Tricotin: como fazer, passo a passo

Apelidado no Brasil de ‘rabo de gato’ por apresentar uma forma tubular, o tricotin ou i-cord tem se popularizado.

Por conta de sua popularidade, a técnica ganha diversas maneiras de ser aplicada. De alça de bolsa a figuras variadas, o tricotin vai das passarelas da moda à decoração do ambiente.

A graça é fazê-lo à mão, apesar do mercado oferecer opções de máquinas para confeccionar o tricotin. Nosso blog separou algumas ideias para inspirar os artesãos de plantão…

Tricotin, o que é?

Talvez o tricotin seja reconhecido por seu nome original, i-cord, ou por rabo de gato, apelido popularizado no Brasil por lembrar a cauda do felino.

quadro de tricotin
Foto: Ines Felipa
tricotin bebe
Foto: Loja Mon Bébé Atelier

A técnica que surgiu no início do século passado tem conquistado artesãos de todas as idades. O crédito da invenção é dado à renomada inglesa do tricô, Elizabeth Zimmermann.

tricotin-em pé
Foto: Barracada

Segundo relatos, i-cord é a menção de ‘idiot cord’ que traduzido significa ‘corda idiota’. Em outras palavras, o belo cordão de tricô nasceu de um erro, fato comum que envolve grandes invenções. Veja também como fazer tricô.

tricotin-com bordado
Foto: Tua Casa

O importante é que o tricotin existe e é uma maneira divertida de fazer arte.

Como fazer tricotin

O modo mais comum de tecer o tricotin é no tear de madeira circular com quatro pregos e uma agulha de crochê. Mas também pode ser feito com o apoio de duas agulhas de tricô ou mesmo.

gato de tricotin
Foto: Cortes Criativos

Fios mais grossos como lãs e barbantes caem melhor na confecção do cordão. Deixando uma ponta sobrando, no meio do tear, o fio é trançado entre os pregos formando entorno de cada um deles a letra ‘e’.

Em seguida, o fio é passado ao redor dos pregos, mantendo a sequência. Com a agulha de crochê, o laço do ‘e’ é puxado por cima do fio que contornou o tear.

O processo é repetido até que o cordão alcance o tamanho desejado. O diferencial é que a peça vai crescendo por dentro do tear.

Se a ideia for um rabo de gato colorido, basta emendar o fio com um nó e continuar tecendo.

Para arrematar, depois de retirar o tear, o fio será cortado, passado por dentro dos quatro pontos e ao ser puxado fechará o i-cord. Basta um nó para finalizar e o corte do excesso para ver o tricotin pronto!

Quem não tiver tear em casa pode produzir num a partir de um carretel vazio e ganchos de arames o clips presos com fita adesiva.

Passo a passo nome de tricotin

Uma das aplicações mais charmosas do tricotin é escrever nomes com o cordão de tricô.

tricotin-para-decoracao-familia
Foto: Las Crafteras
tricotin-letras
Foto: Virginie Lila Ellie

O material necessário será composto de: papel, caneta, fios grossos coloridos, arame (o de número 16 é fácil de ser manuseado), alicate com bico fino, tear de madeira, agulha de crochê e tesoura.

A dica inicial é colocar a ideia no papel que servirá de molde para medir o comprimento da peça. Também será usado para definição do tamanho do arame que será modelado sobre o risco.

Basta que o passo a passo de como fazer tricotin seja seguido sem o arremate. Com o alicate, a sugestão é que se faça uma argola na ponta do arame antes de encapá-lo.

Veja passo a passo como fazer Tricotin com o canal o Melhor do Artesanato:

Para finalizar é feito o arremate e o nome de tricotin já pode ser colocado em uso. Seguindo esta mesma técnica também é possível fazer outras formas, como flores, animais e tudo o que a imaginação permitir.

Ideias de artesanato com tricotin

Tal qual uma peça coringa, o tricotin pode tem finalidades e aplicações bastante distintas. Tecido em barbante, por exemplo, transforma-se num belo cinto ou um cabide. Veja também nossa matéria sobre tapetes barbante passo a passo.

cabide tricotin
Foto: Tua Casa

Aproveitando o inverno, cordões de lãs coloridas podem ser trançados dando vida a um cachecol. Um grande nó nas pontas, unindo as tiras, poderá substituir a costura no acabamento.

colar tricotin
Foto: Beige Chain
colar de tricotin
Foto: Pinterest

Outro acessório para o pescoço pode ser um delicado colar com uma flor em crochê de acabamento. E para combinar, a pulseira também é bem-vinda como acessório fashion.

colar-em-tricotin-nos
Foto: Gube Tricotin

Para quem busque articular os bonecos de pano, pernas e braços de arames cobertos com o tricolin são perfeitos.

tricotin-festa-infantil-decoracao
Foto: Revista Claudia

Nas salas de aula, números e letras poderão ajudar na alfabetização da garotada transformando o aprendizado em uma dinâmica animada.

barco-em-tricotin
Foto: Cravo e Canela Atelier
folhas Tricotin
Foto: Jujuba Bela

Quem quiser deixar o quarto com um toque de arte pode fazer um tapete de tricolin em formato de caracol. Basta tecer o tamanho desejado e na medida em que for enrolando, usar linha e agulha para costurar as voltas.

robo de sereia
Foto: Tua Casa

Por último, as meninas ficarão lindas com tiaras de tricolin. Fácil de fazer, a técnica ainda poderá ser uma opção para aumentar orçamento doméstico. Veja mais algumas ideias de uso do Tricotin:

tricotin para decorar
Foto: Gianna G. Baldissera
tricotin com coração
Foto: Francis Matos
porta-maternidade-boneca-amigurumi-croche-e-nome-tricotin-tricotin
Foto: MiwArtes
nossa-senhora-em-tricotin-arame
Foto: ArteNaty
letras-em-tricotin
Foto: Mercado Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *