Como tirar fita dupla face da parede: 10 truques infalíveis

Nem todo mundo sabe como tirar fita dupla face da parede. Até porque, muitas vezes, as pessoas acreditam que, por ser tão prática e fácil de usar, essa fita descola facilmente.

Só que essa fita é bastante resistente, e mesmo quando fica por pouco tempo em uma superfície, gruda bastante.

Não é por acaso que a fita dupla face, às vezes, acaba substituindo pregos e parafusos para fixar objetos relativamente leves. Isso é uma grande vantagem, já que a parede pode ficar intacta depois do uso da fita dupla face.

como tirar fita dupla face da parede 3m
Foto: Hogarmania

Mas, para isso, é preciso conhecer formas de retirá-la por completo, evitando resíduos e manchas na superfície. Sendo assim, confira dicas e técnicas para tirar toda a fita da parede, sem deixar rastros.

10 Técnicas para tirar fita dupla face da parede

Quando se utiliza a fita dupla face na parede, já se sabe que ela não fica para sempre. Afinal, o seu uso é bastante versátil e a praticidade da fita está na possibilidade de colocá-la e tirá-la sem muitas complicações.

como tirar fita dupla face da parede pintada
Foto: Treehouse

No entanto, com muito ou pouco tempo de fixação, na hora do desgrude, se faz necessário o uso de técnicas específicas. E mesmo depois da retirada da fita, seja com as mãos ou ferramentas, podem ficar resíduos que, geralmente, são difíceis de sair.

Algumas técnicas, inclusive com os dedos, já são bastante usadas e podem ser eficientes, a depender do material/revestimento da parede. Veja as opções:

1 – Usando os dedos das mãos 

A primeira técnica a ser usada para retirar a fita dupla face é através dos dedos das mãos.

Primeiro, comece tirando uma das pontas da fita e vá puxando a ponta com os dedos. Se preferir, use a barriga do dedo para empurrar e puxar a fita.

A ideia é ir rolando a ponta até tirar toda a fita dupla face. Contudo, se ficar resíduos na parede, use álcool ou detergente em um pano ou esponja, para limpar a superfície.

2 – Remoção com álcool isopropílico 

O álcool isopropílico é bastante usado nas técnicas que falam sobre como tirar fita dupla face da parede.

Em uma parede de vidro ou azulejo, o produto ainda evita manchas e outros danos, sendo mais recomendado nesses casos.

Na verdade, ele não remove e nem altera a pintura da parede comum e pode ser usado em diversas superfícies. Basta passar o produto sobre a fita ou os resíduos dela, usando um algodão ou um pano umedecido.

3 – Acetona para tirar fita dupla face 

tipos de acetona

A acetona é um produto muito poderoso para remover a fita dupla face da parede. Ela é recomendada em paredes sem pintura, pois pode retirar a tinta ou manchar.

Use pouca quantidade, conforme o tamanho da fita dupla face e tente umedecê-la com o produto para removê-la cuidadosamente.

Uma das grandes vantagens da acetona é que ela evapora rápido, portanto, o ideal é esperar a evaporação para remover.

4 – Tire a fita com gotas de óleo de cozinha 

Poucas gotas de óleo de cozinha (ou azeite) podem servir para remover totalmente a fita dupla face.

Colocar algumas gotas acima dos resíduos já pode ser suficiente para tirar tudo sem causar danos na pintura.

Use um algodão para colocar o óleo e um pano molhado para retirar os resíduos. No final, também passe detergente para tirar a oleosidade do local. 

5 – Secador de cabelo para aquecer a fita e removê-la 

Para evitar usar produtos químicos sobre a fita, o secador de cabelo é uma ótima opção. Com certeza, ele não causa manchas na parede e pode ser usado com menos preocupação.

Basta aquecer a fita com o vento quente do secador e esperar que o calor descole as pontas e até mesmo a fita completa.

Com o calor fica mais fácil a retirada, especialmente se a fita não for resistente à altas temperaturas.

6 – Remova com gelo 

gelo para remover cola

Usando uma compressa gelada ou o próprio gelo, existe a possibilidade de alterar a temperatura da fita para facilitar a remoção.

O gelo também aquece quando fica bastante tempo sobre uma superfície e, nesse sentido, pode até queimar a pele. Por isso, cuidado na hora de usá-lo.

O seu uso, nesse caso, é semelhante ao de um secador de cabelo para remover a fita. A ideia é promover a alteração de temperatura da fita dupla face, para que ela descole da parede. 

7 – Use fio de nylon para fitas difíceis de tirar 

O fio de nylon é perfeito para fitas dupla face que estão muito grudadas na parede. Basta um fio para puxar a fita, deixando ele entre a fita e a parede durante o movimento de puxar.

Sua função é servir como ferramenta que auxilia o desgrude, quando a remoção está muito difícil.

8 – Misture: água, vinagre e detergente

A solução/mistura de água, vinagre e detergente também pode ser uma opção para tirar a fita dupla face da parede.

O ideal é que a água esteja quente ou morna, e os produtos sejam bem misturados. Coloque uma quantidade pequena de vinagre e algumas gotas detergente, umedeça um pano úmido ou esponja e deixe a solução agir sobre a fita ao longo de alguns minutos.

Para deixar a parede limpa depois de tirar a fita, esfregue bem até sair tudo.

9 – Use outra fita adesiva para tirar fita dupla face 

Essa técnica é simples e uma das mais fáceis de fazer. Ao colocar uma fita adesiva por cima da fita dupla face, espere ela fixar bem por alguns minutos.

Se tudo der certo, caso a fita dupla face não esteja tão fixada na parede, ao puxar a fita adesiva que está em cima, ela sairá junto.

10 – Removedor de adesivo / fitas adesivas 

Essa opção possui um custo mais alto, porém, acaba sendo mais prática para muita gente. Trata-se de usar um produto de limpeza, que é específico para remoção de adesivos, incluindo fitas adesivas.

Geralmente, o removedor é um spray que pode ser acionado em cima da fita para a sua retirada da parede. Contudo, para produtos com manual de instruções, é necessário ler todas as orientações antes de usar.

como remover fita dupla face da parede de gesso
Foto: Meltavis

Veja também: 

E, assim, chegamos ao fim da lista de técnicas sobre como tirar fita dupla face da parede. Sabendo disso, o uso da fita pode acontecer sem nenhuma preocupação. Colocá-la e removê-la acaba sendo super prático.

Deixe um comentário