Grafismo: o que é, tipos, exemplos e sua importância na arte

O grafismo é uma inspiração para toda a cultura mundial, sendo adaptada até para a moda.

Partindo do universo indígena, ele se expandiu para as artes plásticas, ambientes e designers de objetos.

Essa arte cultural é uma maneira de expressar a identidade deste povo e permite que informações pessoais deles possam ser expressas através da arte, como é o exemplo da quantidade de filhos que é feita na pele através de desenhos.

o que é grafismo
Foto: @analivero.design

É uma importante maneira de expressar a arte. Uma linda linguagem gráfica e visual, que deve ser olhada como um todo, pois além de ser bela e impactante, tem também um significado rico em cores e imagens.

O grafismo não é exclusividade da cultura indígena. Na cultura africana, por exemplo, essa forma de se expressar através da arte também é muito marcante.

Para conhecer melhor este e outros tipos de grafismo, seja para atividade no dia do índio, inspiração para obras de arte ou até mesmo uma tatuagem, veja detalhes sobre esse assunto logo abaixo.

O que é grafismo? 

Grafismo é a maneira de representar os pensamentos através da arte. Essa arte prioriza as formas, detalhes e cores, fazendo com que as linhas sejam de formas variadas e com técnicas bem detalhadas.

tipos de grafismo
Foto: @tupiniquim2

Os traços criam um padrão de equilíbrio e ritmo ao desenho que tem diversas possibilidades de criação, se expandindo também para diversas culturas como por exemplo, na indígena, africanas, na moda, em construções, na fotografia, entre outras.

grafismo indígena
Foto: ZÉ DUDU

Na cultura indígena, por exemplo, o grafismo representa a natureza e na maioria das vezes, o desenho é realizado em construções no próprio corpo. São também feitos em construção de utensílios e cada tribo possui sua maneira específica de representar esta arte.

Já na fotografia, torna-se real a partir de imagens geométricas com a intenção de apenas passar a mensagem estética. Os detalhes das fotos possuem construções, detalhes arquitetônicos, cores a forma como o centro.

Tipos de grafismo 

Tem como ponto principal as cores, os detalhes e as formas. Pode representar também um objeto e tem uma exuberante e ao mesmo tempo simples representação, com cores, equilíbrio, ritmo e escala visual.

 arte do grafismo
Foto: Professora Tati Simões

Os tipos de grafismo se dividem em formatos das linhas. São eles: Convergentes, divergentes, paralelas e perpendiculares. Conheça um pouco mais sobre cada uma.

  • Convergentes: são linhas que se dirigem a um só ponto.
  • Divergentes: São linhas que partem um ponto e vão em direção a vários outros.
  • Paralelas: Mantem a mesma distância uma da outra e vão sempre na mesma direção.
  • Perpendiculares: Nesse caso, as linhas se cruzam, formando um ângulo reto de 90°.

Através dessas linhas variadas, a arte do grafismo é exposta e acrescida de cores e detalhes únicos e bem específicos de cada povo. A moda trouxe o grafismo para seu universo, fazendo lindas peças com esses detalhes que fazem sucesso ao redor do mundo.

Grafismo na arte 

A arte é a manifestação de expressões e sentimentos, assim como a comunicação que também é passada através de figuras, cores, linhas e formas. Dessa maneira, o grafismo na arte representa a cultura como um todo, a beleza e a sensação de uma vasta linguagem.

Grafismo na arte 
Foto: @bisalgueiroartwork

O grafismo na arte é capaz de representar além da cultura, construções arquitetônicas, desenhos, pinturas, esculturas, música, dança, entre outras formas de arte.

Os traços do grafismo adaptado na arte faz com que o visual fique enigmático, atraente e cheio de sensações que despertam interesse e curiosidade, além de fazer com que o processo cognitivo seja ampliado.

desenhos
Foto: @analivero.design

Pode ser representado em quadros, paredes, em vestuários como é o caso da moda que tem atribuído esse tipo de imagem ao universo de roupas e acessórios. É possível encontrar até mesmo em tatuagens e adereços.

Mesmo não conhecendo o significado, muitas pessoas tem utilizado peças ou desenhos de grafismo pela beleza e atração.

Exemplos de grafismo 

O grafismo pode ser encontrado em diversas áreas. Até em uma roupa de cama pode conter a arte em grafismo. Lençóis e colchas com imagens em formatos de grafismo tem feito sucesso e de fato, são lindos e exuberantes.

exemplos de grafismos
Foto: @analivero.design

Na pele dos indígenas são encontrados várias forma de grafismo. É a maneira que eles tem de se expressar, pintando o próprio corpo. Na cultura africana esse mesmo detalhe pode ser encontrado, mudando apenas a forma como se comunicam que é passada de cultura em cultura.

desenho
Foto: Branco Papel de Parede

Sabe aquele papel de parede com forma geométricas que é lindo? Este é um exemplo de grafismo. Com linhas convergentes, divergentes, paralelas ou perpendiculares, essa arte é exposta de maneiras mais variadas e trazendo sofisticação e charme até mesmo para dentro das casas ao redor do mundo.

Desenhos em grafismo na educação infantil

Nas escolas, os grafismo também vem sendo trabalhado. Além de mostrar para as crianças a importância desta cultura, elas conseguem desenvolver o processo cognitivo através da arte e ampliam o conhecimento de cores e imagens.

grafismo infantil
Foto: Criando com Apego

Para isso, atividades de desenho podem ser desenvolvidas com o objetivo de despertar o interesse delas e o conhecimento pela diversidade de linhas, formas e detalhes. Como isso pode ser feito?

É importante preparar o ambiente, proporcionar experiências e permitir que elas criem através do conhecimento que foi passado.

atividade para educação infantil
Foto: Espaço Maternal

Os desenhos em grafismo muitas vezes podem ser linhas que, para quem não entende, fica difícil entender o significado. Mas podem também permitir a criação e que cada um se expresse da maneira que achar necessária.

Grafismo para colorir 

O grafismo pode ser representado com formas em preto e branco. Porém, as cores fazem parte da arte como um todo e opções para colorir são ideias para que as crianças possam despertar interesse e queiram se expressar também através do grafismo.

grafismo para pintar

Após criarem os desenhos em grafismo, é o momento de usar também a criatividade para colorir e atribuir ao desenho uma característica mais cultural e específica.

grafismo preto e branco
Foto: evtisabelcosta.wordpress.com

Para colorir o grafismo podem ser utilizados materiais como tinta, pincel, lápis de cor e até mesmo carvão e terra. A arte completa pode ser feita através de suportes como papelão, tecido, parede, vidros e até plástico bolha.

Além do desenvolvimento intelectual ser trabalhado, a cultura é valorizada e a arte é exposta de maneira bela e rica, como deve ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *