Como fazer cabeceira estofada: tutorial, cores, tamanhos e modelos

modelos de cabeceiras

A cabeceira estofada é uma das peças mais caras da decoração do quarto.

Saber fazer é uma ótima maneira de economizar, para não ter que abrir mão desse item tão sofisticado na decoração do quarto.

Ter um quarto bem decorado, organizado e aconchegante é fundamental para uma boa qualidade de vida.

Após um longo dia de trabalho, esse cômodo da casa se torna um refúgio. Uma decoração elegante, com móveis que se destacam e trazem conforto é uma maneira de relaxar.

capitone com botoes
Foto: @buttonandsprung

É é aí que entra a cabeceira para cama estofada para trazer charme e elegância à decoração e com muito conforto. Confira então, ideias de cores, tamanhos, modelos e saiba como fazer cabeceira estofada com um tutorial simples, gastando pouco.

Como fazer cabeceira estofada passo a passo

Para quem ainda não se aventurou no estilo faça você mesmo, mas deseja ter uma cabeceira diferente e personalizada, é importante saber por onde começar, acompanhar dicas para um passo a passo perfeito, com técnicas que dão um melhor resultado.

O tutorial abaixo mostra essas dicas de como fazer cabeceira estofada de forma simples em casa. Confira as dicas do Coisa de Apartamento Marcelo:

Cabeceira estofada para casal

O modelo de cama box se tornou muito popular e, com isso, as cabeceiras personalizadas tem sido um dos desejos dos casais para completar a decoração do quarto.

como fazer cabeceira estofada com isopor
Foto: @buttonandsprung

A mais popular delas é a cabeceira estofada que dá ao ambiente um toque de classe e elegância. Além disso, ela é muito mais confortável e permite que esse cômodo se torne de fato, um refúgio.

como fazer cabeceira estofada com papelão
Foto: @paddedwallpanels

Muitas pessoas, por exemplo, optam por fazer cabeceira no mesmo tom da parede. Ou ainda, colocar quadros que combinem em cima. Mas, a cabeceira deve ser o centro das atenções do quarto.

como fazer cabeceira estofada casal
Foto: @buttonandsprung

Cabeceira estofada solteiro

Ao se falar de cama de solteiro, deve-se levar em conta que as crianças também se encaixam nesse padrão. Os tecidos utilizados devem ser mais resistentes, impermeáveis e com fácil limpeza.

solteiro em l
Foto: @rpguimaraes.fotografia

Após escolher o tipo de tecido que seja mais adequado ao quarto, basta harmonizar a cor com os móveis e também a pintura das paredes e do piso.

como fazer cabeceira estofada em módulos
Foto: @studio3_arquitetura

Cabeceira estofada com criado mudo

Para esse estilo de cabeceira, a simetria é muito importante. Ou seja, ela precisa ser igual dos dois lados. Além disso, é interessante que o criado mudo seja da mesma cor da cabeceira para que não haja cortes na decoração.

com criado mudo
Foto: @wvsarquitetura

Por outro lado, a opção de criado de madeira também casa perfeitamente com a cabeceira estofada e é um luxo.

O criado mudo branco também é uma maneira de combinar com qualquer escolha de cabeceira estofada.

Tamanhos da cabeceira

As camas possuem tamanhos variados, pois além da padrão casal e das camas de solteiro, ainda surgiram as camas maiores que são as queen e king.

como fazer cabeceira estofada de tecido
Foto: Talkdecor

Para fazer uma cabeceira estofada é importante saber o tamanho de cada uma. Confira:

  • Solteiro: Cama box solteiro (0,88 x 1,88 m)
  • Casal: Cama box casal: (1,38 x 1,88 m)
  • Queen: Cama box Queen (1,58 x 1,98 m)
  • King: Cama box king: (1,93 x 2,03 m)

Qual o melhor tecido para cabeceira estofada?

  • Em corino: Um tipo de couro que é mais econômico e também é ecológico, o corino é uma maneira de deixar a cabeceira luxuosa, mas gastando pouco. Ele é um couro sintético que é ideal para esse tipo de decoração;
  • Em suede: Ótima opção de tecido para estofar a cabeceira, o suede é também muito utilizado para confecção de sofás, pois ele é elegante, mas tem um preço mais baixo;
  • Em linho: Apesar do linho não ser o melhor tecido quando se trata de limpeza, para casais ele pode ser o tecido perfeito para quem deseja fazer cabeceira estofada, pois ele é delicado e não precisa de muitos acessórios para enfeitar o ambiente.
  • Jacquard: Além de ser muito confortável, esse tecido é também resistente e bastante durável. Ideal para crianças e também para quem tem animal de estimação em casa;
  • Acquablock: Também considerado muito resistente, o acquablock é um tecido perfeito para estofar cabeceira de solteiro e é 100% impermeável o que o torna fácil de limpar;
  • Chenille: Essa opção é para quem não possui nenhum tipo de alergia, mas não poderia ficar de fora, pois, o nível de conforto e de satisfação ao toque é gigante.

Cores das cabeceiras estofadas mais usadas

Veja as cores preferidas das população quando o assunto é cabeceira estofada:

Cinza

Uma das cores de estofado mais usadas é, com certeza, o cinza. Se a intenção é fazer cabeceira estofada, optar por esta cor é uma ótima ideia.

cinza
Foto: Apartment Therapy

Ela traz sensação de acolhimento, leveza e combina com tudo.

modelo palito
Foto: @moderndecor

Preta

Essa cor é uma bela opção para inibir sujeiras e manchas. Além disso, traz sofisticação ao ambiente e um toque de simplicidade.

preta
Foto: @donadussi

Essa opção de decoração permite fazer um contraste com várias cores modernas e vibrantes.

como fazer cabeceira estofada com papelão
Foto: @see.arquitetura

Branca

Apesar do branco ser o pesadelo de muitas pessoas por conta de ser fácil de sujar, para outras pessoas essa cor é um luxo.

branca
Foto: @macramo021apezinho809

O branco dá um visual clean ao ambiente e, fazendo a escolha correta do tecido, a limpeza será facilitada.

cabeceira estofada autocolante
Foto: @casamaiscasa

Marrom

O marrom possibilita fazer um equilíbrio entre a decoração, que pode ser minimalista ou mais quente.

marrom
Foto: @arqbfabri

É simples de combinar com as paredes e também com o piso de madeira.

cabeceira de cama box
Foto: @theupholsteryhouse

Bege

Para harmonizar nos detalhes, o bege é uma cor fundamental para quem deseja saber como fazer cabeceira estofada. Essa cor cria um contraste entre as decorações e permite ousar nos detalhes como a roupa de cama, por exemplo.

bege
Foto: @studio3_arquitetura

Rosa

Usada normalmente em quartos femininos, o rosa é uma cor que se destaca muito na cabeceira estofada. Para um quarto rosa de criança, por exemplo, fica incrível.

rosa
Foto: @_lardaanny

Rosê

Essa cor tem um tom que se adequa perfeitamente ao quarto e traz uma leveza, sensação de limpeza e amplia o ambiente, fazendo com que seja a opção perfeita para a cabeceira estofada. Combiná-la com os móveis não será difícil.

rose
Foto: @sublimecabeceiras

Basta escolher a cor e o tecido preferido e aproveitar o tutorial para colocar a mão na massa e arrasar com uma cabeceira estofada deslumbrante e sem gastar muito.

infantil
Foto: @flaviaalvesinteriores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *