Dominó para imprimir: modelos prontos para baixar e se divertir

domino educativo

Utilizar dominó para imprimir com as crianças é uma ótima maneira de se divertir e também aprender.

Essa é uma atividade lúdica utilizada por pais e professores há muito tempo e, agora pode ser feita mais facilmente, apenas imprimindo a imagem e recortando.

O dominó para quem não conhece é um jogo muito divertido e antigo, que precisa de dois a quatro jogadores, envolvendo peças com bolinhas, indicando números dos dois lados.

Além de ser um jogo divertido, ele também é uma atividade educativa de grande valor.

É capaz de trabalhar o processo cognitivo de todas as pessoas, fazendo com que o cérebro precise trabalhar um pouco para jogar, mas de uma maneira leve.

Mas, se a intenção é preparar o próprio jogo e permitir que as crianças possam ajudar no processo, nada melhor que o dominó para imprimir e recortar.

Para isso, saiba como fazer modelos simples e muito divertido. Assim como as crianças adoram brincar de caça palavras, com certeza irão adorar o dominó.

Dominó para imprimir e recortar 

Se possível, o ideal é imprimir o dominó em um papel mais duro, como por exemplo, papel cartão ou cartolina. Mas também, pode optar por imprimir em papel comum e, em seguida, colar em uma superfície mais dura como papelão.

Com ele mais firme é melhor para desenvolver o jogo e para colar. Assim também evita que ele rasgue facilmente, já que será muito trabalhado. O recorte não tem segredos, basta seguir a linha próxima ao dominó e recortar bem rente.

Mas, para isso, vale ressaltar que as crianças não devem recortar sem o auxílio de um adulto e também com tesouras de ponta para que elas fiquem seguras e se divirtam sem acidentes.

Confira alguns modelos de dominó para imprimir e recortar.

dominó para educação infantil

Como usar o dominó para educação infantil 

O dominó é um excelente jogo para desenvolver o raciocínio lógico da criança, podendo ser aplicado logo nos primeiros anos da educação infantil. Isso contribui para o desenvolvimento cognitivo e ajuda a criança a conseguir responder questões matemáticas mais facilmente.

Com o jogo de dominó para imprimir, as crianças conseguirão analisar, refletir e até mesmo levantar hipóteses sobre a aula. Os exercícios de matemática são muito importantes para a educação infantil e são a base para os próximos aprendizados, daí a importância que o jogo de dominó proporciona.

colorido

Para utilizar o dominó na educação infantil, o professor deve levar para a sala a proposta da aula com as regras do jogo e explicando para as crianças como jogar. Em seguida, adaptar as jogadas a perguntas matemáticas, como problemas, por exemplo.

Exemplo de perguntas:

  • Quantas peças existiam no início do jogo?
  • Quantas peças sobraram para você no final do jogo? 

Dominó silábico para imprimir 

Esse é um modelo diferente de dominó dos modelos que todos estão acostumados. Ele é voltado para a educação infantil e contribui muito com a memorização das primeiras letras e sílabas.

silábico
Foto: Pinterest Adeylton Silva Ribeiro

Com esse modelo, as crianças em processo de alfabetização conseguem discernir as letras e associá-las às imagens. Os modelos para imprimir são diversos e podem variar tanto as sílabas, quanto às imagens, facilitando o aprendizado.

Uma atividade lúdica que passa longe de ser apenas uma diversão. Ele é também excelente para colocar a mente para trabalhar e ajuda ao compartilhamento de ideias e à comunicação.

Dominó da multiplicação para imprimir 

O dominó da multiplicação é interativo, divertido e contribui muito com o raciocínio lógico. Ele foi criado para estimular a capacidade de observação e a percepção visual.

Ele é feito da seguinte forma: De um lado ele é composto pela operação a ser resolvida e de outro, pelo resultado dessa operação, no caso, a multiplicação.

Dominó da multiplicação
Foto: Educ@dor online

O objetivo é que as crianças encontrem os resultados corretos da multiplicação e vão colocando em ordem, como se fosse o modelo tradicional mesmo.

Mas, por ser um jogo e envolver mais crianças, fica mais divertido e chama mais a atenção das crianças, fazendo com que queiram ter as respostas certas sempre.

Dominó da adição para imprimir 

Assim como o modelo tradicional, o dominó para imprimir da adição é composto por 28 peças e visa estimular o cálculo mental do jogador. Ele é feito da seguinte forma: de um lado possui as operações de adição e do outro lado, as peças tem números que variam até 9.

educativo

Para jogar não tem segredos, é como se fosse o modelo original mesmo. Com as peças viradas para baixo, são distribuídas para os jogadores.

Através de um sorteio, é decidido quem começa jogando e o primeiro jogador começa colocando a primeira peça na mesa e, assim, seguem depois os demais que, devem escolher a peça de acordo com a adição proposta.

Para que ganhe o jogo, o jogador deve ter colocado todas as peças ou pelo menos, ficar com poucas peças nas mãos. Também se pode jogar de 2 a 4 jogadores.

Dominó de rimas para imprimir 

Assim como o nome sugere, esse modelo de dominó para imprimir, é ideal para as crianças que estão começando a aprender a ler e escrever. As rimas são mais fáceis de decorar e após decorar, começa-se o processo de memorização e, por fim a fixação das palavras.

de rimas e animais
Foto: Pinterest Anatilia Dutra Pereira Miranda

Além disso, ajuda com a percepção de sons diferentes e a distinguir cada um deles. Ideal para a ação pedagógica, imprimir o dominó é mais fácil e pode ser feito em papel comum e, em seguida, coloca-lo em uma base mais firme para dar sustentação.

O jogo de dominó, além de todos os benefícios que já foram ditos, ele também ajuda as crianças a se comunicarem e a exercitarem o contato social, pois, as regras devem ser discutidas, respeitadas e cada um deve esperar o seu espaço e tempo para jogar.

Além disso, ajudam a deixar de lado brincadeiras que não agregam e a aceitar que o outro venceu aquela partida, sem se queixar ou sem saber perder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *