Dia do Índio 2021 para Educação Infantil: 9 atividades para as crianças

atividades dia do indio

Que tal comemorar o Dia do Índio 2021 na educação infantil com atividades simples e divertidas?

O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril. Nesta data, geralmente as escolas brasileiras tem como objetivo, promover atividades para que as crianças se conscientizem sobre esse dia comemorativo.

Esta data em que foi separada para homenagear o povo indígena, teve origem a partir de um congresso que reuniu vários governantes e líderes dos povos indígenas para que lutassem pelos seus direitos.

Em 1943, mais precisamente no dia 2 de junho, foi lançado um decreto com o objetivo de mostrar à população brasileira a importância do povo indígena para a formação do país (Decreto-lei nº 5.540). Afinal de contas, eles foram os primeiros habitantes das terras.

Apesar dos brasileiros terem se misturado muito a cultura, pegando ideias americanas, europeias, entre outras, em alguns estados brasileiros as tradições do povo indígena ainda estão muito presentes.

dia do indio 2021 educação infantil
Foto: Tuttoscuola

Na Amazônia, por exemplo, boa parte da população é formada por índios. Sendo assim, é muito importante contribuir para que a cultura não deixe de existir e que esses povos não sejam esquecidos.

As escolas brasileiras tem um papel fundamental na conscientização das crianças para esta data. Pensando nisso, separamos algumas dicas de atividades para o Dia do Índio 2021 para educação infantil. Confira!

9 Sugestões de atividades para o Dia do Índio 2021 para educação infantil 

Antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram povoados por grandes povos indígenas.

dia do indio 2021 na escola
Foto: greenMe

Com a chegada dos portugueses, as tribos que aqui viviam acabaram se desfazendo devido a crueldade humana que não pensava no próximo. Infelizmente, com isso, grande parte das tribos foram esquecidas e o número de indígenas caiu muito.

Cada atividade aqui proposta, é uma forma de homenagear a cultura indígena para que assim recebam o seu devido valor e não sejam vítimas de preconceito.

Fazer colares indígenas

O povo indígena tem uma tradição muito marcante para a cultura deles, os acessórios são com certeza, a mais presente e destacada.

Fazer este tipo de atividade com as crianças, trabalha a criatividade delas, é uma forma de manter viva esta cultura tão rica e importante para o desenvolvimento.

Atividades com argila 

Trabalhar com argila e fazer vasilhas e outros utensílios, pintando-os com motivos indígenas.

Toda nossa cultura teve início com o povo das tribos indígenas. Quando os Europeus chegaram ao Brasil, muito dessa cultura se perdeu. Porém, algo que ficou marcado nas tradições brasileiras foi o artesanato.

O artesanato tem ganhado muito espaço, mesmo nos lares mais exigentes. Portanto, ensinar as crianças a fazer o artesanato dos indígenas, mostra a elas o quão importante é esse trabalho.

E nada melhor do que fazer uma escultura com argila personalizada com motivos indígenas.

Relembrar para as crianças palavras que vieram dos índios 

A língua do povo indígena que já vivia aqui nas terras brasileiras antes dos europeus habitarem, era o tupi-guarani. Assim como a cultura e as vestimentas, a língua também acabou se perdendo ao misturar com os portugueses.

dia do indio 2021 atividades
Foto: Comunidade Católica Palavra Viva

Mas, existem palavras que já são faladas que, muitas vezes as crianças não sabem sua origem.

Relembrar a elas essas palavras e explicar sua origem é uma forma de contribuir para o Dia do Índio. Algumas delas são: pindaíba, peteca, tocaia, tamanduá e Paraíba.

Contar lendas de diversas tribos do Brasil

As lendas indígenas brasileiras encantam as crianças quando são contadas. Isso porque as histórias são ricas e algumas até podem dar um pouco de medo. Algumas delas já são conhecidas. São elas:

  • Saci Pererê
  • Curupira
  • Lenda da Iara
  • Boitatá
  • Matinta Pereira
  • Mapinguari
  • Lenda do Uirapuru
  • Anhangá
  • A Princesa do Lago
  • Tucumã 

Promover debates e reflexões sobre a situação desses povos atualmente no Brasil 

É importante deixar que as crianças falem sobre o assunto. Elas se sentem confiantes quando são permitidas a falar. Promover debates com o tema da situação dos índios no Brasil, é uma forma bem interessante de atividade, que permitirá que elas deem mais valor à cultura.

Os povos indígenas estão mais escassos e eles não podem ser esquecidos. Fazer com que as crianças aprendam sobre eles, é uma forma de garantir um futuro melhor.

Pintura de desenhos dos índios

Pintar desenhos alusivos ao dia e incentivar que as crianças façam desenhos sobre o que conhecem dessa cultura.

Desenhar é uma atividade que toda criança gosta. Como os índios vem de uma cultura colorida que possui muitos acessórios diferentes, tem muitas opções de desenhos que as crianças podem fazer.

Levar desenhos prontos e deixar que elas pintem, fazer grupos para pintar e depois expor suas pinturas, todas estas são ótimas atividades para este dia. 

Cantar músicas indígenas ou alusivas ao Dia do Índio 

As músicas indígenas geralmente são usadas com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura.

Algumas dessas músicas podem ser ensinadas as crianças, para que elas façam uma homenagem ao povo indígena nesta data comemorativa.

Uma ótima ideia é preparar uma apresentação na escola com as músicas indígenas, onde todos os trabalhos feitos por elas podem também ser apresentados. Com isso, as crianças ficarão mais suscetíveis a essa forma de aprendizado.

O Dia do Índio 2021 pode ser separado para prestar homenagem a esse povo de cultura e sabedoria milenares transmitidas para as mais diversas civilizações no mundo. 

Fazer arco e flecha 

A caça é uma das especialidades do povo indígena, muito se vê em fotos, filmes e desenhos, índios usando sempre uma roupa característica e um arco e flecha na mão.

Essa é a forma em que eles caçam seus alimentos.

Uma atividade que pode colaborar com a preparação para essa data comemorativa é fabricar um arco e flecha. As crianças podem usar materiais reciclados e cada uma tentar fazer o seu. 

Fantoches 

O teatro de fantoches é muito interativo e é uma brincadeira que chama bastante a atenção das crianças.

Neste momento, elas param para prestar atenção nos bonequinhos e nas brincadeiras. Sendo assim, fazer um teatro de fantoches é uma forma de passar toda a história para as crianças de uma forma em que elas possam demonstrar interesse e aprendam aquilo que foi exposto.

Essa atividade também permite que as crianças façam seus próprios bonecos de fantoche. 

historia
Foto: Escola Educação

Apesar da população indígena ter tido uma drástica diminuída após a chegada dos portugueses, ainda vivem no Brasil cerca de 256 povos indígenas que falam cerca de 150 línguas diferentes.

Essa população se espalhou no território brasileiro que, hoje é dominado pela sociedade urbana. Muitos desses índios tiveram que se adaptar a novas formas de vida e migrar para as cidades.

A cultura desse povo ainda é muito ampla e rica. Cada detalhe deve ser lembrado e valorizado, e é importante mostrar e ensinar para as crianças brasileiras que o berço de nossa história inicia-se pelos indígenas.

Isso pode ser passado através da data comemorativa do “Dia do Índio 2021”, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *