O projeto Maleta Viajante é um projeto pedagógico que procura envolver os pais e responsáveis no estímulo ao interesse das crianças pela leitura. Ao mesmo tempo, ele promove a criatividade e amplia a imaginação.
O que é o projeto maleta viajante?
O “Maleta Viajante” é um projeto que busca disponibilizar livros de literatura infantil de forma periódica para que as crianças leiam em casa com a família. A ideia da “maleta” é ser um instrumento lúdico, que além de conter o caderno de bordo com as histórias, possa servir de referencial imaginativo.
Confira também: Atividades legais de volta às aulas para educação infantil
Importante mencionar que a seleção das histórias deve ser feita de forma prévia pelas professoras, conforme a faixa etária dos alunos. Também é estimulado que as crianças compartilhem suas experiências de leitura com os colegas.
Leia mais: Atividades úteis sobre higiene para educação infantil
Qual o objetivo da Maleta Viajante na educação infantil?
O principal objetivo do Maleta Viajante é promover o estímulo e interesse pela leitura, através do compartilhamento de livros e histórias infantis.
A partir do desenvolvimento do gosto pela leitura, o projeto ajuda a despertar a imaginação e a curiosidade, além de ampliar a visão de mundo e as possibilidades de comunicação.
Outros objetivos específicos são a ampliação do vocabulário, a compreensão da função social da escrita e da leitura, a inserção na cultura letrada e ampliar o repertório e conhecimento de histórias variadas.
Veja ainda: Dicas e modelos de chamadinha para educação infantil
Qual a importância da maleta viajante?
O Maleta Viajante é um projeto que tem como público alvo preferencial crianças matriculadas em creches e educação infantil. Isso porque as crianças dessa faixa etária se comunicam bem através de jogos simbólicos.
Assim, elas apresentam maior facilidade para interagir com histórias de fantasias, fábulas ou lendas de folclore brasileiro. Todos os tipos de personagens (sejam animais falantes, princesas, bruxas ou sereias), ao vivenciar certos tipos de situações, possibilitam que as crianças ampliem seu próprio repertório simbólico.
Então, isso auxilia no desenvolvimento de sua compreensão da realidade e na ampliação de sua inserção no mundo.
Por essa razão, as crianças em idade de creche e pré-escola estão na faixa etária mais oportuna para iniciar o contato com os livros, seja através de autores clássicos ou contemporâneos.
Esse processo é potencializado quando envolve seus familiares porque a criança tende a se envolver mais com o universo da história quando eles são transmitidos pelas pessoas pelas quais ela compartilha afeto. Por isso, o projeto Maleta Viajante prevê o envolvimento da família para que as crianças sintam mais prazer com a leitura.
Como funciona o projeto da Maleta Viajante?
O projeto Maleta Viajante pode ser adaptado conforme a realidade de cada turma ou escola. Contudo, é essencial que cada criança leve para casa na maleta um livro de história infantil e um caderno ou diário para que junto com a família registre as impressões sobre a leitura.
É interessante que essas experiências também sejam compartilhadas com os demais alunos. Inclusive, é oportuno convidar as famílias para que também participem desses momentos.
Maleta viajante para imprimir
Veja abaixo uma ficha para registro da experiência com a maleta viajante, com espaço para os dados sobre o livro, data, relatos dos responsáveis e impressões da criança.
MALETA VIAJANTE EM PDF PARA BAIXAR
Como fazer uma Maleta Viajante em EVA passo a passo
Antes de iniciar o projeto e colocá-lo em prática, é necessário confeccionar a maleta. Isso pode também ser parte integrante das atividades em sala de aula, com as professoras auxiliando os alunos na montagem da maleta. Uma ideia simples e fácil é fazer a Maleta Viajante com EVA.
A pasta você deve comprar em papelarias, daquele material feito para pastas simples. O ideal é que ela tenha uma fechadura e seja mais grossinha, de modo que caiba mais de um livro, se for necessário.
Para fazer a decoração da pasta com EVA, você vai precisar de palitinho de churrasco ou de unhas, folhas de EVA de diferentes cores, giz de cera oleoso, tesoura, cola, folhas brancas e chapinha para finalizar.
É possível criar uma linda maleta decorada, que estimule ainda mais as crianças, seguindo o passo a passo e explicação contida nesse vídeo aqui.
O projeto Maleta Viajante não precisa de muito investimento material para ser realizado, porque você pode utilizar uma pequena seleção de livros da biblioteca da escola para iniciar.
O retorno dos alunos é muito positivo e é uma atividade que pode ter um ganho significativo para alguns deles, visto que a prática constante da leitura ajuda no desenvolvimento cognitivo e no estímulo à criatividade.