Manual dos Padrinhos editável: modelo pronto para baixar, editar e imprimir

padrinhos de casamento comemorando

Hoje em dia é muito comum ir acompanhado do convite de casamento um mimo para os padrinhos, entre eles está o manual dos padrinhos.

Após a escolha da data do casamento, os noivos começam a planejar tudo para o grande dia. E a maior preocupação deles é que saia tudo perfeito, do jeitinho que imaginaram.

Esse manual, normalmente contém um texto de agradecimento, explicação das funções a serem exercidas, roupas que devem ser usadas, entre outras informações.

modelo de manual dos padrinhos

O que acontece é que muitas noivas ficam inseguras, na dúvida de como deve ser esse manual e como fazem para obter um manual incrível. Com isso, criamos este artigo com várias dicas e modelos de manual dos padrinhos para um casamento perfeito.

O que é manual dos padrinhos? 

Manual dos padrinhos é um encarte que normalmente acompanha o convite de casamento. Ele tem o objetivo de deixar os padrinhos informados quanto as suas funções na data especial.

Além disso, no manual vem explícito qual a roupa os padrinhos devem usar, agradecimentos, dicas para o grande dia, a data do casamento.

Contém as informações principais para que tudo seja lindo.

dicas para madrinhas

Qual o tamanho ideal do manual dos padrinhos? 

O tamanho padrão para produção de um cartão normalmente é 9×9 cm, mas o tamanho varia de acordo com a preferência dos noivos. Tudo pode ser personalizado.

Não existe um tamanho específico a ser seguido para o manual dos padrinhos. O importante é produzir de acordo com a personalidade deles.

Existem vários modelos lindos para escolher. E não há ninguém melhor que os noivos para conhecerem seus padrinhos. Portanto, cada um opta pelo modelo que melhor os representa. 

Modelo de manual dos padrinhos editável

Elaboramos um modelo de manual dos padrinhos em arquivo PPT, do Power Point, que você pode editar, alterar nomes, cores, textos e imagens.

Antes de acessar o arquivo, você precisará baixar as fontes que utilizamos:

Recomendamos que baixe as fontes, instale em seu computador e em seguida baixe o arquivo:

como fazer manual dos padrinhos
Esse é o modelo editável que disponibilizamos gratuitamente.

Cores mais usadas no manual dos padrinhos 

A definição da paleta de cores é algo muito importante. Para que tudo flua bem no dia do casamento, as madrinhas, padrinhos e a decoração, precisam estar de acordo com a paleta de cores escolhidas pelos noivos.

cores madrinhas

Por isso, as informações de cores a serem usadas no grande dia, são informadas no manual dos padrinhos.

As madrinhas sempre usam vestidos lindos que, até quem vê de longe percebe que são madrinhas e não simplesmente convidadas. Mas e os padrinhos? Como diferenciá-los dos outros homens da festa?

manual dos padrinhos passo a passo
Foto: @sonho_em_arte

A resposta mais sensata para esta pergunta é a paleta de cores e roupas. Definindo o que os padrinhos vão usar, eles serão diferenciados dos demais homens da festa.

As cores mais usadas no manual dos padrinhos são:

Azul serenity

Essa é uma das cores sensações do momento, uma cor que representa tranquilidade. Por ser suave, é ideal para casamentos ao ar livre e durante o dia.

Azul serenity
Foto: Enlace Dreams

Essa cor combina perfeitamente com tons pastéis ou tons nude, mas se quiser ousar um pouco e fazer uma combinação mais forte, fica lindo com tons de verde ou roxo. 

Marsala

O marsala é um tom mais quente. É uma mistura do marrom, vinho e vermelho. Apesar de mais ousada, é uma cor que fica simplesmente perfeita.

Marsala
Foto: Fê Franco Artes Gráficas

Antes, essa cor era opção somente no inverno, porém com todos os avanços e a popularidade do marsala, agora pode ser usado em qualquer época do ano.

Rosê

Os tons de rosê estão em alta no mundo da moda. Para vestidos de madrinhas e tons a serem usados no casamento é uma cor muito requisitada.

Rosê
Foto: amorando artes

O rosê é uma cor neutra que está muito próxima a tons de nude, por isso transmite serenidade e equilíbrio.

Azul Tíffany

O azul tiffany é uma cor que transmite sofisticação e delicadeza ao mesmo tempo, muito requisitada no mundo da moda por destacar e combinar com diversas outras cores.

Azul Tíffany
Foto: amorando artes

É importante saber que, o azul tiffany não é o mesmo que azul turquesa, apesar de semelhantes. Essa semelhança se dá devido ao fato de o azul tiffany ser uma variação da cor azul turquesa.

Azul Royal

Esse é mais um tom de azul que é considerada uma das cores mais usadas no manual dos padrinhos. É uma tonalidade de azul que fica entre o azul marinho e o turquesa e é muito fácil de combinar e variar com outras cores. Esse azul é também ideal para ser escolhido.

Azul Royal
Foto: Fê Franco Artes Gráficas

Como fazer um manual dos padrinhos? 

Existe na internet um site ótimo para te ajudar na produção e designer do seu manual dos padrinhos. A plataforma é gratuita e te dará várias opções para personalizar do seu jeito.

Não precisa de investimento na criação, é tudo de forma gratuita.

No vídeo da Renata Coêlho você pode conferir como fazer um manual dos padrinhos de forma fácil, qual a plataforma usar para isso, com o resultado incrível:

Dicas para fazer um manual inesquecível

  1. O primeiro passo para fazer um manual dos padrinhos inesquecível, é decidir qual o modelo melhor representa os padrinhos escolhidos.
  1. É importante que no manual contenha uma linda mensagem que explique o porquê eles foram os escolhidos e como é importante a presença deles neste dia.
  1. Escolher a arte que combine com o convite é fundamental para o manual dos padrinhos. Faça uma arte bem bonita que além de tudo represente a sua personalidade e conquiste os padrinhos que serão convidados à estarem presentes neste dia.
  1. A noiva pode escolher alguns modelos de vestidos de madrinhas que seriam mais viáveis e expor essas escolhas no manual para que a madrinha escolha dentre estas opções.
  1. Escolher a paleta de cores é outra dica muito importante. O ideal é que tudo case, é necessário saber previamente as cores usadas no casamento. É importante apresentar a cor escolhida para cada madrinha usar no manual.
  1. Os padrinhos por sua vez, também devem estar vestidos de acordo, combinando com seus pares e de forma a serem diferenciados dos demais convidados da festa.
  1. A data do casamento precisa estar bem específica no manual dos padrinhos. Afinal, para aceitar este convite tão importante, eles precisam se preparar não é mesmo? Todas as informações para os padrinhos precisam estar explícitas, como, data do casamento, roupas e acessórios.
  1. No final do manual, é importante que contenha um agradecimento aos padrinhos de ambos os noivos de forma carinhosa, a fim de que eles sintam que são importantes para esse novo começo na vida dos noivos.
  1. Algumas noivas optam por fazerem “o dia da noiva” que é um dia em que ela se reúne com as amigas e madrinhas para conversarem, tirar fotos, falar do grande dia, dos anseios e preocupações. Sendo assim, as informações do dia da noiva devem estar contidas no manual dos padrinhos.
  1. Algumas informações extras também devem estar no manual dos padrinhos. É importante que tudo seja esclarecido, os padrinhos no dia do casamento não podem ter dúvidas quanto ao comportamento, horários, entre outras coisas. Sendo assim, deixar os horários que devem chegar no local do casamento escrito é muito importante.
  2. Muitos homens não tem familiaridade com gravatas. Sendo assim, é possível deixar algumas dicas no manual para dobrar a gravata e se vestir corretamente. Isso o ajudará muito.
o que é manual dos padrinhos
Foto: @enlacedreams

Vale ressaltar que o dia do casamento é único. Portanto, apesar de parecer muita coisa, essas dicas explícitas no manual dos padrinhos facilita no dia do casamento.

Quanto mais organizado for o manual, menos preocupações os noivos terão no dia. Tudo contribuirá para dar tudo certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *