Jogos Pedagógicos: 7 ideias para confeccionar na educação infantil

Os jogos pedagógicos são importantes ferramentas que podem atuar a serviço da Educação Infantil em sala de aula, especialmente se o ambiente escolar favorecer a atmosfera lúdica necessária.

As crianças precisam se sentir seguras e acolhidas para entrarem no jogo sugerido, estando dispostas a errarem e acertarem durante o processo sem se sentirem julgadas.

É fundamental dizer que o jogo, ou qualquer brincadeira pedagógica, não tem o objetivo de estimular a competitividade ou a hierarquização dos alunos na turma.

O objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento infantil através do brincar, estimulando o prazer ao mesmo tempo em que se estimula habilidades cognitivas e motoras, por exemplo.

O aprendizado é potencializado através de uma experiência positiva, trazendo emoções satisfatórias para as crianças.

Veja também: 6 Jogos e brincadeiras populares que as crianças vão amar

7 Jogos pedagógicos para confeccionar e usar na educação infantil

É evidente que o espírito do brincar habita em toda criança. Portanto, é necessário fazer jogos com a missão de diverti-las, só que quando se fala sobre jogos pedagógicos é preciso entender outras funcionalidades incluídas no processo.

A atividade do jogo pode expandir algum tipo de conhecimento, gerar interesse em aprender novos conteúdos, estimular novas habilidades e ampliar a atuação da criatividade.

Saiba mais sobre jogos pedagógicos a partir de 7 ideias incríveis que ensinam como confeccionar as peças necessárias e como usá-las na Educação Infantil.

Confira ainda: 10 Brincadeiras para educação infantil que as crianças vão adorar

1 – Jogo dos números e quantidades

Esse jogo pedagógico pode ser confeccionado através de papelão ou outros papéis com gramatura mais grossa. Confecciona-se uma figura colorida com traços humanos (com olhos, boca e nariz) para deixar a atividade mais atrativa e evidenciar a parte da boca, deixando-a aberta para receber as peças.

As outras peças do jogo podem ser no formato e na cor que preferir. O mais importante é saber que a criança deve incluir a quantidade correspondente de peças dentro da boca do personagem que foi confeccionado.

A atividade aciona a noção de contagem e forma a base do raciocínio lógico na infância, relacionando o número e as suas respectivas quantidades. Veja como fazer:

Saiba mais: Como fazer e moldes da caixa musical para educação infantil

2 – Percepção das cores

O jogo de percepção visual das cores é bastante interessante e exige concentração por parte das crianças.

É preciso fazer um mosaico com círculos de diferentes cores para que cada aluno tente percebê-las para associá-las com as peças confeccionadas.

Existem vários modos de montar esse jogo pedagógico, mas esse modelo é muito atrativo, simples e prático de se fazer. Confira o passo a passo:

3 – Alfabeto móvel de papelão

Neste jogo, usa-se letras desenhadas, coladas ou adesivadas em pequenas peças de papelão. As letrinhas são colocadas dentro de uma caixinha ou latinha para serem sorteadas pelas crianças.

Em seguida, as crianças devem associar a letra sorteada ao nome de uma figura cuja letra inicial seja a mesma, assim, o ideal é a exposição de imagens nesse momento.

As imagens podem facilitar a associação da letra com a inicial do nome. É um jogo que contribui para a memorização do alfabeto e pode trazer muitas variações de dinâmicas.

Entenda como jogar esse jogo do alfabeto móvel a seguir:

4 – Jogo da corrida das cores

A corrida das cores é feita com grupos de 6 crianças, a partir da confecção de um tabuleiro simples, feito artesanalmente.

O tabuleiro deve ter seis caminhos com cores diferentes e uma peça móvel associada às respectivas cores, para percorrer cada caminho desse.

A peça móvel só pode mover uma casa do tabuleiro se o dado (também feito artesanalmente) indicar a mesma cor. E cada lado do dado deve apresentar uma cor diferente, que corresponda às cores utilizadas.

O jogo se chama “corrida das cores” porque quem conseguir percorrer todas as casas do tabuleiro, ganha. E tal jogo estimula a compreensão das cores de maneira prazerosa, diante de uma divertida competição que precisa ser descontraída e leve.

Siga o tutorial para brincar com as crianças:

5 – Jogo da adição

O jogo da adição pode usar a árvore como figura principal para formar a estrutura da brincadeira. A árvore, feita em papel ou EVA, deve apresentar três partes: a copa, o tronco e a raiz.

A copa serve como base para ilustrar a quantidade de frutos que são inseridos por cima dela a partir de cada número adicionado na conta matemática. Os frutos podem ser representados por bolinhas de crepom e são peças móveis do jogo.

Já no tronco, duas lacunas indicam dois números que devem ser somados, e eles vão aparecer de modo aleatório. Nesse caso, pode-se usar dados que serão arremessados e, em seguida, colocados nas lacunas (espaços vazios) do tronco.

Na raiz, coloca-se o número do resultado dessa soma, utilizando-se dos frutos para auxiliar na contagem com as crianças.

Assista o vídeo e confira todas as dicas de como fazer:

6 – Jogo dos números

Com copos descartáveis, cartolina branca e canetas para colorir, é possível fazer mais um jogo para estimular o aprendizado dos números.

Esse é um dos jogos pedagógicos mais simples e práticos. Basta orientar as crianças da Educação Infantil para colocarem o número associado a um copo em cima do respectivo número desenhado na cartolina.

Dessa forma, é importante desenhar os números de 1 a 10 em cada copo descartável e na cartolina (desenhando círculos ao redor).

O círculo da cartolina é desenhado a partir do contorno do copo descartável, com as canetinhas. Assim, a percepção dos números fica mais forte e os primeiros ensinamentos da matemática podem começar.

Veja todo passo a passo abaixo:

7 – Jogo das palavras

O jogo de palavras servirá para produzir um momento lúdico na sala de aula, ao mesmo tempo em que foca na linguagem escrita e oral das crianças.

Primeiramente, cria-se placas com palavras simples, como: casa, tomate, sol, bola etc. Depois, confecciona-se letras como peças móveis que devem ser organizadas pelas crianças com base nas palavras escritas nas placas.

O aluno da Educação Infantil entra nesse desafio para visualizar as palavras com o objetivo de formar a mesma palavra, organizando as letras que devem estar espalhadas.

São jogos pedagógicos como esse que podem contribuir no processo da alfabetização e deixar o aprendizado mais leve e divertido.

Veja como é simples fazer esse jogo das palavras:

Deixe um comentário