Como tirar cola de vidro: passo a passo, dicas

Uma das dúvidas mais frequentes que temos no nosso dia a dia é como tirar cola de vidro. Acontece direto, retiramos um adesivo de uma superfície de vidro e uma parte dele fica grudada, entre outras situações envolvendo cola e vidro.

Para que você não tenha mais nenhuma dúvida, criamos esse artigo que é o manual definitivo para que você nunca mais sofra tentando retirar cola de vidro. Apresentaremos diversas técnicas para tornar essa atividade chata mais prática e simples.

Falaremos sobre os diversos tipos de cola: a Super Bonder, cola de silicone, cola quente e a mais comum, a cola de adesivos em embalagens de vidro. Confira as dicas no texto a seguir.

Como tirar cola de vidro passo a passo

Ficou resíduo de adesivo no vidro? Não se alarme. Siga alguma das sugestões a seguir para resolver esse problema:

Use detergente e água quente

Com a água quente, o adesivo amolece e facilita na hora de retirar os resquícios. O sabão vai ajudar a dissolver a cola e vai ficar mais fácil quando você for passar um pano para retirar.

Coloque o vidro na água quente com sabão e aguarde alguns segundos para fazer efeito. Depois é só passar um pano e vai sair rapidinho.

É uma forma rápida de retirar cola de vidro e as pessoas que fazem artesanato com potes de vidro adoram a técnica.

Você pode usar óleo de cozinha

Sim, esse famoso ingrediente na nossa cozinha pode ser de incrível ajuda para retirar adesivo do vidro.

Líquidos oleosos permitem que o adesivo saia. Para isso, pegue um punhado de algodão ou um pedaço pequeno de pano e aplique um pouco de óleo, esfregando na superfície.

Utilize outros adesivos para retirar o adesivo grudado

Parece loucura, não é mesmo? Mas funciona! Use uma fita durex e vá tirando os pedaços de cola e adesivos grudados no seu pote.

Use álcool isopropílico

O álcool isopropílico é um material usado para dissolver outros materiais. Isso também vale para a cola. Coloque um pouco em um pedaço de papel ou em um pano e aplique na região do adesivo até que solte completamente.

Tome cuidado ao manusear esse material, afinal, é um material inflamável.

Use vinagre ou limão

O vinagre e o limão também podem te auxiliar para desgrudar a cola do vidro. Coloque um pouco em cima do local e deixe agir. Depois é só retirar tudo com um pano ou uma esponja caso esteja mais difícil de sair

Nada deu certo e você ainda quer usar o pote?

Talvez usar uma chave ou uma faca para raspar o adesivo do vidro pode ser eficaz, mas não muito recomendado, visto que pode arranhar a superfície e, dependendo de como for feito, não dar certo.

Mas se você está com pressa ou sem os materiais necessários, use as unhas, chaves, facas… Faça isso bem devagar, primeiro puxando o adesivo calmamente para tentar retirar o máximo possível da melhor forma. 

Tirando cola Super Bonder de vidro

como tirar cola de vidro
(Foto: Vigorous Fuck)

Cola Super Bonder também é difícil de lidar. Ela gruda fácil e é uma cola muito forte. Se quer retirar ela de alguma superfície de vidro, tente seguir alguma das dicas a seguir:

Use sabão e água quente

A mesma regra vale para o Super Bonder, a água quente vai ajudar a amolecer o material e vai deixar mais fácil retirar

Use acetona

A acetona pode ajudar a amolecer o material com o qual é feito o Super Bonder, fazendo com que ele dissolva rapidamente. Molhe um pedaço de pano ou algodão e passe sobre a superfície de vidro até que saia por completo.

Tente retirar “raspando” a cola com um objeto afiado

Você pode utilizar um estilete ou as próprias unhas. Vá raspando a cola para tentar retirar o máximo possível da cola que conseguir.

Se nada der certo, existem algumas opções no mercado para remover esse tipo de “super-cola” das superfícies. Não é uma solução caseira, mas vale a pena conferir se o vidro fizer parte de um objeto importante e você precisar que fique limpo a qualquer custo.

Removendo cola de silicone de vidro

Como tirar cola de adesivo de vidro

A cola de silicone não é tão grudenta quanto as outras colas, apesar de ser bem resistente. Para retirá-la do vidro, a melhor opção é utilizar uma pequena espátula, uma faca ou algo afiado o suficiente para tirar uma boa parte da cola.

Também é possível usar um produto como o tíner se estiver mais difícil de retirar. Esse produto, porém, deve ser manuseado com muito cuidado, visto que é altamente inflamável. Recomenda-se ler muito bem as instruções de uso e usar uma máscara.

Como retirar cola quente de vidro

A cola quente é, originalmente, um bastão de cola sólido que compramos para recarregar nosso aplicador de cola quente. Ao ligarmos na tomada, ele aquece esse bastão e faz a cola amolecer para ser manuseada.

Ou seja, esquentando-a novamente ela pode ficar mais fácil de retirar. Você também pode usar álcool ou algo afiado para raspar a superfície.

Como limpar cola de rótulo em vidro de conserva

Muitos dos produtos que compramos no supermercado vêm embalados em um pote de vidro. Isso acontece porque alguns alimentos ficam mais conservados em embalagens desse material e não alteram seu gosto.

O problema é que as embalagens costumam vir rotuladas por um adesivo onde ficam informações sobre a marca, as informações nutricionais e maneiras de contatar o SAC, entre outros.

Geralmente gostamos de reutilizar essas embalagens para guardarmos coisas – afinal, elas são duradouras, não desgastam e nem estragam os alimentos facilmente ou alteram seu gosto. Também são apropriadas para guardar pequenos objetos ou fazer conservas.

Mas quando vamos tirar o adesivo, pedaços podem ficar na embalagem e a cola ainda pode deixar o pote grudento e inconveniente de pegar com a mão. Não se preocupe: é fácil de resolver e qualquer um pode fazer isso em casa para conseguir decorar potes de vidro.

Para isso, utilize as mesmas dicas dadas acima de como tirar cola de vidro: usar óleo, água quente e detergente, álcool isopropílico, vinagre ou limão ou outros adesivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *