Se você ainda não conhece o cachepô de crochê, vai ficar muito surpreso com a utilidade e as possibilidades dessa peça para na decoração.
Usado geralmente para decorar os vasos de plantas, ele também pode ser usado como cesto organizador.
O artesanato com crochê ainda garante uma peça delicada e cheia de charme para sua casa ou outros ambientes da sua escolha.
Cada modelo tem seu próprio glamour e aqui será possível conferir dicas de como escolher e como fazer um cachepô sem ser experiente na técnica.
Inclusive, essa peça é um excelente acessório para os iniciantes em crochê, pela praticidade da confecção de modelos básicos que também são muito bonitos.
Como fazer cachepô de crochê passo a passo
Veja a lista de materiais necessários para a execução desse artesanato:
- Agulha de crochê 7mm
- Barbante nº 24
- Agulha de tapeçaria
Círculo mágico
Use o barbante da sua preferência e comece fazendo um círculo mágico.
Não feche o círculo ainda e faça uma corrente com mais seis pontos baixos. Deixe a sobra do fio acompanhar toda a carreira de pontos baixos.
Arremate da carreira
Depois que terminar, puxe o fio e feche o círculo, dando um nó pequeno para arrematar a sobra do fio. Feche a carreira com um ponto baixíssimo.
2ª carreira
Faça a segunda carreira com dois pontos baixos em cada ponto de base (aumentos).
3ª carreira
A terceira carreira intercale um aumento com um ponto baixo normal, sem aumentos.
4ª carreira
Na quarta, intercale um aumento com dois pontos baixos sem aumentos.
5ª carreira
Quando chegar na quinta carreira pegue somente a alça de trás de cada ponto de base para fazer um ponto baixo. Faça um ponto baixo em cima de cada ponto de base, sem fazer nenhum aumento.
Ao fim da carreira, substitua o ponto baixíssimo por outro acabamento para evitar a marca que o ponto baixíssimo deixa.
Acabamento
O acabamento acontece depois de fazer o último ponto, assim, alongue a laçada e leve a laçada para trás da peça, passando por dentro da primeira corrente. Por trás faça uma corrente e deixe uma laçada, trazendo-a para frente pelo primeiro ponto baixo.
Siga com um ponto baixo em cada ponto de base, inclusive em cima do ponto de arremate que foi feito na carreira anterior e continue arrematando da mesma maneira.
Faça quantas carreiras quiser nessa mesma sequência, para estruturar o seu cachepô. Por fim, conclua com uma carreira de pontos baixíssimos.
Veja o passo a passo no vídeo do JNY Crochê e faça você mesmo:
Qual a diferença entre vaso e cachepô?
Vasos servem para o plantio de plantas e, por isso, possuem furos embaixo para escoar a água, muitas vezes são acompanhados por pratinhos também.
Eles precisam ser específicos para cada tipo de planta, por exemplo, vasos porosos, feitos de barro ou de fibra de coco, vão reter menos água, pois absorverão a umidade.
Esses vasos serão mais recomendados para plantas que não gostam de excesso de água, é o caso das suculentas e dos cactos, entre outros tipos.
Já o cachepô é um objeto decorativo, usado para esconder o vaso da planta, mas pode ser usado também para outras necessidades, como servir de cesto para organizar itens.
A palavra “cachepot” tem sua origem na França, cujo significado é “esconder o pote”. Desse modo, diferentemente do vaso, ele não possui furos e nem é usado para o plantio direto de qualquer tipo de planta.
O cachepô pode ser feito de vários materiais, assim como o vaso, mas ele é especialmente um acessório ornamental que cada vez mais se mostra com aplicações interessantes.
Melhores linhas para fazer cachepô de crochê
Prefira os fios mais grossos aos mais finos ou use até mesmo fios de malha. Contudo, o fio náutico pode ser a melhor opção se o desejo é ter uma peça impermeável, mais leve e fácil de lavar.
Experimente linhas sofisticadas também, para criar uma ornamentação elegante, sem o risco do fio ficar desfiando, a não ser que isto seja parte do estilo/modelo.
Aposte nas linhas e marcas conhecidas e recomendadas por outros artesãos, use linhas da Euroroma, da Anne e da Círculo, por exemplo.
Ideias para usar cachepô de crochê suspenso
Para suspender o cachepô é necessário algum tipo de suporte, seja ele curto, como uma pequena alça, ou longo, a partir de “pernas” feitas de cordas e fios ao redor dele.
Com a alça ele pode ficar pendurado em pequenos ganchos presos em prateleiras, para ficar um pouco inclinado.
Com o suporte maior, com várias pernas ao redor dele para sustentá-lo e equilibrado, é possível prendê-lo no teto e deixá-lo mais à vontade.
Cachepô de crochê barbante
O barbante é o queridinho para os artesanatos em crochê, especialmente porque há uma variedade incrível de cores e tonalidades.
A linha do barbante também é mais fácil de ser encontrada e mais econômica, além de garantir que todo o fio do novelo terá a mesma espessura e a mesma cor. A não ser que o barbante seja de uma cor mesclada ou tenha algum efeito especial.
No mais, o mais legal do cachepô de crochê em barbante é que as peças ficam mimosas e singelas.
Para alguns pode ser mais fácil tecer lindos ornamentos usando esse fio e para deixar o fio mais duro é possível usar resina para impermeabilizar toda a peça.
Qual cachepô ideal para suculentas?
O ideal é fazer cachepô com o fio de malha para suculentas, mas qualquer linha também é válida.
O mais importante é o tipo de vaso em que a suculenta vai estar, ele precisa ser de um material poroso para absorver a umidade e auxiliar o não acúmulo de água.
Usar fios impermeabilizantes, portanto, não é a melhor opção, mas pequenas brechas feitas através de pontos mais frouxos, podem ser suficientes para ajudar nessa condição.
Há modelos bem rústicos que ficam lindos com suculentas, assim como cestos mais modernos, no estilo clean. Escolha de acordo com suas preferências estéticas e cuide bem da sua plantinha para aproveitá-la ao máximo.
Cachepô de crochê para iniciantes
Se for iniciante se preocupe mais com a escolha dos materiais. Utilize fios que não sejam nem muito grossos e nem muito finos, porque isso pode dificultar no manuseio da agulha.
Lembre-se também que o tamanho da agulha é de acordo com o tamanho do fio, mas cada artesã também pode ter suas peculiaridades nesse aspecto no decorrer do aprendizado.
Fique atento para fazer uma peça equilibrada, com pontos que tenham o mesmo tamanho e sem criar muitas ondulações.
Comece pelos modelos simples, aqueles que são pequenos e possuem pontos que se repetem quase que na peça inteira.
Evite fazer emendas, por isso compre a gramatura do novelo de acordo com o tamanho do cachepô (faça emendas apenas se necessário).
Continue praticando o crochê para ganhar mais habilidade e confeccione o cachepô com paciência, sem pressa. É uma peça ótima para iniciantes e tem tudo para dar certo na sua primeira tentativa.
Dicas para cachepô de crochê no banheiro
O cachepô em crochê pode servir para a decoração de vasos de plantas que possam estar suspensas, no chão ou em prateleiras no seu banheiro.
Até porque o lavabo e o banheiro são lugares bem especiais para algumas plantas, dando um novo frescor ao ambiente, além de deixá-lo ainda mais aconchegante.
No entanto, o cachepô também pode ser usado para organizar materiais de limpeza ou itens de uso pessoal, servindo como cestos organizadores.
O cachepô pode ser de tamanho pequeno, médio ou grande a depender dos materiais ou plantas que vão estar nele.
A peça vai ajudar na arrumação e na decoração ao mesmo tempo, por isso que o banheiro fica um espaço encantador com o cachepô em crochê, em qualquer circunstância.
68 Imagens de cachepô de crochê
Fizemos uma seleção incrível de fotos de cachepô em crochê para lhe inspirar. Então, confira todos os modelos, escolha os seus preferidos e tente fazer em casa!
Divinos cachepôs, um mais lindo que o outro. E também muito criativos. Parabéns!