10 Brincadeiras para educação infantil que as crianças vão adorar

As brincadeiras para Educação Infantil são essenciais para estimular uma atmosfera lúdica nas escolas.

Embora muitos jogos e brincadeiras possam ter perdido espaço para novas tecnologias, é muito importante resgatar essas atividades tradicionais que possuem um imenso valor cultural e psicossocial.

Até porque os povos que fizeram e fazem parte da história brasileira puderam contribuir na construção de brinquedos e brincadeiras que se tornaram populares e educativas.

Indígenas, africanos e europeus, por exemplo, foram os pontos de origem de muitas atividades nesse sentido, contribuindo para uma realidade na qual o “brincar” é sagrado.

Através da brincadeira, as crianças desenvolvem mais facilmente as múltiplas linguagens, a organização do pensamento, a compreensão de limites e emoções, além de servir como um alicerce fundamental para a integração social.

Participe do nosso grupo do WhatsApp e receba artesanatos e moldes PDF para imprimir!

Quero Entrar no Grupo

Confira ainda: Jogos e brincadeiras populares que as crianças vão amar

10 Brincadeiras para educação infantil que animam a turma

Uma boa brincadeira na sala de aula é capaz de estimular muito aprendizado e muita socialização em grupo.

Dessa forma, a turma fica mais animada e mais disposta a aprender sobre temas diversos, durante ou depois de se divertirem.

O ambiente escolar se torna menos formal e cede espaço para a construção de experiências e narrativas que são naturais para as crianças, vinculadas especialmente ao ato de brincar.

Portanto, segue algumas sugestões de brincadeiras para Educação Infantil que podem fazer muito sucesso e inspirar atividades incríveis.

Leia mais: Brincadeiras de São João animadas e superdivertidas

1- Amarelinha

A amarelinha é desenhada no chão com um giz, mas pode ser feita com fita crepe e outros materiais, sendo que o mais importante é pular os quadradinhos desenhados de maneira correta.

brincadeiras para educação infantil

Os quadrados desenhados em sequência formam uma cruz e cada quadrado é pisado por apenas um pé, somente quando houver dois quadrados (lado a lado) é possível descansar os dois pés no chão.

Antes de pular os quadradinhos, arremessa-se uma pedrinha ou outro pequeno objeto para resgatá-lo durante ao percurso, e na medida que se avança a brincadeira pode se tornar mais desafiadora.

Veja também: Brincadeiras, brinquedos e jogos indígenas incríveis

2- Batatinha 1, 2, 3

Nessa brincadeira, a criança que estiver na posição da “batatinha” deve ficar de costas para a fileira de crianças que estará atrás, numa distância que precisará ser percorrida na busca de vencer a competição.

brincadeiras para educação infantil 4 anos

As crianças que estão na fileira precisam correr ou pular para frente quando ouvirem “Batatinha 1, 2, 3”, mas quando a criança-batatinha olhar para trás depois de dizer essa frase, todos precisam parar e quem se mover volta ao ponto de partida.

3- Bilboquê

Este é um brinquedo usado em um jogo que consiste em enfiar a carapuça do bilboquê no bastonete (a base), de modo que a criança tente várias vezes acertar o alvo contando as tentativas.

brincadeiras para educação infantil 3 anos
Foto: @shi_fazendoarte

A quantidade de tentativas pode ser combinada pelo grupo e a brincadeira pode variar bastante, a depender das regras estabelecidas em conjunto.

4- Boca de forno ou o mestre mandou

Essa brincadeira tem um roteiro tradicional que consiste em dividir as falas entre os participantes, uma criança precisa ser o mestre e os demais devem respondê-la da seguinte forma.

Mestre diz: Boca de forno.

Demais respondem: Forno…

Mestre diz: Tirar um bolo?

Demais respondem: Bolo…

Mestre diz: Faz o que eu mando?

Demais respondem: Faço…

Mestre diz: O mestre mandou…

brincadeiras para educação infantil 5 anos

Assim, o mestre deve dar um comando para os demais, como andar de um pé só, bater palma, pegar alguma coisa etc. Em seguida, outro mestre pode ser sorteado ou escolhido a partir de algum critério.

5- Ciranda

A ciranda é uma brincadeira de roda que traz um passo de dança que vai cruzando as pernas enquanto se canta uma cantiga popular, como:

Ciranda, cirandinha

Vamos todos cirandar

Vamos dar a meia volta

Volta e meia, vamos dar

O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou

brincadeiras para educação infantil 6 anos

Esta é uma das brincadeiras para Educação Infantil que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e na integração em grupo.

6- Dança das cadeiras

Colocando várias cadeiras no centro, as crianças rodam em volta enquanto ouvem e cantam alguma canção.

A canção será interrompida pelo(a) professor(a) e, assim, as crianças devem procurar uma cadeira para se sentarem rapidamente.

brincadeira dança das cadeiras

A quantidade de cadeiras deve ter um número a menos em relação a quantidade de crianças participantes, de modo que uma criança sempre ficará em pé e, assim, deverá sair do jogo (levando embora uma cadeira junto).

A dança continua até restar apenas uma cadeira.

7- Estátua

Ouvindo música, as crianças precisam dançar à vontade, mas no momento em que a cantiga acabar ou ser interrompida é preciso ficar em estátua (sem movimento).

brincadeira estátua

Se alguém se mexer pode sair da brincadeira e o(a) professor(a) deve estar atento(a) a isto, estabelecendo tempos específicos para os momentos da estátua.

8- Quente-frio

Uma pessoa do grupo (professor/a ou estudante) deve esconder um objeto em um determinado espaço e depois o grupo deve tentar encontrar esse objeto.

Brincadeira quente frio

Essa brincadeira consiste em fazer com as crianças do grupo encontre o objeto escondido e a pessoa que o escondeu deve fazer uso da expressão “está quente” ou “está frio” como forma de dar dicas.

As expressões estão relacionadas com a distância da pessoa em relação ao objeto:

Frio = longe

Quente = perto

9- Morto-vivo

As crianças podem ficar espalhadas pelo espaço ou organizadas em fila enquanto o professor ou a professora dará dois tipos de comandos diferentes: “vivo” ou “morto”.

Ao falar “vivo” todas as crianças devem ficar em pé e ao falar “morto” elas precisam ficar agachadas, abaixadas.

Brincadeira morto vivo

Quem errar, sai da brincadeira, de modo que ela pode durar pro bastante tempo até que apenas uma criança fique por último.

Dessa forma, os comandos podem ser feitos bem lentamente ou rapidamente, para variar ritmos e deixar a brincadeira mais divertida.

10- Passa anel

A brincadeira do “passa anel” acontece literalmente quando alguém segura um anel entre as mãos fechadas em forma de concha e vai passando dentro das mãos das outras crianças que estão em roda.

Todas as mãos precisam estar em forma de concha, fechadinhas, e no final ganha o anel quem descobrir com quem ele está.

Brincadeira passa anel
Foto: @80e90s

O educador infantil pode ser a pessoa responsável para iniciar a brincadeira, passando o anel e depois deve orientar as crianças.

Essa e outras brincadeiras para Educação Infantil devem ser feitas sempre com orientação pedagógica e podem estar associadas com temas e conteúdos pertinentes para a turma.

Deixe um comentário