutilizar retalhos e criar roupas divertidas, além de personalizar peças a partir de determinadas figuras. 

Pintura e desenho 

Com essa técnica é possível customizar várias peças artesanais, servindo também para fazer murais, repaginar móveis e paredes.

bricolagem no artesanato

Estamparia e silk 

Aqui a bricolagem acontece através de uma figura pronta ou através de um desenho próprio para produzir estampas e decorar camisas, canecas, peças de madeira, etc.

Outros artesanatos 

É impossível falar de todos os tipos de artesanatos que são exemplos de bricolagem, basta parar e pensar nas infinitas possibilidades que existem para entender isso.

artesanato

Contudo, existem alguns que não podem ser esquecidos, como: crochê, tricô, amigurumi e macramê.

Vantagens da bricolagem 

As vantagens da bricolagem são inúmeras! Para começar, é uma forma de ganhar uma renda extra. Outro ponto importante é que pode funcionar como um hobby, proporcionando prazer com dedicação e melhor qualidade de vida.

Vantagens da bricolagem 

Além disso, o potencial de sustentabilidade é muito maior, porque é possível reutilizar garrafas velhas, restos de tecidos e outros materiais para fazer artesanatos.

Também desenvolve a capacidade motora, estimula a lógica e proporciona diversão, através de processos que motivam a expressão e provocam relaxamento.

Por fim, é possível gastar muito menos com essa prática, principalmente quando se investe em peças simples para fazer a customização.

Bricolagem na arte

Quando as pessoas tomam o gosto pela bricolagem, elas não conseguem parar e se transformam, querendo ou não, em verdadeiros artistas. O desenvolvimento só cresce com o aprimoramento contínuo.

arte

Porém, para além da técnica, o conteúdo subjetivo também se desenvolve e floresce, de forma que os estilos próprios aparecem e se destacam.

É bastante comum criar marcas próprias para vender acessórios e peças artesanais, bem como desenvolver produtos a partir das habilidades artísticas.

faça você mesmo

A linha é tênue entre a bricolagem e a arte, pois querer aprender e fazer tantas coisas já é uma arte em si. Assim, muitos tutoriais podem ser reinventados e as capacidades individuais são descobertas e lapidadas. Por isso, bricolagem na arte é tudo de bom. 

Ideias de bricolagem no artesanato 

A bricolagem perpassa o artesanato em algumas áreas: decoração, presentes personalizados, pequenos consertos, customização.

A decoração estimula a reinvenção de ambientes e objetos, bem como a área da organização estimula a praticidade e a funcionalidade das criações.

artesanato

Pequenos consertos e o processo de customização precisam acontecer quando há necessidade de reparos, contribuindo também na economia.

E os presentes personalizados encontram seu valor no desejo de oferecer algo com a marca pessoal de cada um, para quem quer utilizar da própria arte para presentear alguém.

Com isso, a bricolagem oferece várias possibilidades nessas áreas do artesanato, de modo que qualquer um pode aprender e se especializar nessas opções.

Algumas ideias podem ser a feitura de cremes ou sabonetes naturais para a pele, bem como envelopar guarda-roupas.

Dicas de como fazer uma bricolagem 

Para fazer a bricolagem da melhor maneira possível, planeje antes de começar.

Embora muita gente reduza a bricolagem ao improviso ou à ação de fazer coisas fáceis, ela exige dedicação para potencializar a criatividade.

atelier

O planejamento é um grande aliado, especialmente para equilibrar o orçamento com a qualidade do objetivo/serviço pretendido. Então, pesquise os materiais que serão utilizados, antes de comprá-los para executar qualquer tutorial.

Também decida o seu objetivo e aprenda as técnicas que são úteis e interessantes para você.

Confira algumas dicas de ferramentas da Diycore com Karla Amadori para trabalhar no estilo faça você mesmo:


Ainda que não se veja como artista, é natural se surpreender com a prática e descobrir novos potenciais artísticos. Portanto, deixe fluir e aproveite.

Se quiser ganhar mais dinheiro com isso, seja também um multiplicador da bricolagem e estimule outras pessoas através da divulgação de receitas, manuais, métodos, etc.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *