Horta em garrafa PET: como fazer passo a passo para montar a sua

A horta em garrafa PET é perfeita para ambientes pequenos e pode ser montada com praticidade.

São muitos modelos de estrutura para esse tipo de horta que, apesar de não comportar plantas muito grandes, possui muitas vantagens.

Entre elas está uma alimentação mais saudável em casa, gastando pouco.

Esses vasinhos feitos de garrafa PET servem como decoração, criando um espaço verde e criativo em qualquer espaço. E o melhor é que você pode pintar a garrafa PET ou personalizar como preferir.

horta em garrafa pet passo a passo
(Foto: Open Packaging Network)

Além disso, a horta em garrafa PET contribui para o meio ambiente por causa da reutilização das garrafas que poderiam ser descartadas. Veja como fazer e confira as dicas para aprender a fazer uma horta na sua cozinha ou quintal.

Como fazer horta em garrafa PET passo a passo 

Fazer uma horta não é tão simples, mas é possível aprender rapidamente e de maneira prática o passo a passo da sua estrutura, usando garrafas PET.

horta em garrafa pet suspensa
(Foto: EcoPortal)

A dificuldade da horta existe porque o cuidado com a terra e irrigação é específico para cada muda e semente que será utilizada. Essa é a parte que requer mais tempo e estudo.

Passo 1

Para usar a garrafa PET na sua horta é muito simples, basta fazer uma abertura cortando a garrafa com a tesoura, de modo que a garrafa fique na horizontal ou na vertical.

Se for na horizontal, a abertura é feita no centro da lateral da garrafa, que se voltará para cima.

Se for ficar na vertical, a abertura é feita na parte frontal superior sem cortar as laterais ou apenas usando a parte inferior (a metade que conta 15cm até a base).

Passo 2

Depois de cortar a parte que vai receber a terra, faça pequenos furos por baixo, de acordo com a posição da garrafa.

Esses furos servem para que a água infiltre e possa sair do vaso, do contrário as raízes podem apodrecer por acúmulo de água.

Passo 3

Por último, você decide se quer uma horta suspensa ou no chão, em geral costuma-se suspender as garrafas com cordas ou arames.

Existem vários modos para fazer a suspensão e um deles sugere que as garrafas fiquem presas por arames com arruelas para formarem uma estrutura única.

Desse modo, elas podem ficar presas na parede somente pela parte de cima, como acontece com as sapateiras de pendurar.

A horta suspensa também se torna parte da decoração da parede, sem contar que ocupa menos espaço no apartamento ou na casa. Por isso, é importante saber que material usar para fixar a horta.

Veja como fazer uma horta suspensa e com arame nesse vídeo do World Clik

Tipos de horta em garrafa PET

Alguns tipos de horta vão se diferenciar pelo modo que são colocadas no espaço ou por mecânicas de irrigação diferenciadas, como é o caso dos vasos freáticos.

horta em garrafa pet vertical
(Foto: Revista Mais Construção)

Nesse caso, a horta se torna auto irrigável, mas ainda existem outros tipos de horta, como as hortas suspensas/verticais, as hortas no chão e as hortas na parede.

Horta vertical de garrafa PET 

A horta vertical é muito confundida com a horta na parede, porque ambas podem ser colocadas próximas aos muros.

decoração de horta com garrafa pet
(Foto: Portal ODS)

Contudo, é uma horta que necessariamente precisa ser suspensa, ela pode ser suspensa na parede ou no teto.

como fazer horta em garrafa pet
(Foto: LiveJournal)

A horta vertical faz com que os vasos de garrafa PET fiquem um embaixo do outro, mas algumas vezes sua organização também foge da convenção.

horta vertical com garrafa pet e pallet
(Foto: @mika_econmais)

Horta no chão 

Crie apoios de base para colocar sua horta no chão, use as próprias tampinhas de garrafas PET que podem ser fixadas embaixo do vaso, especialmente se ele estiver na horizontal.

horta em garrafa pet no chão
(Foto: Alimento e Vida)

A garrafa PET na posição vertical pode ficar em pé com o peso da terra para sustentar sua base, sem a necessidade de outros objetos de apoio.

horta em garrafa pet de 5 litros
(Foto: @hortasdaminhacasa)

Às vezes as garrafas PET no chão também podem servir para separar e organizar a terra usada na horta, criando pequenas monoculturas no lar.

o que plantar
(Imagem: YouTube 5T1 Balcony)

Horta na parede 

A horta na parede tem mais possibilidades de fixação, pois estruturas diversas são usadas para fixar os vasos feitos de garrafa PET.

horta em garrafa pet na parede
(Foto: @hortasuspensa)

No mais, a horta fica a critério do estilo decorativo, as estruturas podem estar fixas na parede ou apenas encostada nela.

Não há necessidade de cordas ou arames, as garrafas são presas diretamente na parede ou por estruturas, que também podem estar apoiadas no chão, como se fosse uma estante.

horta de temperos
(Foto: DIY Easy Crafting)

Canos ou tábuas de madeira são comumente usados como suporte, compondo a decoração e servindo de apoio para a horta em garrafa PET na parede, por exemplo.

Horta auto irrigável 

Para uma horta auto irrigável é preciso fazer vasos freáticos, que possuem uma espécie de reservatório d’água e, por isso, ficam por mais tempo sem a necessidade de irrigação.

Horta autoirrigável 
(Foto: Plantas Carnívoras)

Assim como os outros tipos de hortas de garrafa PET, o auto irrigável pode ser feitos de diferentes formas. Confira as dicas abaixo para aprender a fazer em casa:

Materiais necessários

O passo a passo dessa horta em garrafa PET vai necessitar de

  • Garrafas de dois litros
  • Barbante
  • Pedras
  • Húmus
  • Tesoura
  • Prego e martelo

Passo 1

Para fazer cada vaso em garrafa PET, corte as garrafas na metade, a doze centímetros da base para cima.

Passo 2

Depois corte 4 a 6 pedaços de barbante de 26 cm e junte-os com um nó próximo às extremidades dos fios (isso serve para cada vaso feito em garrafa PET).

Passo 3

Pegue a metade da garrafa que possui o gargalo com a tampa e faça furos na tampa. O prego e o martelo podem servir para fazer o furo inicial.

Vale ressaltar que o tamanho do buraco vai depender do tamanho do barbante utilizado.

Passo 4

Passe o barbante pelo buraco e deixe o nó da extremidade apoiado na tampa. A maior parte do barbante deve ficar na parte que vai receber a planta.

Passo 5

Depois coloque a parte superior da garrafa (com a tampa) de cabeça para baixo e por dentro da parte inferior da garrafa que será o reservatório.

Antes de colocar a terra, coloque pedras e húmus enquanto espalha o barbante preenchendo a parte superior da garrafa com terra no final.

Passo 6

Por fim, use sementes e adicione água na parte de baixo.

Confira esse tutorial da Alessa Mori e aprenda a fazer um vaso autoirrigável:

O que plantar na horta em garrafa PET? 

O que é possível plantar pode depender do local onde as garrafas serão colocadas, o ideal é que seja em um ambiente com exposição ao sol somente pela manhã.

A maioria não resiste à uma exposição constante, mas ainda assim, algumas hortaliças recomendadas para começar são: alface, hortelã, coentro, salsa e cebolinha.

horta em apartamento
(Foto: Catraca Livre)

Contudo, tem muita coisa que se pode plantar em hortas feitas com garrafas PET, como batata doce ou inglesa, tomate-cereja, cebola, manjericão, couve-folha e muito mais.

horta de temperos
(Foto: Globuya)

A horta pode ter uma variedade incrível de plantas, trepadeiras, raízes, hortaliças, temperos e flores também. Há quem prefira plantar apenas um único tipo para garantir mais quantidade na hora da colheita.

O ideal é que cada garrafa sirva para uma muda ou um tipo de semente.

Horta em garrafa faz mal para a saúde? 

Não, exatamente. Alguns cuidados, porém, podem garantir a sua segurança. Atente-se ao fato de que a garrafa PET não fique exposta muito tempo ao sol, pois o plástico libera toxinas em altas temperaturas.

Toda toxina ou substância contida no plástico é absorvida pela planta.

faz mal para a saúde
(Foto: @hortasdaminhacasa)

Portanto, também se assegure de que as garrafas utilizadas não continham nenhum produto químico, pois mesmo que sejam higienizadas as micropartículas permanecem.

O ideal para a planta são vasos de barro ou feitos com produtos naturais, tipo a fibra de coco ou bambu. Porém, o reaproveitamento do plástico é super importante e pode ser muito útil sem afetar a sua saúde.

com irrigação automática
(Foto: The Greenest Post)

A quantidade de plástico no mundo é tão grande e absurda que, hoje em dia, não se pode menosprezar a sua reciclagem ou reutilização, desde que com atenção e segurança.

horta domestica
(Foto: @himejimattariya)

Por isso, a horta em garrafa PET é uma tendência que cresce a cada dia e pode facilitar o consumo de alimentos sem agrotóxicos, ou seja, muito mais saudáveis.

feita em garrafa pet
(Foto: @hortasdaminhacasa)

Veja mais ideias de hortas feitas de garrafa PET:

mini horta
(Foto: CASASUL)
projeto horta
(Foto: Physio Logic)
garrafa pet e cano de pvc
(Foto: Popis Digital)
vasinho
(Foto: Nosalty)
como fazer uma horta
(Foto: TripAdvisor)
organica
(Foto: Instructables)
plantio em vasinho
(Foto: @otavio.musica)
reciclagem
(Foto: @kannyslivingart)
plantio de tomate
(Foto: @maygazz)
tipos de horta
(Foto: Thebeciencias)
horta no quintal
(Foto: Ładny Dom)
o que pode ser plantado
(Foto: Cupuss & Salattah)
reaproveitar garrafas pet
(Foto: @hortasdaminhacasa)
de alface
(Foto: Utama Tani)
como montar
(Foto: Happynest)
horizontal para educação infantil
(Foto: Copel)
em formato de flor
(Foto: Godiygo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *