Melhores tipos de colas para tecido

As colas para tecido estão entre os materiais mais usados para fazer artesanato e que podem oferecer resultados diferentes a sua criação conforme as suas características.

De certo modo, o que diferencia um tipo de cola do outro são as substâncias que as compõe, mas além disso, também existem fatores como a coloração, consistência, textura, durabilidade e até a resistência a água que influenciam na forma como agem.

Então no processo de desenvolvimento de um artesanato a escolha da cola é tão importante quanto a personalização do item e a sua finalização, pois dependente do modelo escolhido o seu acabamento pode ter um resultado melhor ou inclusive, pior.

Confira os diferentes tipos de colas para tecido e como melhor usá-las.

Qual melhor cola para tecido?

Existem muitas opções de colas para tecido disponíveis no mercado que possuem diferentes funcionalidades e não apenas a de colar tecidos para criar um artesanato.

Leia Também:

como colar tecido
Foto: Encontrei pra vc!!!

Contudo, dentre essas opções existem algumas que se destacam diante das outras por serem mais resistentes e oferecerem um acabamento mais eficiente como é o caso das colas a base de resina acrílica, também conhecida como “cola jeans”.

Dentre as opções que existem a cola jeans se destaca pela possibilidade de fixar tecidos grossos e ser resistente água. Além disso, ela tem uma consistência mais dura e a coloração transparente que não afeta na beleza ou acabamento do tecido.

O interessante é que ela fixa rapidamente em tecidos grossos, inclusive em lonas, mas para que ela aja dentro da normalidade é preciso esperá-la secar por 72 horas, caso contrário é possível que o seu resultado seja comprometido e afete o seu artesanato.

Veja essa dica do canal da Suelen Redesign:

Cola branca cola tecido?

Também conhecida como acetado de polivinil, a cola branca costuma ser usada para fazer a fixação de materiais e superfícies distintos, inclusive alguns tipos de tecidos.

colar tecido em madeira
Foto: Cascola

Atualmente existem dois tipos de colas de tecido branca que as pessoas costumam usar e que normalmente são reconhecidos como cola escolar e profissional ou “extra”.

cola escolar
Foto: Metrica Papelaria
cola branca extra
Foto: Billupsforcongress

Tecnicamente elas têm quase a mesma composição, mas existem diferenças, como:

  • cola branca “escolar”: além de ser uma opção popular, ela tem composição mais simples comparado com as outras e geralmente é atribuída ao uso escolar e de escritório para fixar papel sulfite, papel seda e cartolina;
  • cola branca “extra”: essa é a opção de cola que os artesãos costumam usar para colar tecidos mais finos. Ela é mais resistente que a opção escolar e por isso pode ser usada em papel, madeiras, plásticos, tecidos, papelão e outros;

Nesse caso, dentre esses dois tipos citados acima a opção que se aproxima da ideia de colas para tecido é a extra devido a sua consistência mais grossa que acaba fixando estruturas levemente mais grossas – porém ainda assim é algo “frágil”.

Tipos de cola para tecido

Como foi dito acima, existem muitos tipos de colas para tecido, mas dentre as opções mais usadas e que normalmente dão acabamento, se destacam:

  • Cola branca extra: é uma opção de cola ideal aos acabamentos leves, pois não tem tanta resistência a água e não fixa tecidos grossos;

    cola branca extra
    Foto: Casa da Arte
  • Cola de decoupage: é uma cola seladora indicada a decoupage de tecidos e que ao secar forma uma camada impermeabilizante com um efeito brilhante;

    cola de decoupage
    Foto: Papelaria Matriz
  • Cola artesanal: não é feita a base de água e serve para diferentes criações, inclusive em tecidos. Ela seca rápido, é permanente e é ideal para forrar tecido;

    cola artesanal
    Foto: Tekbond
  • Cola jeans: essa cola é sem dúvidas umas das mais resistentes por permitir a colagem de tecidos grossos como o jeans e a lona com acabamento perfeito;
    cola jeans
    Foto: Beto Brinquedos e Papelaria
  • Cola de silicone: esse tipo de cola é ideal para acabamentos em tecidos e não para unir tecidos diferentes. Nesse caso, pode usá-la para enfeitar e outros;

    cola de silicone
    Foto: Duque Eletrônica
  • Cola permanente: é um opção interessante para colar tecidos, pois oferece ótima aderência entre eles, mas também pode ser usada em madeira e outros;

    cola permanente
    Foto: Acrilex

 

É importante ressaltar que mesmo existindo opções eficientes de colas para tecido no mercado elas não substituem os métodos tradicionais de costura – que com certeza são mais resistentes e podem dar um acabamento diferenciado para a peça criada.

cola pano
Foto: Acrilex

O ideal é usar essas colas para fazer o acabamento da sua criação. Ou seja, para a decoupagem ou aplicação de enfeites como a miçanga, brilhos e dentre outros.

Se você trabalha com fitas, esse vídeo do canal Marcela Matos tem uma seleção incrível de colas que ela testou, veja:

Esse vídeo da Nina Martins é muito bom para aplicação em tecido, ela indica vários tipos de cola:

Essas são nossas dicas de colas para tecido, espero que tenham gostado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *