Como fazer porta fraldas: 4 tutoriais para escolher o seu preferido

tutorial porta fraldas

O porta fraldas é uma peça criativa que guarda as fraldas do bebê até ele crescer, por isso que ela é tão importante e acaba sendo uma peça de médio a longo prazo.

Existem várias receitas de passo a passo, que ensinam como fazer peças cada vez mais criativas, que podem ser instaladas no quarto do bebê fazendo parte da decoração.

O ideal é criar uma peça que integre a necessidade com a criatividade, apostando em modelos adoráveis e ao mesmo tempo bastante úteis, seja pela praticidade ou pelo tamanho e quantidade de compartimentos.

como fazer porta fraldas
Foto: @fiodecroche

As fraldas variam de tamanho e outros pequenos objetos ou acessórios ainda podem ser colocados na mesma peça.

Entre os materiais mais utilizados na confecção do porta fralda de pano ou descartável, estão: MDF, tecido e crochê. Mas você pode fazer de EVA, papelão e outros diversos materiais.

Confira os tutoriais e aprenda mais sobre o assunto. 

Porta fralda de tecido passo a passo 

Esse modelo de porta fraldas é fácil de fazer e tem um formato bem convencional, a partir dele você pode variar para outros modelos com mais facilidade.

porta fraldas passo a passo
Foto: @anaartesanato

Materiais necessários

  • 4 partes de tecido para o corpo do objeto (20x24cm, cada)
  • 2 partes de tecido para a aba do objeto (16x7cm, cada
  • Manta R2
  • Material de costura (linha e agulha ou máquina)
  • Botão

Escolha dos tecidos

Pegue as quatro partes de tecido que serão usadas para formar a estrutura do porta fralda e selecione duas para a frente e duas para o forro.

Manta R2

Comece encapando o fundo das duas partes de tecido que formarão o corpo da frente do porta fralda, com a manta R2, e reserve.

Encape também uma das partes que vão formar a aba, com a mesma manta R2.

Confira agora o passo a passo da costura da peça:

Passo 1

Dessa forma, comece a confecção da aba, colocando o pedaço que está encapado virado para cima e coloque o outro pedaço sobre ele, mas com o verso para cima.

Assim, você pode costurar a aba pelo verso e depois trazer a frente para fora, puxando por dentro a partir de uma abertura superior.

Passo 2

Como a aba está no formato retangular, o ideal é deixar aberto um dos lados menores para poder puxar o tecido.

Passo 3

Quando desvirar o tecido, é hora de rebater essa mesma costura na frente, deixando ainda a parte aberta sem costura.

Passo 4

Em seguida, pegue o pedaço maior que está com a manta R2, parte da frente do porta fralda, de modo que você possa dobrá-lo no meio para fazer uma marca.

A marca servirá de guia para colocar a aba bem centralizada, perto da borda e na parte superior (na posição vertical do retângulo).

Passo 5

Colando a parte aberta (um dos lados da aba) rente à borda do pedaço maior, é possível fechá-la passando uma costura reta por cima para fixar a aba no tecido.

Passo 6

Pegue uma das partes do forro, que não possui a manta R2, e coloque ela sobre a parte que está com a aba costurada (estampa com estampa). Assim, costure no verso, passando uma costurinha na lateral para fixar as duas partes.

Passo 7

Faça isso com o outro pedaço, unindo a parte da frente com o forro, apenas pela lateral e unindo-as de modo que fique estampa com estampa também. A única diferença é que essa parte, a da frente, não tem aba.

Passo 8

Depois, costure novamente (no mesmo lugar), só que na parte da frente, nas duas partes que ainda estão separadas e cuidado para não costurar a aba junto.

Passo 9

O próximo passo é juntar esses dois pedaços que estão com a parte da frente e a parte do forro juntas. A união é feita com uma costura pelo verso, colocando uma parte sobre a outra: forro sobre forro, estampa da frente sobre a estampa da frente.

Passo 10

Deixe uma parte no forro sem a costura, com cerca de 8cm, para fazer a abertura onde o tecido pode ser desvirado, mas antes faça um acabamento nos cantos.

Passo 11

Ao costurar com um pé de máquina toda a borda, pegue uma canetinha e trace um quadrado nos cantos com 4cm cada lado a partir da costura.

Passando a mão por dentro da peça, em cada canto deixe a ponta em forma de chapéu, para fazer uma costura reta por cima da linha do quadrado que foi desenhado.

Costure como se estivesse fazendo a linha da base de um triângulo, pois o canto deve ficar com um formato de chapeuzinho. Esse é o acabamento conhecido como “caixa de leite”.

Passo 12

Depois de fazer isso em todos os cantos, desvire a peça e costure ou cole a parte do forro que está aberto. O porta fralda agora só vai precisar de um botão para ser colocado na frente, de modo que a aba possa ficar presa para fechar o objeto.

Entenda melhor como fazer passo a passo com as dicas da Aline Rogerio:

Porta fraldas MDF passo a passo

O porta fraldas de MDF é comprado pronto em MDF cru e pode ser decorado de várias formas.

Porta fraldas MDF passo a passo
Foto: Mercado Livre – ATELIÊ ANDORINHA

No tutorial, aprenda como fazer uma customização simples.

Materiais necessários

  • Peça em MDF para ser a estrutura do porta fraldas
  • Peça em MDF para a tampa
  • Tecido de algodão (pedaço do tamanho para cobrir a parte da frente da peça)
  • Fita de cetim
  • Laço de cetim
  • Tesoura, régua e base de vidro
  • Puxador para a tampa
  • Pérolas e outras pedrinhas para decorar
  • Cola

Pintura 

Pinte tudo de branco, mesmo que queira pintar de outra cor depois, pois o branco vai uniformizar a superfície e prepará-la para qualquer tonalidade.

Puxador

Cole em cima da tampa um puxador da sua preferência, no final da customização, para poder usá-la.

Decoração com tecido

Só precisou de um pedaço de tecido do tamanho do retângulo que forma a frente da peça em MDF para fazer a customização.

Esse pedaço foi cortado com estilete, numa superfície de vidro e com auxílio de uma régua, para deixá-lo bem rente à medida do MDF.

Decoração com fita de cetim

Por cima do tecido já colado no porta fraldas, foi usado uma fita cobrindo a borda inferior com um laço de cetim no centro, colado em seguida.

Tudo foi fixado com cola, inclusive, o posterior desenho de coroa feito de pérolas, na parte do meio no tecido.

Veja como ficou o resultado desse incrível porta fraldas MDF no tutorial da Rhara Lembranças:

Porta fraldas de varão passo a passo

Esse porta fraldas é um pouco mais elaborado do que o primeiro e precisa de vários pedaços recortados de tecido para fazer o verso e a frente da peça, além de outros aparatos.

Materiais necessários

  • Tecido 100% algodão:

4 partes de 36cm x 42cm (duas para frente e duas para o forro)

2 partes de 11cm x 125cm (uma faixa para a frente e outra para o forro)

2 partes de 21cm x 36cm (para o bolso)

2 pedaços de 14cm x 12cm (para fazer as alças)

  • Manta acrílica de gramatura 60 (para estruturar o porta fraldas) – pode ser substituída por manta R2 ou até mesmo feltro
  • Material de costura (linha e agulha ou máquina)
  • Tesoura e/ou estilete

Passo 1

Cumprindo as medidas dadas pelo tutorial, faça a abertura superior nos tecidos que formam a frente e o verso da peça, um tecido de cada parte (forro e frente).

Passo 2

Dessa forma, dobre cada parte ao meio, separadamente, e trace um retângulo com distância de 8cm da borda externa e 10cm de altura.

Passo 3

Use um cone de costura ou outra peça com base circular para fazer o arredondamento do canto inferior formado pelos traços, assim, recorte com o tecido dobrado.

Passo 4

Depois, comece a costura pelo forro e alfinete a faixa de 125cm nas laterais da parte que foi cortada anteriormente, costurando em seguida.

Passo 5

Pegue a outra parte do forro que não foi cortada e posicione sobre as partes que já foram trabalhadas, alfinetando e costurando as laterais dela com as laterais da faixa.

Passo 6

Com todo o forro costurado, passe para os bolsinhos, passando a costura no verso para unir a borda inferior de cada parte.

Passo 7

Na parte das alças, dobre no meio e costure as laterais de cada pedaço, separadamente, depois da costura é só desvirar a parte da frente, colocando-a para fora.

Passo 8

Agora faça o revestimento com a manta acrílica, colocando ela no fundo das duas partes que estruturam a frente e a parte de trás do porta fraldas.

Passo 9

Refile tudo para não ter sobras laterais, deixe apenas uma sobra na borda superior do tecido sem a manta para facilitar a costura final.

Passo 10

Na montagem da estrutura externa, coloque tudo no posicionamento correto antes de costurar. Então, coloque a parte da frente virada para cima e a parte do bolso virada para cima sobre a parte da frente.

Passo 11

Em seguida, coloque a faixa da parte externa nas laterais e a parte de trás (do tecido da parte externa) virada para baixo e com as bordas ao lado das bordas da faixa.

Passo 12

Passe a costura e depois vire pela abertura superior, que não deve ser costurada, para ver o resultado.

Lembre-se que as faixas devem ficar nas laterais, tanto as do forro quanto as da parte externa do porta fraldas, então costure devagar parte por parte. Desse modo, a costura é feita nas duas laterais da faixa.

Passo 13

Com o forro e a frente, ambos costurados, coloque a frente no verso novamente e coloque ela por dentro do forro, ajustando os tamanhos, colocando costura com costura.

Passo 14

Assim, passe a costura para fixar o forro, inserindo também as alças que devem estar dobradas no meio e colocadas na parte de cima, entre o forro e a parte da frente.

Verifique também, caso o seu tecido seja estampado, se o desenho da alça ficará para cima ou para baixo depois que você desvirar a peça.

Veja o passo a passo e aprenda como fazer todas as etapas com a Ane Martins Costura Criativa:

Porta fraldas de parede passo a passo 

Esse passo a passo é ideal para quem gosta de reaproveitar recipientes que poderiam ser jogados fora.

Com ele, você reaproveita uma vasilha grande de picolé que pode ser transformada em um porta fraldas de maneira criativa.

Materiais necessários

  • Vasilha grande de picolé
  • Tecido 100% algodão com estampa da sua preferência
  • Régua
  • Tesoura
  • Cola
  • Caneta

Etapa 1

Primeiramente, marque de cima para baixo a medida de 14cm, e, nessa altura, faça uma linha horizontal na frente da vasilha.

Etapa 2

Em seguida, nas laterais da vasilha, trace uma diagonal até o canto superior.

Etapa 3

Depois de fazer todas as marcações, corte a parte da vasilha que está sobre essa marcação.

Tente cortar de modo que a parte riscada com caneta seja retirada, pois a caneta pode manchar o tecido sobre a cola.

Etapa 4

O revestimento em tecido, posteriormente, pode acontecer de diversas maneiras, mas o mais simples é usar um pedaço grande e deslizar as mãos sobre ele para colar.

A cola deve está espalhada uniformemente pela superfície da vasilha, use um pedaço pequeno de tecido para espalhá-la.

Faça os cortes no tecido na medida que vai colando-o sobre a vasilha.

Etapa 5

Corte as sobras e passe cola na borda superior para cobri-la um pouco com o tecido que sobrou depois do recorte.

Etapa 6

Pregue a peça na parede com parafusos e buchas, se quiser.

Veja como fazer essa decoração rápida no vídeo da Patrícia Porta:

Outros tipos de porta fraldas que você precisa conhecer 

Alguns tipos de porta fraldas, feitos com costura criativa, podem ser interessantes, como é o caso daqueles que possuem o contorno desenhado a partir de animais bem fofos.

Além disso, os desenhos de diversos animais, flores, coroas, estrelas e nuvens de amor podem aparecer nos bordados, feitos por cima de qualquer peça dessa.

tipos de porta fraldas
Foto: Ateliê Bebê e Mimos

O porta fralda com o nome do bebê acaba sendo uma opção bem usual também.

Já o crochê cria porta fraldas em forma de cestinhas, com os lindos fios de malha.

porta fraldas croche
Foto: O SEU CROCHÊ

Usando o feltro pode-se criar ursos de pelúcia que são, na realidade, um tipo de porta fralda mais estilizado. Por fim, o porta fralda em forma de estojo é uma excelente opção para quem quer levá-lo nas bolsas, malas ou mochilas.

porta fraldas de tecido
Foto: @talita_daitx

Confira mais opções de porta fraldas para maior inspiração!

1 – Conjunto de porta fraldas e porta trecos para decoração com tema ovelhinha

Conjunto de porta fraldas e porta trecos
Foto: Débora Art’s

2 – Painel porta fraldas rosa e azul de babadinho para quarto de menina

Painel porta fraldas rosa e azul de babadinho
Foto: Fofinha Art – by Thaís Andrade

3 – Painel porta fraldas de tecido

Painel porta fraldas de tecido
Foto: Fofinha Art – by Thaís Andrade

4 – Porta fraldas de crochê com alças e botão forrado 

croche com alças e botão forrado 
Foto: Ana muzi

5 – Bolsão porta fraldas de tecido para instalar no berço 

Bolsão porta fraldas de tecido
Foto: @irmas.sampaio

6 – Peça organizadora em crochê com nome

cesto em crochê com nome
Foto: Meu hobby é Crochet

7 – Modelo ideal para levar na bolsa

para bolsa
Foto: Mania de Patch

8 – Kit higiene tema realeza com porta fraldas de MDF, potinhos e bandeja

Kit higiene de mdf tema realeza
Foto: Rosita Artes Baby Decor

9 – Modelo útil e lindo para sair!

porta fraldas portátil
Foto: @donadani_atelie

10 – Porta fraldas carrinho em MDF com tampa

carrinho em MDF com tampa
Foto: Julianah Dias Arts

11 – Organizador candy colors com dois bolsos 

candy colors com dois bolsos 
Foto: DaLí Crochê

12 – Porta fraldas varão em tricoline e piquet com estrutura de faixa de espuma

Porta fraldas varão em tricoline
Foto: Ateliê da Lica

13 – Porta fraldas de parede ou porta muito prático

Porta fraldas de parede ou porta
Foto: @taylord4babies

14 – Porta fraldas de madeira para parede bem criativo

Porta fraldas de madeira
Foto: Alyssa Ashmore

15 – Modelo branco e azul simples e elegante

branco e azul simples
Foto: @purebymegadecor

16 – Porta fraldas para cômoda em tecido

Porta fraldas para cômoda
Foto: @campbell_handmade

17 – Bolsão em crochê nas cores cinza e rosa tema bailarina

Bolsão em crochê cinza e rosa
Foto: @ateliemaeefilhaarte

18 – Tema marinheiro nas cores azul marinho, vermelho e branco

tema marinheiro
Foto: DaLí Crochê

19 – Modelo vestidinho estruturado para decorar e organizar

vestidinho estruturado
Foto: Fofinha Art – by Thaís Andrade

20 – Porta fralda de parede divertido em forma de monstrinho  

forma de monstrinho  
Foto: Resolvi Presentear

21 – Sugestão com gancho para pendurar na parede e aproveitar melhor o espaço 

com gancho para pendurar na parede
Foto: Ná Crocheteria

22 – Porta fralda leãozinho para passeio com o bebê

Porta fralda leãozinho
Foto: Mania de Patch

23 – Porta fraldas para berço tema bichinhos

tema bichinhos
Foto: @mayabee_handmade

24 – Coruja de tecido bem colorida

Coruja de tecido
Foto: @mayabee_handmade

25 – Mais um bichinho para alegrar o ambiente

bichinho
Foto: @mayabee_handmade

26 – Porta fraldas de pano com zíper 

Porta fraldas de pano com zíper 
Foto: @entre_panos

27 – Porta fraldas em MDF grande com aplicação de flores de feltro

Porta fraldas em MDF grande
Foto: @fatimamarini

28 – Sugestão para cabide em crochê

para cabide em crochê
Foto: @sheri_sahakian

29 – Peças em tecido tricoline com manta acrílica e patch aplique

marinheiro em tecido com manta acrílica
Foto: Sayuri Arts Ateliê

30 – Necessaire porta fraldas personalizada com o nome do bebê

Necessaire porta fraldas personalizada
Foto: Ateliê Chiquetosa

31 – Cesto porta fraldas simples e fácil de fazer

Cesto porta fraldas facil de fazer
Foto: KPaes Ateliê

32 – Trabalho feito à mão com barbante 

feito à mão com barbante 
Foto: No Tempo da Vovó

33 – Cesto para kit higiene em fio de malha nas cores azul e cinza

Cesto para kit higiene em fio de malha
Foto: Di Crochê Arte

34 – Detalhe feito com mini pompom para diferenciar

com alça e mini pompom
Foto: @checro_

35 – Porta fralda arco íris em crochê de fio de malha com cachepô

Porta fralda arco íris em crochê
Foto: @fridas_vonhand

36 – Tamanho ideal para troca de fraldas descartáveis 

troca de fraldas descartáveis 
Foto: @fuxicosecaprichos

37 – Kit higiene para bebê que pode ser colocado na cômoda para decorar

kit higiene feminino
Foto: @use_crochet

38 – Mais uma linda opção de cor para o quartinho do bebê!

kit higiene masculino
Foto: @si.criando

39 – Modelo que serve para fraldas grandes e pequenas

para fraldas grandes
Foto: @cris.miyke.atelie

40 – Porta fraldas safari lindíssimo

Porta fraldas safari
Foto: Juliana Cristina Ateliê

41 – Girafinha de tecido tricoline e manta acrílica 

Girafinha de tecido
Foto: Suave Cor

42 – Macaquinho divertido e prático

Macaquinho
Foto: Suave Cor

43 – Fixado na parede com madeira

tecido e madeira
Foto: @babystuff.id

44 – Kit porta fraldas e lenço umedecido tema nuvem

Kit porta fraldas e lenço umedecido
Foto: Companhia do Pano

45 – Kit com capa de caderneta de vacinação e porta fralda 

capa de caderneta de vacinação e porta fralda
Foto: Ateliê Artes da Ju

46 – Porta fralda de MDF pintado e decorado

de MDF pintado e decorado
Foto: Grão de Gente

47 – Modelo floral forrado e estruturado com manta 

floral forrado com manta 
Foto: Daniela Esteves Handmade Ateliê

48 – Kit de porta fraldas em MDF tema ursinho príncipe

em MDF tema ursinho príncipe
Foto: @babyartesan

49 – Porta fralda, pomada para assaduras e lencinhos umedecidos

porta fralda e pomada
Foto: Meninas da Wal

50 – Portátil e totalmente artesanal

estampa carros
Foto: John John Craft

51 – Cesto organizador retangular colorido

candy colors em fio de malha
Foto: KPaes Ateliê

52 – Porta fraldas e trecos tema elefante 

Porta fraldas e treco tema elefante 
Foto: Atelie Laira Vazzi

53 – Kit higiene com porta fralda e bandeja organizadora em 4 cores 

porta fralda e bandeja organizadora
Foto: Ponto Coração

54 – Confeccionado na cores cinza, amarelo e branco  

cinza e amarelo
Foto: Enxovais Cordeirinho

55 – Boneca de pano porta fraldas em malha de algodão e cabelo de lã

bonecas de pano
Foto: Ateliê da Tuta

56 – Bordado com desenho de carrinho e a inicial do nome

desenho de carrinho e a inicial do nome
Foto: John John Craft

57 – Organizador para bolsa de bebê

bolsa de bebê
Foto: by Adriana Maciel

58 – Kit com porta fraldas em EVA bonito e barato

Kit de higiene com Porta fraldas em EVA
Foto: sirlei gomes

59 – Nécessaire de bebê com zíper e fechamento de botão de pressão

Nécessaire de bebê com zíper
Foto: Ateliê Josi Sanchez

60 – Formato de casinha super fofo!

formato de casinha
Foto: @ateliertiamargo

61 – Bolsão para berço com alça de amarrar

Bolsão para berço com alça de amarrar
Foto: @irmas.sampaio

62 – Ideal para decoração de quarto preto e branco

preto e branco
Foto: @irmas.sampaio

63 – Peça maravilhosa com bonecas de tecido para completar a decoração

com bonecas de tecido
Foto: @atelieplakianca

64 – Bolsinhas com estampa de poá

Bolsinhas com estampa de poá
Foto: @jubinhadeleao_

65 – Kit higiene de bebê masculino 

Kit higiene de bebê masculino 
Foto: @inventandoartecrochetaria

66 – Porta fralda quadrado com laço nos 4 lados

quadrado com laço
Foto: KPaes Ateliê

67 – Tema nuvem com o nome bordado à mão

Tema nuvem e nome bordado
Foto: LM Artcrochê

68 –  Opção para varão com aplicação de bichinhos de feltro

para varão com bichinhos de feltro
Foto: Ateliê Arts KD

 69 – Modelo preto e branco personalizado com lacinhos

preto e branco com lacinhos
Foto: Tia Nenêm

70 – Cesto organizador estampado dupla face com estrutura em manta R1 

Cesto organizador estampado chevron
Foto: Empório Trama Terê

71 – Porta fralda e saco para roupa tema balão

tema balao
Foto: Mania de Patch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *