Como fazer barquinho de papel

Aprender como fazer barquinho de papel é interessante para as pessoas que tem filhos, sobrinhos, netos ou convivem com alguma criança, pois além de ser uma atividade divertida também poderá ensiná-los sobre a beleza e valor da simplicidade.

Hoje em dia a maioria das crianças se quer sabem sobre as brincadeiras e criações que os pais faziam no passado e o quanto elas os tiravam da zona de conforto.

Eram brincadeiras reais que exigiam a criatividade, além da coordenação motora para poder brincar como os barquinhos de papel que divertem, entretém e ensinam fatos curiosos como a possibilidade deixá-los flutuando sobre a água sem serem desfeitos.

Quer saber como fazer barquinho de papel para se divertir com as crianças? Confira.

Como fazer barquinho de papel com folha de caderno

Para aprender como fazer barquinho de papel com folha de caderno será necessário usar apenas uma folha de caderno de sua preferência, porém quanto maior a folha, melhor será o acabamento do barquinho e inclusive ele terá um tamanho maior.

Leia Também:

Comece o processo dobrando a folha ao meio na vertical para unir as pontas. Dobre-o mais uma vez para que o papel fique com as marcas ao centro que vai servir para demarcar o centro para levar as pontas superiores até ele – na marca que ficou.

A parte de baixo que ficou “sobrando” sem dobrar deve ser levada para cima dobrando-as. A essa altura você já verá um esboço do barquinho, mas certifique-se de dobrar as pontas que ficaram para fora com a última dobra para dentro.

Com esse último passo o barquinho parecerá um chapéu, mas por pouco tempo, pois deve apoiar os seus dedos na concavidade criada para formar um losango e depois levar cada uma das pontas para cima, formato novamente um triângulo.

Crie novamente um losango e por último puxe as duas pontas de cima para fora e o barquinho está formado. Agora basta ajeitar o barquinho como preferir para brincar.

como fazer barquinho de papel
Foto: Cosmeticuprise

Como fazer barco de papel diferente

Existem muitas outras ideias para criar barquinhos com papel, então se está em busca de como fazer barco de papel diferente basta seguir os passos citados acima, mas com algumas diferenças. A começar pelo papel que deve ser cortado em quadrado.

barco de papel
Foto: Pinterest

O barco que será criado dessa vez será um veleiro, então para ter um efeito diferente é interessante usar folhas com lados de cores diferentes como o papel dobradura, por exemplo, com um lado azul e o outro branco, ou outra cor que seja da sua preferência.

O processo de criar um barco diferente pode ser um pouco mais complexo comparado ao que foi citado acima, mas o efeito que ele promove é incrível e provavelmente as crianças vão ficar encantadas com as possibilidades que uma folha de papel oferece.

mobiles-barquinho
Foto: Johnny Martins

Então basta seguir o tutorial de como fazer barquinho de papel diferente do canal Origami de papel:

Como fazer barquinho de papelão

Para aprender como fazer barquinho de papelão você vai precisar um pouco mais de materiais comparado aos outros modelos citados acima, mas esse sem dúvidas terá um resultado incrível para as crianças brincarem por conta de ser mais resistente.

Então para aprender como fazer barquinho de papel (papelão) separe os materiais:

  • papelão;
  • rolo de papel higiênico;
  • régua;
  • lápis;
  • tesoura;
  • cola;
  • tintas de cores variadas.

Veja o tutorial em vídeo do canal Clubinho Legal:

Barquinho de papel para decoração

Você pode aprender diversas formas de como fazer barquinho de papel e inclusive usá-los para decorar ambientes. Por exemplo, em um barquinho de modelo simples como foi citado acima você pode transformá-lo ao usar papéis mais nobres na criação.

mobile de barquinho de papel
Foto: Vikesh Rajwadi
cortina de barquinho de papel
Foto: Pinterest
convite barquinho-de-papel
Foto: Mary Pagonis

Use papéis diferentes, interessantes e que vão ajudar a dar um acabamento único ao seu barquinho e a partir disso pode deixá-lo como peça de decoração dos ambientes.

Foto: Internet

Outra forma de criar um barquinho de papel para decoração é acrescentando alguns elementos a sua criação a começar por bandeiras colocadas com ajuda de palitos.

lembrancinha de barquinho
Foto: Papo Glamour

Para isso basta criar um barquinho normal e fazer uma bandeira a parte com papéis estampados. Existem modelos de papéis com estampa de marinheiro e que seriam perfeitos para dar esse acabamento sofisticado, diferente e bonito ao seu barquinho.

centro-de-mesa-de barquinho
Foto: Youtube

Além disso, também pode acrescentar âncoras, laços, cordinhas e dentre outros que variam com a sua criatividade para que deixe o barquinho pronto para decorar.

barquinho-de-marinheiro-festa
Foto: Carolina
barquinho
Foto: Vivi fez arte
como-fazer-barquinho-de-papel-para-aniversario-
Foto: Neo Decor

Aprender como fazer barquinho de papel é uma forma de expor a sua criatividade e demonstrar as crianças as possibilidades de brincadeiras e criações através de papel, papelão e outros materiais simples. Basta usar a criatividade e começar a inventar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *